Carreira

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Todos sabem a importância da motivação?

publicado por James Pintan

As empresas estão investindo cada vês mais em formas e modos de aproximação com os stakeholders, contratando empresas de marketing especializadas em técnicas de envolvimento de consumidores buscando desta forma impulsionar os negócios, porém, um dos públicos mais importantes de qualquer negócio não tem a atenção devida: o funcionário.

Algumas empresas vêm apostando no endomarketing, que para uns é toda e qualquer ação de comunicação interna e para outros é a ação de incentivo a funcionários. Mas acredito que as empresas devem prestar muita atenção nestas ações para não passar a impressão de “políticas de pão e circo” e fazerem investimentos inadequados.

É necessário que as empresas prestem atenção e alinhe as ações de marketing com as metas de negócios para que não passe a impressão ao funcionário de que a ação de motivação é falsa, o que pode causar um efeito contrário ao objetivo desejado.

Os responsáveis pela comunicação e também pela motivação dos funcionários devem alinhar as atividades gerenciais, fazendo com que os gerentes participem ativamente das atividades motivacionais, para, desta forma, manter a equipe constantemente motivada, e fazer com que suas ações não sejam diferentes de suas palavras e nem das ações da empresa que são itens que devem estar alinhados, pois um líder que fala uma coisa e faz outra, também é um ponto provocador de desmotivação na equipe.

Todos conhecem os bolas murchas, aqueles que puxam todos para baixo, mas este não é o pior ator desmotivacional, afinal ele apenas passar sua opinião em relação a empresa, e se ele estiver certo, todos vão chegar ao mesmo nível de desmotivação que ele, por isso a empresa, seus gerentes e profissionais de marketing devem manter todos constantemente informados sobre todas as ações da empresa tanto para o público externo como para o público interno, tentando incluir nestas ações não só os profissionais mas também seus familiares, e não apenas uma parte dos seus colaboradores, devendo envolver desde seu presidente até o porteiro, ressaltando a importância de cada um.

Um funcionário desmotivado deve ter a mesma atenção que um grupo inteiro de colaboradores, pois este pode ter informações e visão do negócio que podem mudar a direção de ações estratégicas, de marketing e de endomarketing, e, estando este colaborador com razão, outros vão acabar ficando desmotivado, e se as razões desta desmotivação for detectadas e tratadas com a devida atenção dos responsáveis terá como resultado um maior nível de satisfação do funcionário e o orgulho de fazer parte do grupo terá também uma alta.

É claro que o controle da satisfação dos funcionários e as causas das insatisfações devem ser constantemente monitorada em um ciclo de melhoria constante, onde todos os níveis hierárquicos e todos os setores, departamentos e operações devem ter igual atenção para que a satisfação  e a motivação esteja em um nível saudável tanto para a empresa como para os seus funcionários.

Todos sabem que a satisfação e a motivação dos colaboradores influenciam diretamente nas finanças das empresas e nos resultados dos projetos financiados por ela, por estes e muitos outros motivos que é necessário que os colaboradores estejam sempre estimulados a crescer, a alcançar metas junto à organização, e, assim executar um melhor trabalho atingindo os objetivos da melhor maneira possível.

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Autor

James é formado em Ciência da Computação pela Faculdade Renascença, MBA em gestão de Projetos pela UMC, atualmente se preparando para certificação CAPM. Trabalha na área de análise a 6 anos, atualmente exercendo a função de Analista de Suporte em Sistemas pela IBM. Já participou de implantações de sistemas de CRM, atualização de sistemas de gestão Totvs, documentando e testando as aplicações alem de treinar e suportar os usuários na sua utilização.

James Pintan

Comentários

2 Comments

  • “É necessário que as empresas prestem atenção e alinhe as ações de marketing” … “afinal ele apenas passar” … “outros vão acabar ficando desmotivado”.

    Acho que faltou concordância verbal nas frases.

    A idéia do texto é muito boa, mas faltou atenção ao português.

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