Boa tarde à todos!
Uma gigante da Tecnologia da Informação resolveu abandonar definitivamente o uso do nosso velho e bom amigo e-mail. Justo ele que pensávamos tinha vida eterna…..
Não tenho todas as informações, é claro, mas tudo me leva a crer que os motivos que a levaram a fazer isso foram as reduções de custo (especialmente em infra estrutura, monitoramento, segurança, etc). Segundo a matéria, espera-se uma redução de 25% no volume de e-mails hoje trocados, dentro e fora da Empresa.
Mas acredito haver um outro ponto, talvez até mais relevante do que este. O que me chama a atenção nisso é que a Atos seguiu aquele velho ditado que diz “Se voce não pode com o inimigo, junte-se à ele”. O uso das redes sociais é um fato. E ponto. Não se pode mais considerar qualquer empresa, negócio ou produto fora delas. Suas presenças são no mínimo obrigatórias. Ao eliminar o uso do e-mail como ferramenta de comunicação e adotar as plataformas das redes sociais, a Empresa está dizendo: “Ok, estamos também neste jogo, vamos todos jogar juntos”.
Não é de hoje que o e-mail é também utilizado para fins pessoais, dentro das Empresas. Não poderia ser diferente, afinal, passamos a maior parte de nossas vidas dentro delas. O ponto é o quanto isso toma das atividades e ações profissionais. Quando esta relação se desbalanceia, temos de fato um problema. Não apenas do uso dos recursos, mas também de gestão.
O uso único das plataformas de midias sociais demandam de uma nova postura, por parte de todos. Imagine um funcionário falando tudo o que pensa a respeito do chefe?? Vai ser mais difícil, com certeza. Pelo menos neste meio. Ao contrário, todos são envolvidos no processo de comunicação, e todos de certa forma representam a Empresa, ao publicar suas mensagens, sejam elas públicas ou privadas.
Seja como for, temos uma quebra de paradigma interessante. Vale a pena ver os próximos capítulos!
Obrigado pela leitura!
You must be logged in to post a comment.