Após trabalhar por esses anos na área de gestão de despesas de telecom, pude observar em clientes de todo porte que a economia gerada por uma boa Gestão do Uso dos recursos pode eliminar até 15% de despesas no curto / médio prazo (3-6 meses).
Nessa hora você está pensando:
A primeira pergunta você sabe responder. Se você é gestor, analista de TI ou mesmo profissional de qualquer outra área na sua empresa, você sabe que diferença faz uma redução de 15% na terceira maior despesa da grande maioria das corporações.
A segunda pergunta você pode não saber responder. O caminho das pedras da Gestão do Uso é altamente eficiente em custo x benefício, em um prazo relativamente curto de tempo. É difícil chegar lá sim, mas é extremamente recompensador. A Gestão do Uso coloca TI como uma máquina de gerar valor para a empresa toda, pois todo colaborador dela é alvo da ação.
Isso posto, quais são os pontos de atuação de uma campanha de Gestão do Uso? Você sabe que está fazendo bem essa atividade quando:
Sem grande mistério, esta metodologia não difere do que compõe a Gestão de TI: é uma gestão de processos, pessoas e tecnologia. O que muda é a dinâmica entre os 3 e os desdobramentos de cada um.
Em processos, olhamos para itens como: responsabilidades de empresa, dos parceiros, dos integrantes de cada um e como estas são executadas. É o momento em que são formados times voltados para esta atividade, com fluxos de tarefas bem definidos, regidos pelos objetivos de redução de custo e aumento da eficiência. Algumas das perguntas que devem ser respondidas ao elaborar os processos de Gestão do Uso incluem:
A Gestão do Uso é uma das atividades mais orientadas ao usuário em TI, pois exige adesão espontânea e completa dos colaboradores da empresa para seu sucesso. Por isso, em pessoas, o gestor que deseja atingir estes objetivos deve buscar, entre outros:
Por fim, a cola que une as gestões de processos e pessoas é tecnologia. Uma plataforma que dê suporte à Gestão do Uso direciona o trabalho do gestor para as atividades de inteligência em detrimento das mecânicas, transforma a visão de curto prazo em médio e longo prazo, dá clareza de propósito e objetivo, além de liberar as equipes internas para outras atividades estratégicas. Aqui, uma plataforma será útil a partir do momento em que ela:
A abertura destes 3 tópicos apenas arranha a superfície do que a Gestão do Uso dos recursos de telecom cobre. Nas próximas semanas, vou abrir cada um deles para mostrar as sutilezas e detalhes que fazem a diferença para atingir este resultado financeiro e operacional que esta gestão promete.
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