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TI além do suporte técnico

publicado por Gleidson Rodrigues

http://s.profissionaisti.com.br/wp-content/uploads/2014/06/inovar1.jpOs requisitos do negócio exigem uma TI além do suporte técnico, uma TI  conectada as novas tendências, trazendo para a organização ideias e soluções, ferramentas com potencial de agregar valor ao negócio e elevar a empresa acima da concorrência.

Temos o velho conceito que insiste em imperar dentro de algumas empresas, onde a equipe de TI permanece atuando com ações reativas, o melhor que se consegue é apontar novos investimentos em hardware e software.

Um sinal bem claro de que algo não anda bem.

A TI desta geração precisa permanecer antenada para tudo que ocorre no mundo digital, inúmeras possibilidades podem ser disponibilizadas ao negócio. Ai está a chave para o sucesso do produto.

Independente de qual produto estamos falando. Existem ferramentas lançadas diariamente que podem ser utilizadas para oferecer ao cliente aquele diferencial que coloca a organização na vanguarda. Por que não inovar? Essa inovação deveria vir através da gestão em tecnologia.

Inserção nas redes sociais, aplicativos para celular, canais de mídia, integração com diferentes plataformas, mobilidade, ferramentas de colaboração interna, uma lista grande de exemplos poderíamos citar.

O gestor em TI precisa urgentemente mudar o foco do reativo, da análise de registro do Windows e lançar seu olhar para toda gama de possibilidades que o universo tecnológico pode oferecer ao negocio.

Que tal integrar sua empresa ao facebook, Linkedin, Pinterest, Slideshare, Twiter? Ou desenvolver um aplicativo para celular que mantenha seu cliente atualizado com o produto?

Que tal criar um canal no Youtube com vídeos de utilidade que referenciem seu produto?

Que tal propor a implementação de um software de colaboração interna ou de gerenciamento de projetos.

Que tal criar a rotina de se comunicar com os usuários de sua empresa através de emails, dicas de tecnologia ou coisas do gênero? Ainda melhor, promover pesquisas de opinião dentro da organização para avaliar os serviços de TI e direcionar esforços em itens necessários aos olhos de quem usa os recursos disponibilizados.

Vencer a barreira das estruturas estáticas é o desafio.

Ok, temos o departamento de marketing, o comercial, etc. Certas iniciativas deveriam partir dai, certo? Errado!

Comunicação e colaboração interna são imprescindíveis para vencer a concorrência. Se você deseja ter sucesso em seu negocio é preciso rever conceitos que não estão permitindo que as coisas fluam como deveriam.

Empresas onde os funcionários tem liberdade e são incentivados a sugerir ideias tornam-se mais dinâmicas.

Toda essa “revolução” pode e deve ser encabeçada pelo departamento de TI.

Através de frameworks como COBIT e ITIL podemos colocar os processos e tarefas de TI em um ambiente controlado e monitorado. Delegando e definindo processos, podemos ter o tempo necessário para “criar”, inspirar e fazer a diferença.

Pense nisto. Como posso tornar hoje  a TI muito além do suporte técnico.

Grande abraço e até a próxima!

Autor

Especialista em Gestão de TI - COBIT / PMBOK / BPM / ITIL. Administrador de Redes e Segurança da Informação. Suporte a serviços, gestão e coordenação de equipes, administração de infraestrutura e redes. Microsoft Technical Specialist Business Intelligence and Datacenter. Consultor de convergência e proficiência em Help-Desk. Escritor do blog Gerenciamento Integrado, HotPlug Segurança da Informação. Colaborador dos sites TI Especialistas, Profissionais TI e Administradores. Estratégia em redes sociais e marketing de conteúdo.

Gleidson Rodrigues

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