A vida corporativa é extremamente dinâmica. Ontem, você podia estar trabalhando em um projeto com prazos e tarefas a serem desenvolvidas, função operacional diriam alguns, e hoje seu chefe lhe chama para informar que você foi promovido: Virei gerente !!! E agora ?
Este cargo vem equipado com novas responsabilidades e com uma equipe. Para alguns é um grande desafio, mas, sim, você vai gerenciar pessoas. E se você sente um frio na barriga mas não se desespere. Fique calmo e aproveite este novo desafio.
Abaixo deixo algumas dicas de como tornar esta mudança radical o mais agradável possível. Claro que são dicas, mas deixo um conselho: Procure treinamento em gestão de pessoas o mais breve possível. Isto vai ajudar muito nesta nova fase da sua carreira.
Assumindo uma nova função encerre ou transfira todos os projetos e tarefas que eram sua responsabilidade. Não esqueça de treinar seu sucessor.
Assim que este ponto estiver resolvido, sente com o seu antecessor para que ele faça um treinamento das suas novas funções. Ouça atentamente, anote, se tiver dúvidas pergunte. Aproveite este tempo pois dependendo o caso dificilmente você terá outra oportunidade para esta transferência de conhecimento.
Agende uma reunião com sua equipe. Faça uma apresentação sobre você. Não esqueça que a primeira impressão é a que fica. Após esta reunião agende reuniões 1 para 1 para que você possa escutar cada membro da sua equipe. Escute, interaja, descubra. Faça entenderem que você esta ali para ajudar e remover barreiras que surgem no dia a dia. Aproveite este tempo para criar laços profissionais com as pessoas que você vai trabalhar. Deixe claro que você está de portas abertas para cada colaborador, que se ele precisar ajudar basta procurar.
Revise os procedimentos e objetivos do setor e de cada colaborador. Seja critico, avalie, altere se necessário e comunique. Qualquer alteração no status quo deve ser comunicada. Não deixe para depois. Comunique de acordo com a imposição do seu estilo de liderança. Se tiver duvidas procure ajuda mas não esqueça que você necessita tomar decisões próprias. Baseie suas decisões em dados e fatos, mas respeite a cultura da empresa.
Reuniões periódicas devem ser realizadas para divulgação dos resultados da equipe, bem como informações relevantes para o andamento do trabalho. Reserve um tempo para os colaboradores. Ouça, discuta, responda. Se não sabe a resposta anote e traga a resposta na próxima reunião.
Controle os seus indicadores todos os dias. Se algum dos indicadores esta fora identifique a fonte e ajude. Forneça soluções para aquilo que você sabe. Reuna a equipe quando uma ajuda maior for requerida. E escute as propostas sem podar quem está tentando ajudar. E achando a solução não esqueça de elogiar. Um elogio faz toda a diferença.
Se os indicadores estão dentro do objetivo, elogie a equipe. Faça com cada colaborador sinta que seu trabalho é valorizado. E realmente são importantes pois atualmente as empresas somente mantem as funções necessárias para o atendimento dos objetivos da empresa.
Ao final de cada ciclo de trabalho não esqueça de celebrar. Isto é muito importante para manter a equipe unida.