Open Source

Ξ 4 comentários

5 distribuições Linux que você precisa conhecer

publicado por Renato Luiz Cardoso

Figura - 5 distribuições Linux que você precisa conhecerRecentemente tivemos o lançamento do novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 10, com uma série de inovações, como o “menu iniciar” e “várias áreas de trabalho”, além de ser gratuito para computadores com Windows 7 ou Windows 8/8.1 que se qualifiquem para receber o novo sistema.

Porém, existem alternativas muito boas para a plataforma Microsoft. O sistema operacional Linux, software livre e de código aberto, está no mercado há muito tempo e possui inovações que sequer chegaram ao Windows, como a XGL/Compiz (Veja no canal do Pedro Oliveira).

Ou a AIGLX (Veja no canal do Felix).

Mais estável e mais seguro que a plataforma da Microsoft, o Linux possui distribuições para todos os gostos, desde o usuário iniciante até o profissional mais avançado. Muitas lendas surgiram em torno deste sistema, entre elas, que era muito difícil, que não tem aplicativos e jogos, que não permite o uso de redes sem fio, entre outros. No princípio, algumas delas tinham um fundo de verdade. O Linux era um sistema de difícil instalação, não possuía os “drivers” corretos e tinha poucos jogos.

Atualmente o sistema cresceu e possui inúmeros jogos e aplicativos para quaisquer tarefas que o usuário se proponha a realizar e a lista continua crescendo, com uma vantagem: A grande maioria dos aplicativos para o sistema Linux é livre e possui código aberto.

Você pode utilizar o Linux, mesmo juntamente com seu sistema Windows. Não há necessidade de desinstalar o Windows. Ambos podem operar na mesma máquina. O GRUB (Great Universal Boot loader) ou o LILO (Linux Loader) fornecem ao usuário a opção de selecionar o sistema durante a inicialização.

Se você deseja saber como realizar a instalação dos dois sistemas no mesmo computador, poderá encontrar informações em:

Site Tecmundo, artigo sobre dual boot.

Artigo sobre dual boot com Windows 7 e Linux.

Se você deseja instalar o Linux, segue abaixo uma lista com as 5 distribuições que você deve conhecer:

  1. Linux Ubuntu: É uma distribuição baseada no sistema Debian, de fácil instalação e com uma bela interface gráfica (a Unity), já vem com uma série de aplicativos instalados por padrão, desde editores de texto até aplicativos gráficos.
  2. Mint Linux: Apresenta uma interface leve e limpa. Sua instalação é bastante simplificada e possibilita uma experiência muito próxima do Windows, requerendo assim pouco treinamento e pouco tempo para se adaptar ao novo sistema.
  3. A distribuição OpenSuse  é fácil de usar e pode ser instalada facilmente. É um sistema estável e robusto e possibilita ao usuário o acesso a uma interface limpa e organizada.
  4. Linux Fedora, baseado na distribuição Linux RED HAT, o Fedora (versão Workstation) é estável e possui uma interface gráfica elegante e organizada.
  5. A distribuição Kubuntu baseada no Linux Ubuntu, porém com a interface KDE, trás a belíssima Plasma 5, uma interface que foi construída para ser suave e elegante em todos os detalhes, além de trazer um conjunto de aplicativos preparados para o trabalho.

As distribuições Suse, Ubuntu e Kubuntu, podem ser testadas sem a instalação no HD. Um processo chamado de “Live CD”, basta gravá-las em um CD ou PenDrive “bootável” e inicializar o PC. Assim, você poderá decidir qual Linux se adapta melhor às suas necessidades.

Boas vindas ao mundo Linux.

Até a próxima.

Autor

Professor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus Salto/SP

Renato Luiz Cardoso

Comentários

4 Comments

  • Faltou o Elementary OS, ótima experiência visual.

  • Usuário mal consegue usar windows, imagina linux. Esqueçam. Linux para desktop usuário final jamais superará windows.

    • Linux pode até não superar o Windows para o usuário final, mas será uma ferramenta poderosa nas mãos de quem souber aproveitá-la.
      Fedora também possui versão Live CD.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes