Cloud Computing

Ξ 1 comentário

Vantagens e benefícios da utilização da Nuvem

publicado por Kleber de Souza Pinto

A computação em nuvem é um exemplo de um sistema virtualizado, em última análise, é uma evolução natural para datacenters que utilizam o gerenciamento de sistemas automatizados, balanceamento de carga de trabalho e tecnologias de virtualização.

A computação em nuvem oferece uma série de benefícios que sua empresa pode aproveitar. Podemos citar:

Custos

A nuvem promete reduzir o custo de aquisição, entrega e manutenção do poder computacional, permitindo que as empresas comprem apenas os serviços de computação necessários, ao invés de investir em uma infraestrutura complexa e cara.

  • Computadores de baixo custo para o usuário: Você não precisa de um computador de última geração para executar as aplicações que estão hospedadas na nuvem. Como o aplicativo é executado nos servidores, e não no computador do usuário, não precisamos de muitos recursos nos computadores. Dessa forma, podemos adquirir computadores de menor custo, com capacidade para executar, basicamente, o sistema operacional e o navegador web.
  • Menores custos de TI Infraestrutura: Todo o investimento que seria feito na compra de servidores cada vez mais potentes, pode ser direcionado à contratação de servidores em nuvem adequados e que podem ter seus recursos facilmente redimensionados à medida da necessidade da empresa. É possível contratar servidores para suprirem um pico de utilização e dispensá-los quando não forem mais necessários.
  • Diminuir os custos de software: Não é mais necessária a aquisição do software, uma vez que as empresas de computação em nuvem cobram um valor para disponibilizar os softwares como serviço. E atualmente ainda dispomos de empresas que estão oferecendo suas aplicações baseadas na web de graça, o que se torna muito mais interessante do que pagar os altos valores de licenciamento de software cobrados tradicionalmente.
  • Diminuir os custos de hardware: Os provedores de nuvem adquirem servidores, equipamentos de rede, conexão internet e muitos outros equipamentos em grandes quantidades, dessa forma conseguem negociar preços melhores com seus fornecedores e com um prazo muito menor do que a maioria das empresas. Assim, se você precisa de mais espaço para armazenamento ou poder de processamento, é bem provável que seu provedor de nuvem lhe ofereça por um preço mais baixo e com maior rapidez, sendo desnecessário pagar por um servidor físico que não seria completamente utilizado.
  • Investimento menor: Quando você adquire um servidor na nuvem, você faz um contrato na modalidade de serviço, como se fosse um aluguel, pagando uma pequena quantia por mês, de acordo com o que foi contratado. No final do contrato, você recupera seus dados e devolve ao provedor o servidor contratado. Assim, além de não ter que encarar um grande investimento no começo do serviço, quando acaba o contrato você não fica com um servidor obsoleto guardado em alguma sala da sua empresa.

 

Escalabilidade

Se você está antecipando um crescimento da sua necessidade de computação (ou mesmo se você é surpreendido por uma demanda), a computação em nuvem pode ajudá-lo a gerenciar essa demanda.

A nuvem permite aos usuários se adequar às suas necessidades específicas. A computação em nuvem é infinitamente escalável e permite que as estruturas de TI sejam expandidas de forma eficiente, sem a necessidade de fazer grandes investimentos de capital.

  • Aumento do poder computacional: Quando uma nuvem é contratada, não há mais a limitação do poder de computação de uma máquina física. Com o novo modelo de computação, podemos executar tarefas que necessitam de computação de alto desempenho utilizando o poder de milhares de servidores da nuvem. Em outras palavras, você pode executar tarefas maiores na nuvem do que você pode em servidor.
  • Capacidade ilimitada de armazenamento: Da mesma forma, a nuvem oferece capacidade de armazenamento praticamente ilimitada. Assim, não é necessária a preocupação se o espaço em disco está acabando. Quando esse fato ocorrer, basta alocar mais disco para o servidor na nuvem quase instantaneamente e continuar com o seu trabalho normalmente.

