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4 empresas que inovaram para apoiar clientes na crise

publicado por Thaina Carvalho
Inovar para apoiar clientes

Inovar para apoiar clientes

Como as empresas mantêm seus faturamentos ou até como podem se posicionar positivamente em um cenário onde a distância física é a nova realidade?

Muitas empresas já estavam com dificuldades mesmo quando o cliente ainda estava por perto. A NTT, fornecedora líder global de serviços de tecnologia, em seu Relatório Global de Benchmarking sobre experiência do cliente, aponta que apenas 11% dos Clientes se dizem realmente satisfeitos com a experiência junto às marcas. Mas a boa notícia é que é possível mudar esse cenário com uma iniciativa simples: sendo colaborativa e empática às necessidades do cliente.

É o que fez algumas empresas apontadas abaixo, que conseguiram inovar para apoiar seus clientes e se posicionar de forma rápida e efetiva, apoiando ou propondo soluções que estão fazendo a diferença na vida de seus clientes ou até na comunidade em que atuam:

  • Consulta online
    Algumas empresas do segmento de saúde iniciaram um novo modelo de atendimento, chamado telemedicina, usando a tecnologia a favor dos pacientes para atendimento online, evitando a superlotação em hospitais. O serviço trata de um pré atendimento básico, para suporte assistencial, consulta, diagnóstico e monitoramento dos pacientes, também contribuindo com o necessário isolamento social.
  • Entrega sem contato
    Outro case interessante é o dos aplicativos Rappie, Ifood e Dominos, que criaram um novo processo para a entrega das refeições, entrega sem contato, para evitar o contato físico entre o entregador e o consumidor para reduzir possível  contágio entre os dois. O procedimento trata do entregador deixar o produto, tomar distância de pelo menos um metro e esperar a retirada pelo cliente.
  • Compartilhamento de conhecimentoO MC Donalds disponibilizou curso online e gratuito para micro e pequenos empreendedores do segmento de alimentação, para compartilhar seu conhecimento com os empresários para apoia-los neste momento de crise.
  • Compra colaborativa
    Diferente dos exemplos acima, A Noknox, startup voltada para tecnologia e software para residências, lançou uma nova plataforma para atender a necessidade da comunidade como um todo, conectando pessoas do grupo de risco, com voluntários próximos de suas residências, para efetuarem suas compras essenciais sem sair de casa, permanecendo em isolamento máximo e se protegendo da pandemia. O website chama-se “vizinho do bem” e exige apenas um cadastro simples no site, tanto para solicitar ajuda quanto para ser voluntário.

Além de colaborar com seu público ou com a comunidade de forma geral, posicionar positivamente a marca com essas iniciativas apontadas acima também vão gerar um valor imensurável as empresas. Pesquisa recente realizada pela Kantar, aponta que 77% dos entrevistados esperam que as marcas sejam úteis neste momento de crise e 75% acreditam que as marcas devem informar o público sobre seus esforços para combater a situação.

A pergunta é: como a sua empresa pode inovar para apoiar seus clientes e comunidades neste momento de crise? As marcas que souberem olhar para seu público com empatia e propor soluções efetivas para resolver seus problemas durante essa situação sem precedentes, serão lembradas e terão suas marcas valorizadas. O seu posicionamento de hoje, será seu valor de amanhã.

Fontes:
https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2020/03/27/empresas-de-saude-investem-em-telemedicina.html
https://exame.abril.com.br/ciencia/e-seguro-pedir-delivery-em-tempos-de-coronavirus/

https://exame.abril.com.br/tecnologia/startup-cria-plataforma-para-ajudar-vizinhos-em-quarentena/

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Autor

Thaina Carvalho é Publicitária, Tecnóloga em Criação e Pós-Graduada em Marketing pela FGV. É defensora e atuante do Customer Centric Marketing, conduzindo negócios e estratégias com foco no Cliente. É especialista em mercado B2B, atuando principalmente nos pilares de Branding, Comunicação Integrada e Performance. Passou por grandes Startups como Gerente de Marketing, nos segmentos de Meios de Pagamento, Franquias e Fintechs. É colunista do portal TI Especialistas desde 2014. #Marketing #CustomerCentricMarketing #Branding #PosicionamentodeMarca #CustomerExperience

Thaina Carvalho

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