Recentemente tivemos o lançamento do novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 10, com uma série de inovações, como o “menu iniciar” e “várias áreas de trabalho”, além de ser gratuito para computadores com Windows 7 ou Windows 8/8.1 que se qualifiquem para receber o novo sistema.
Porém, existem alternativas muito boas para a plataforma Microsoft. O sistema operacional Linux, software livre e de código aberto, está no mercado há muito tempo e possui inovações que sequer chegaram ao Windows, como a XGL/Compiz (Veja no canal do Pedro Oliveira).
Ou a AIGLX (Veja no canal do Felix).
Mais estável e mais seguro que a plataforma da Microsoft, o Linux possui distribuições para todos os gostos, desde o usuário iniciante até o profissional mais avançado. Muitas lendas surgiram em torno deste sistema, entre elas, que era muito difícil, que não tem aplicativos e jogos, que não permite o uso de redes sem fio, entre outros. No princípio, algumas delas tinham um fundo de verdade. O Linux era um sistema de difícil instalação, não possuía os “drivers” corretos e tinha poucos jogos.
Atualmente o sistema cresceu e possui inúmeros jogos e aplicativos para quaisquer tarefas que o usuário se proponha a realizar e a lista continua crescendo, com uma vantagem: A grande maioria dos aplicativos para o sistema Linux é livre e possui código aberto.
Você pode utilizar o Linux, mesmo juntamente com seu sistema Windows. Não há necessidade de desinstalar o Windows. Ambos podem operar na mesma máquina. O GRUB (Great Universal Boot loader) ou o LILO (Linux Loader) fornecem ao usuário a opção de selecionar o sistema durante a inicialização.
Se você deseja saber como realizar a instalação dos dois sistemas no mesmo computador, poderá encontrar informações em:
Site Tecmundo, artigo sobre dual boot.
Artigo sobre dual boot com Windows 7 e Linux.
Se você deseja instalar o Linux, segue abaixo uma lista com as 5 distribuições que você deve conhecer:
- Linux Ubuntu: É uma distribuição baseada no sistema Debian, de fácil instalação e com uma bela interface gráfica (a Unity), já vem com uma série de aplicativos instalados por padrão, desde editores de texto até aplicativos gráficos.
- Mint Linux: Apresenta uma interface leve e limpa. Sua instalação é bastante simplificada e possibilita uma experiência muito próxima do Windows, requerendo assim pouco treinamento e pouco tempo para se adaptar ao novo sistema.
- A distribuição OpenSuse é fácil de usar e pode ser instalada facilmente. É um sistema estável e robusto e possibilita ao usuário o acesso a uma interface limpa e organizada.
- O Linux Fedora, baseado na distribuição Linux RED HAT, o Fedora (versão Workstation) é estável e possui uma interface gráfica elegante e organizada.
- A distribuição Kubuntu baseada no Linux Ubuntu, porém com a interface KDE, trás a belíssima Plasma 5, uma interface que foi construída para ser suave e elegante em todos os detalhes, além de trazer um conjunto de aplicativos preparados para o trabalho.
As distribuições Suse, Ubuntu e Kubuntu, podem ser testadas sem a instalação no HD. Um processo chamado de “Live CD”, basta gravá-las em um CD ou PenDrive “bootável” e inicializar o PC. Assim, você poderá decidir qual Linux se adapta melhor às suas necessidades.
Boas vindas ao mundo Linux.
Até a próxima.
Faltou o Elementary OS, ótima experiência visual.
Tem razão. É uma excelente distribuição.
Usuário mal consegue usar windows, imagina linux. Esqueçam. Linux para desktop usuário final jamais superará windows.
Linux pode até não superar o Windows para o usuário final, mas será uma ferramenta poderosa nas mãos de quem souber aproveitá-la.
Fedora também possui versão Live CD.