 

Maximização de recursos

A computação em nuvem alivia a carga sobre os recursos de TI já sobrecarregados. Ao mudar os dados não-críticos para a nuvem, o seu departamento de TI fica liberado para trabalhar em tarefas relacionadas a negócios. Você também não precisa adicionar mais pessoas e treinamento especializado para lidar com essas tarefas.

Além disso, como as falhas de rede são um pesadelo para a equipe de TI, essa carga é descarregada para o prestador de serviços da nuvem.

  • Menos problemas de manutenção: No caso dos custos de manutenção, a computação em nuvem reduz vertiginosamente os custos de manutenção de hardware e de software. Com a necessidade de menos servidores físicos na empresa, os custos de manutenção são imediatamente reduzidos e, como as aplicações em nuvem estão na nuvem, não há software em computadores da organização para manter.
  • Atualizações de software: Outra vantagem é que não precisamos mais utilizar softwares antigos ou pagar altas taxas para atualizá-los para uma nova versão. Quando um aplicativo é baseado na web, as atualizações acontecem automaticamente e estão disponíveis na próxima vez que o usuário utilizá-lo na nuvem. No caso dos servidores em nuvem, o custo de atualização que o provedor cobrará, certamente será muito mais baixo do que a compra da nova versão.
  • Melhor Desempenho: No que se refere ao desempenho, o computador precisa executar menos aplicativos para disponibilizar o que o usuário necessita. Assim, com menos programas alocando espaço na memória, não utilizando espaço no disco rígido e não utilizando ciclos de processamento, o usuário pode notar uma melhora significativa de desempenho do seu computador enquanto está realizando suas tarefas diárias.

Acesso

A nuvem promete o acesso universal à computação de alta potência e recursos de armazenamento para qualquer pessoa com um dispositivo de acesso à rede.

Por exemplo, você não precisa levar os seus documentos com você. Em vez disso, eles ficam na nuvem, onde você pode acessá-los de qualquer lugar que tenha uma conexão à Internet. Todos os seus documentos estão disponíveis instantaneamente não importa onde você esteja.

 

Segurança

Ao contrário de computação tradicional, onde uma falha do disco rígido pode destruir todos os seus dados, um computador com problemas na nuvem não afeta o armazenamento de seus dados. Isso porque os dados na nuvem são automaticamente duplicados, para que nada seja perdido. Isso também significa que se o seu computador trava durante o trabalho, todos os seus dados ainda estarão na nuvem. Em um mundo onde apenas alguns usuários fazem backup de seus dados regularmente, a computação em nuvem pode manter os dados seguros.

 

Colaboração

Para muitos usuários, o trabalho colaborativo é uma das vantagens mais importantes da computação em nuvem. Várias pessoas podem ter acesso aos documentos de um projeto simultaneamente. À medida que o documento é editado, as modificações aparecem automaticamente na tela dos outros usuários que estão utilizando o documento.

Naturalmente, com a colaboração mais fácil, é possível concluir mais rápido a maioria dos projetos do grupo, com a plena participação de todos os envolvidos e também permite que os projetos de grupo em diferentes localizações geográficas sejam executados como se todos estivessem sentados na mesma sala.

 

No próximo artigo abordarei as desvantagens, limitações e possíveis problemas ao utilizar a nuvem.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Formado em Ciência da Computação, MBA em Gestão Empresarial e Sistemas de Informações pela Universidade Federal Fluminense, Especialização em Técnicas Comerciais pela Fundação Dom Cabral, Especialização em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas. Tem 13 anos de experiência no ramo de Tecnologia da Infomação nas áreas de infraestrutura, redes e segurança. Hoje atua como Especialista em Arquitetura de Soluções para ambientes de missão crítica no maior grupo de datacenters, atuando em 38 mercados estratégicos em todo o planeta. E-mail: kleberspinto@gmail.com LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/kleberspinto

Kleber de Souza Pinto

Comentários

1 Comment

  • gostei desses comentário,vou procurar mais informação sobre os mesmo…

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.