Carreira

Ξ 3 comentários

Você está pronto para a pressão?

publicado por Nelson Lucena

Geralmente quando vejo/participo de uma entrevista de emprego ou até mesmo sou o entrevistado, a pergunta acima sempre aparece.

Afinal de contas como definir pressão? E principalmente como saber qual é o nível que posso aceitar?
Uma única coisa é unânime neste cenário todo: todos os tipos de organização, em todos os tipos de momentos estão em constante pressão por resultados.

Sinceramente não espero unanimidade nesta afirmação, mas sim uma profunda reflexão, uma vez que se todas as organizações vivem sob constante pressão, e em todas as áreas como posso fazer para escapar desta perspectiva tão desastrosa?

Se conselho fosse bom seria vendido em comodato…porém acho que como qualquer equação da vida esta é uma que pode ser abordada de forma muito interessante.

Alguns pontos importantes para avaliar:
1- Se voce se sente pressionado por alguma situação do seu dia a dia, será que isso não é um enriquecimento profissional, afinal de contas não existe nada fácil

2- Na posição de sua liderança voce deixaria de pressionar por resultados? A questão aqui não é a forma, que com certeza é um problema em muitos casos, mas sim a necessidade de sempre ter algo a mais dos times

3- Como voce se sente quando consegue performar de forma consistente em cenários de pressão? Talvez seja o seu diferencial e você nem sabe disto.

4- Os melhores com certeza não estão para as missões mais simples…já diria James Bond ou até mesmo Ronaldo (ele mesmo: O Fenomeno)

5- A sensação de ‘estar sob pressão’ é subjetiva, ou seja, depende de cada um…no fundo no fundo é mais psicológico, o problema é que nós geralmente não pensamos nesta linha e sim no racional, lógico, matemático, etc

6- Antes de reclamar pense bem se não foi o que você pediu. Escuto muito gente dizer que gostaria de desafios maiores, mais exposição e principalmente mais status dentro das empresas. Ora quem está sob pressão está muito exposto, cabe a voce trabalhar na sua BOA exposição.

7- Não repasse pressão. O profissional destacado é aquele que sabe receber uma bomba, e sem muito alarde desarmá-la. Pense nisso.

Não espero que este ‘divã’ acima sirva de imediato consolo, mas uma coisa que vi, vejo e verei sempre, é que nossa força interior é capaz de algumas façanhas bacanas no nosso jeito de enfrentar os obstáculos.
Não encontrei nenhuma biografia de grande líder (espiritual, organizacional, político, etc), onde o fator principal não tenha sido o fato de terem enfrentado algo que era dito como impossível.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

With more than 15 years of experience, I have been with global companies in the many industry fields: Banking, Automotive, Machinery and Insurance. Extensive knowledge in several management areas, such as Operations, IT, Claims, Lean Six Sigma and Customer Experience/Quality. Expert on Change Management and large project executions/implementation. End customer oriented, with expressive background on dealing with Large Accounts and Middle Market. Efficiency and quality approach on executions, along with a solid communication and negotiation set of skills.

Nelson Lucena

Comentários

3 Comments

  • Não acho que deveríamos trabalhar sob pressão.

    Mas sim, atentos as responsabilidades que nos foram atribuídas, para que isso não seja necessário. Trabalhar com seriedade e entregar os resultados na ordem/tempo esperados.

    Penso que para atingirmos uma sociedade madura, equilibrada e saudável, tenhamos que “despressurizar”.

    Pressão é um consequência da hipocrisia e falta de planejamento nas relações, sejam elas de trabalho, família, etc.

  • Parabéns. Ótimo Texto!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes