Carreira

Ξ 2 comentários

Você é o chato da empresa?

publicado por Alberto Parada

Você é o chato da empresa?Toda empresa é composta por feudos, às vezes são formados dentro dos departamentos, outras vezes por afinidades esportivas, religiosas e até sexuais. É comum encontrar divergências entre eles, afinal preconceitos e gostos todo mundo tem os seus.

Alguns cargos são chatos por natureza e, na maioria das vezes, tornam os seus ocupantes chatos também.

Dificilmente encontramos um financeiro “gente boa” ou uma gerente de RH que não esteja analisando o comportamento de alguém o tempo todo. Mas, até aí, são os ossos do ofício, na maioria das vezes são pessoas fantásticas fora da corporação.

É fácil identificar as pessoas que caracterizam cada uma das situações acima. Mas, com certeza, se você fosse perguntado quem é o chato na sua empresa, você, com um sorriso no rosto, diria: É fulano de tal!

Afinal por que é tão fácil lembrar-se do chato, o que ele faz de tão diferente para se tornar unanimidade na coletividade empresarial?

Algumas características são fundamentais e marcantes, ele é repetitivo nos atos, discursa a mesma coisa diversas vezes por um longo tempo, na maioria das vezes, fala alto ou muito baixo e tão perto que dá até medo de ser agarrado, isso quando ele não fala cuspindo.

A inconveniência é sua marca registrada, sem pedir licença invade sua mesa, a sala do diretor ou o papo no café. E como se achasse que todos estivessem com muita vontade de ouvi-lo, começa a contar longas histórias ou a dizer que tem soluções para todos os problemas, acredita que se fosse consultado resolveria não só os da empresa como os do mundo.

Caso você ainda não tenha certeza se ele é chato ou se está apenas cumprindo seu papel corporativo, convide-o para um almoço, um happy hour ou um churrasco. Assim terá a confirmação que o comportamento desagradável dele permeia todos os ambientes que frequenta. Você chegará a conclusão que a única pessoa que talvez o suporte seja a Mãe.

Você deve estar dando boas gargalhadas com tudo que leu até agora, afinal como todos, sabe identificar facilmente o chato. Mas será que, eventualmente, não está lhe faltando o discernimento necessário para concluir que o chato é você?

Prontamente vai discordar e dizer: “Eu não sou chato, afinal, não me enquadro em nenhuma das situações acima”.

Analise seus atos quando interage com seus pares, observe se tem a necessidade de aparecer mais que os outros, se com os subordinados é sempre quem tem razão e se é o do contra quando fala com a chefia.

Procure ser sincero consigo mesmo e para confirmar sua conclusão, leve-a às pessoas mais próximas e também às mais distantes. Tenha coragem de tirar a armadura e procure saber sinceramente o que os outros pensam de você.

O objetivo não é se adequar ao que os outros querem que você seja, nem ser o queridinho de todos, mas se já é difícil trabalhar para atingir todas as metas e resultados, muito mais difícil será se tiver que carregar o estigma de chato, com certeza, seu gasto de energia será muito maior e nem sempre conseguirá obter o resultado desejado.

E afinal, já descobriu quem é o chato da sua empresa?

[Crédito da Imagem: Chato – ShutterStock]

Autor

Fundador do : descomplicandocarreiras.com.br

Alberto Parada

Comentários

2 Comments

  • Acredito que o importante é o dever cumprido, em todas as esferas (profissional, pessoal, familiar, etc), e como não existe almoço gratis, isto tem um custo. Este custo será maior se não conseguir Justificar os motivos, pois desta forma seria apenas Decisão. Melhora na Comunicação e Fundamentação são ferramentas para viabilizar o Custo. Fazer entender Papeis e Responsabilidades, não é facil, mas tem que ser feito. A diferença é fazer os demais entenderem não só os Papeis e Responsabilidades, mas a necessidade de um processo PDCA que irá garantir o aperfeiçoamento.
    Entendo que a estigma de ser Chato identifica o nivel de maturidade da empresa/funcionários. Ter bons profissionais não é barato, ter bons processos não é barato, ser uma boa empresa não é barato, tratar o complexo como simples não sai barato…. é o tradeOff que deve ser executado…. mas isto é assunto para outra ocasião.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes