Carreira

Ξ 2 comentários

Você foi desligado, e agora?

publicado por Alessandra Thomazini

Prepare-se para  próximo embarque

Qualquer profissional está sujeito 1, 2, ou 3 vezes a passar pela demissão. Alguns passam    por este momento mais vezes. Os motivos são diversos e costumam ser situacionais. É a chamada “Estação da reflexão”, pois exige uma parada obrigatória. Alguém apertou por você o botão e agora você precisa descer do vagão. Dar um até breve provisório para o mundo corporativo. O seu passaporte recebeu um carimbo vermelho e você não faz mais parte do clube, resta então aproveitar a estação da reflexão e encontrar respostas para: O que fiz de errado?O que deixei de fazer? O que poderia ter feito diferente?

Você encontrará alguns colegas nesta estação, alguns tentarão te ajudar, outros não te  perceberão. Alguns te apoiarão nas suas justificativas, outros te estimularão em busca de novos desafios. O importante nesta parada é separar o que é real do que é ilusão. Não olhe para o passado acreditando que somente os outros estavam errados. Não use a teoria da conspiração para responder sobre qualquer resultado.

O trem está seguindo o seu caminho e desta vez sem você. Só te restaram o passaporte, sua atitude, força de vontade e se preparar para o próximo trem. Alguns autores defendem que todo grande  executivo passará ao menos uma vez pela demissão, outros acreditam que a demissão é um momento oportuno para repensar na sua carreira. E, não há teorias que apostem que continuar com os mesmos “erros” te transformará em um profissional de sucesso deste clube chamado “trabalho”. O foco deve estar em você.

O próximo trem terá um custo mais alto. Sua moeda é o tempo. Use-o por toda a sua extensão. Estude-o e organize-o. Seu foco será a base para a construção de um ticket que garantirá um novo carimbo em seu passaporte e a retomada do seu lugar dentro do clube. Suas armas? A experiência. O que fazer? Planejar, estudar, pensar no seu objetivo profissional. Para isso, desenhe uma linha reta vertical que divida a folha de papel em partes iguais. Ao lado esquerdo, relacione todas as suas conquistas, comportamentos produtivos, etc. Do lado direito, relacione  o que você não desenvolveu, o que faltou para ter sucesso em um determinado projeto, reunião ou parceria. Quando terminar, reflita e avalie cada situação e procure identificar os seus pontos fortes: No que se destaca, onde é mais produtivo, em que situação consegue melhores resultados. Você encontrará elementos importantes que o ajudarão na preparação de seus próximos passos.

Uma vez identificados os seus diferenciais, é hora de conversar com colegas, profissionais que já trabalharam com você. Eles poderão lhe oferecer mais informações sobre suas habilidades profissionais: Como era seu relacionamento, dificuldades, facilidades, destaques. Dados que ao cruzar com os anteriores, resultarão em um plano de trabalho, conhecido como seu Plano de Desenvolvimento Individual. Uma visão em 3D das suas necessidades de aprimoramento.

Todo o tempo investido por você deve ser uma estratégia, não só para conseguir uma recolocação, mas para uma carreira promissora. Ao saber exatamente o que você busca e ao se desenvolver, você conquista desafios, supera a si mesmo e mantem seu lugar no trem.

A estação da reflexão vai libertar você para uma viagem com destino pelo constante auto-desenvolvimento que o norteará entre as mais diversas situações dentro e fora das empresas.

Lembre-se: não há culpados, há somente desafios que precisam ser superados.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Sou especialista em Desenvolvimento de Pessoas e Comunicação Organizacional. Pós graduada em Comunicação pela USP, Formada em Gestão de Recursos Humanos, certificada em Coaching pela SBC, diversos cursos de atualização e 14 anos de experiência nas áreas de Treinamento, Seleção, Comunicação Interna e Desenvolvimento Organizacional, passando por grandes empresas (Globo, UOL, PSA Peugeot Citroen, Teleperformance e Grupo TBA). Atualmente desenvolvo projetos independentes de Treinamento, Comunicação e Coaching. Sou apaixonada por desenvolver pessoas e pelo conhecimento. Contato: allesale@gmail.com Facebook: www.facebook.com/AlessandraThomaziniPersonalCoach

Alessandra Thomazini

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.