Governança

Ξ 2 comentários

Tecnologia. Custo ou Investimento?

publicado por Rogério Di Magalhães

Porque uma empresa tem que investir em TI hoje?

O que faz a TI ser tão crítica para o sucesso do negócio?

O gerenciamento do ciclo de vida de TI é de extrema importância, pois a necessidade de adaptação das empresas ao ambiente tecnológico vigente é fator decisivo no cumprimento do negócio.

Vivemos em um mundo integrado, informações circulam pela rede, e quem detém maior controle e organização sobre ela, também possui um diferencial competitivo, que pode ser fator determinante para o sucesso ou fracasso da empresa.

Conseqüentemente organizar a estrutura de TI envolve um grande esforço para se atingir esses objetivos. A tecnologia empregada é cada vez maior, demandando mais recursos para que cumpra seu papel, de gerir a informação e integrá-la aos objetivos estratégicos do negócio fornecendo à direção os insumos necessários ao direcionamento de suas ações de forma mais eficaz. A má gestão gera desperdício de dinheiro e tempo.

O grande objetivo é mostrar que o investimento em uma estrutura adequada de TI é imprescindível, já que o negócio ao se inserir mercado atual necessita de TI para ser ágil e eficiente, portanto aumentar o ROI (Retorno do Investimento) e mostrar os benefícios de se amparar o negócio em dados sólidos, ao invés do velho e bom “Feeling” dos seus dirigentes, é um grande diferencial competitivo.

Na era da informação, a segurança de dados e a disponibilidade dos serviços oferecidos são de extrema importância para o desempenho dessa organização.  Frete a ameaças constantes como: Invasões, Engenharia social, Furtos e fraudes. Que causam prejuízos, que podem até inviabilizar a continuidade do negócio.  A empresa necessita prevenção, ter uma postura pró-ativa, antecipar fatos e circunstâncias que a tornem vulnerável frente ao mercado, clientes e seus concorrentes.

Uma boa gestão aliada a TI necessita:

Utilizar “Melhores Práticas”, apoiadas em modelos conceituados e internacionalmente reconhecidos,

Apoio de um modelo de gestão de projetos eficiente,

Prestar suporte de qualidade, tanto para os clientes internos, quanto externos,

Possuir controle total do fluxo de informação, através de ferramentas pró-ativas, para amparar a gestão e fornecer cada vez mais foco no negocio,

Produzir insumos visando obter maior lucratividade com foco nos objetivos de negocio

Aumentar a eficiência e reduzir custos é um binômio que as empresas rotulam de “Criação de Valor”.

Esse é o intuito dessa gestão promissora que investe corretamente em TI visando o perfeito alinhamento da estratégia com a execução, integrada, pró-ativa e de sucesso.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Sou graduado Analista de Sistemas, pela Universo, OCA e OCP Oracle DBA e MBA de Governança de TI, pelo IBTA, com mais de 9 anos de atuação em tecnologia, experiência em gerenciamento de ambientes críticos, complexos e grandes corporações. Consultor em Tecnologia e Governança de TI. Instrutor Oficial Oracle. Sempre beirei a pia batismal das letras. Iniciando meu próprio percurso aos oito anos. Nascia ali minha primeira impressão poética sobre o mundo que me cercava. Sou autor de quatro livros que expressam minha visão sobre o ser humano e suas interações. Venho agora colaborar, deixando minha impressão sobre negócios e TI. e-mail: rogerio.magalhaes@gmail.com Twitter: rogeriodimaga Skype: rogerio.dimagalhaes Blog: http://rogeriodimagalhaes.blogspot.com/

Rogério Di Magalhães

Comentários

2 Comments

  • Muito bom o texto.

    Vejo que o desafio atual é fazer com que as empresas vejam TI como parte integrante da mesma, não um custo “necessário”.

You must be logged in to post a comment.

botão emergência ransomware (1)

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.