TI Corporativa

Ξ 1 comentário

Flexibilidade de carga horária de trabalho

publicado por Felipe Pereira da Silva

Prover flexibilidade na carga horária de trabalho ou manter o tradicional expediente de horário fixo, sujeito a punição no caso do colaborador não cumprir as horas pré-estabelecidas? Este é um dos maiores dilemas dos gestores de TI.

Nos projetos de TI geralmente ocorrem muitas horas extras de trabalho, às vezes várias horas de ócio, formatos diversificados de remuneração e contratação, tudo isso a princípio justificaria uma escala de trabalho em horários mais diferenciados, com foco em produtividade e não apenas no cumprimento do horário, no entanto a situação mais comum é termos empresas que seguem o modelo tradicional das oito horas diárias, com uma hora de intervalo.

As vantagens de trabalhar com um controle de horas mais flexível não se limitam somente aos colaboradores, mas se estendem também aos gestores, assim resultando em maior qualidade de vida do profissional e maior aceitação por toda força de trabalho que adere a uma modalidade diferente da tradicional.

De acordo com as pesquisas feitas em grandes empresas que optam em disponibilizar alternativa de horário em nome qualidade de vida, sem a rigidez e o cumprimento do horário fixo para controlar a jornada de trabalho, as pessoas se sentem mais motivadas, o que reflete diretamente na produtividade do dia-a-dia de trabalho dos colaboradores. Esta opção é mais utilizada pelos profissionais liberais e prestadores de serviços que não precisam cumprir cargas horárias fixas e têm por objetivo aumentar a produtividade em detrimento da quantidade de horas disponibilizadas. Além disso, é muito adotada nas empresas estrangeiras de tecnologia como a Google, Microsoft, Facebook que já possuem essa visão diferenciada e moderna de gestão do tempo versus produção dos seus funcionários.

Promover o bem-estar, o trabalho em equipe, oferecer um ambiente agradável, proporcionar mais horas livres em família ao funcionário, períodos de relaxamento durante o expediente, estações de trabalho personalizadas e liberdade de trabalhar em sua própria residência são exemplos de ações realizadas em prol da satisfação dos seus colaboradores, estas são estratégias adotadas por empresas estrangeiras de TI para estimular a produtividade e criatividade dos funcionários.

Se uma empresa adota essa medida, esta deve ser bem avaliada pelos empregadores para não atrapalhar a execução das tarefas diárias dos seus colaboradores. É necessário analisar o tipo de atividade realizada em cada departamento especifico das empresas dos mais variados setores. Existem processos produtivos cuja concentração de pessoal em determinados horários é determinante para a produtividade e eficácia do fluxo de produção. Isto precisa ser muito bem avaliado, estudado e planejado antes de se pensar por em prática tal medida. Por outro lado, as atividades que exigem pesquisa e criatividade independem do horário e local em que são executadas assim podendo já adotar uma carga horária mais aberta.

Apesar dos benefícios, é importante ficar alerta, pois existem riscos de autuações da fiscalização do trabalho no Brasil, pois alguns sindicatos são contrários a esta prática inovadora.

No caso do Brasil, alguns especialistas afirmam que algumas empresas têm receio em aderir ao horário flexível, mas isso pode ser explicado pela cultura, decorrente do conservadorismo. A cultura trabalhista do Brasil está ainda muito baseada nas leis trabalhistas da primeira metade do século XX e também pela natureza de alguns métodos de produção que não permitem a mudança de gestão de horário em grande escala.

Contudo para dar certo, o ambiente de trabalho deve, mais do que nunca, vir alinhado a um programa bem definido de metas, onde fica muito claro o que deve ser feito e em quanto tempo isto deve ser entregue.

Autor

Sólida experiência de 10 anos na área de Tecnologia da Informação, atuando como coordenador e Analista de Sistemas, com experiência de 10 anos em ambiente SAP/R3. Consultor SAP ESPECIALISTA, com MBA em Gerência de Projetos na Universidade Federal Fluminense (UFF) concluído em 06/2010. Twitter: @fps28 E-mail: felipe.fps@gmail.com LINKEDIN: http://www.linkedin.com/pub/felipe-silva/26/7b5/494 Tel: 55-21-9512-3731

Felipe Pereira da Silva

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes