Mercado

Ξ 1 comentário

Você tem medo de que??

publicado por Roberto Carvalho

Boa tarde à todos!

“De agora em diante, a Atos Origin irá usar plataformas colaborativas e redes sociais para dar conta da troca de informações entre colaboradores”. Saiu na #ComputerworldBR. 

Uma gigante da Tecnologia da Informação resolveu abandonar definitivamente o uso do nosso velho e bom amigo e-mail. Justo ele que pensávamos tinha vida eterna…..

Não tenho todas as informações, é claro, mas tudo me leva a crer que os motivos que a levaram a fazer isso foram as reduções de custo (especialmente em infra estrutura, monitoramento, segurança, etc). Segundo a matéria, espera-se uma redução de 25% no volume de e-mails hoje trocados, dentro e fora da Empresa.

Mas acredito haver um outro ponto, talvez até mais relevante do que este. O que me chama a atenção nisso é que a Atos seguiu aquele velho ditado que diz “Se voce não pode com o inimigo, junte-se à ele”. O uso das redes sociais é um fato. E ponto. Não se pode mais considerar qualquer empresa, negócio ou produto fora delas. Suas presenças são no mínimo obrigatórias. Ao eliminar o uso do e-mail como ferramenta de comunicação e adotar as plataformas das redes sociais, a Empresa está dizendo: “Ok, estamos também neste jogo, vamos todos jogar juntos”.

Não é de hoje que o e-mail é também utilizado para fins pessoais, dentro das Empresas. Não poderia ser diferente, afinal, passamos a maior parte de nossas vidas dentro delas. O ponto é o quanto isso toma das atividades e ações profissionais. Quando esta relação se desbalanceia, temos de fato um problema. Não apenas do uso dos recursos, mas também de gestão.

O uso único das plataformas de midias sociais demandam de uma nova postura, por parte de todos. Imagine um funcionário falando tudo o que pensa a respeito do chefe?? Vai ser mais difícil, com certeza. Pelo menos neste meio. Ao contrário, todos são envolvidos no processo de comunicação, e todos de certa forma representam a Empresa, ao publicar suas mensagens, sejam elas públicas ou privadas.

Seja como for, temos uma quebra de paradigma interessante. Vale a pena ver os próximos capítulos!

Obrigado pela leitura!

 

Autor

Profissional de desenvolvimento humano. Atua com Coaching, mediação de grupos e de suas dinâmicas. Analista de perfil comportamental, com larga experiência no mercado corporativo. Co-autor do livro "Condicionados para o sucesso - Mudando Paradigmas"

Roberto Carvalho

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes