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Sua empresa tem estratégias claras, objetivas e viáveis e estão vinculadas à Missão, Visão e Valores Corporativos?

publicado por Eduardo Macito

Sua empresa tem estratégias claras, objetivas e viáveis e estão vinculadas à Missão, Visão e Valores Corporativos?Esta é uma das perguntas mais difíceis que todo empreendedor, empresário, administrador e executivo tem que responder no dia-a-dia da sua empresa. Mas, como uma pergunta fechada (simplesmente “sim” ou “não”) pode ser tão difícil de responder ?

Para isso precisamos começar a definir alguns componentes da equação e a primeira delas é a missão da empresa (Quem Somos?)

A Missão da empresa é a razão de ser da empresa. Objetiva referenciar um conteúdo de forma única para a sociedade e com uma fonte de valor distinta, visto que, inspira e motiva todos os seus profissionais e os demais integrantes de sua Comunidade de Negócios. A principal característica da Missão é orientar e inspirar, não, necessariamente diferenciar. O essencial não é, apenas, a singularidade e, sim, a autenticidade, o que torna a Missão ampla, fundamental e duradoura.

Próximo passo é definir a Visão Corporativa (Onde Queremos Chegar?)

A Visão, concebida de forma correta, compreende dois  componentes principais: filosofia central e visualização do  futuro. Filosofia central define o caráter permanente de uma  organização, uma identidade coerente que transcende ciclos de  vida de produtos, serviços e de mercado, revoluções  tecnológicas, modismos gerenciais ou lideranças individuais. O  segundo componente principal do conceito de Visão é a  visualização do futuro. Essa visualização ocorre em duas partes: a definição de metas no tempo (5, 10, 20 anos) depende de cada negócio e a descrição de qual será a realidade se a meta for atingida.

Com a Visão definida, partimos para os Valores Corporativos (Em quê acreditamos?)

Os Valores Corporativos são referências éticas que balizam e integram todas as atividades da organização fundamentando as atitudes, os comportamentos, as decisões e as ações de todos os profissionais da empresa, focando o cumprimento de sua Missão e conquista de sua Visão. Em outros termos, os Valores e os Comportamentos Corporativos são a essência da Cultura Organizacional da empresa que se expressa na sua identidade, propósitos, estratégias, Governança e modalidades de Operação e Gestão.

“Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua Missão. Somente uma definição clara da Missão que é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.” – Peter Drucker

Muitas empresas definem sua Missão, Visão e Valores Corporativos pelo simples fato de “necessitar” colocar estas informações no site institucional da empresa. Porém, nem sempre, expressam ou praticam sua Missão, Visão e principalmente os Valores Corporativos no dia-a-dia da empresa

Havendo seriedade e vontade, os Valores Corporativos deixarão de ser “palavras bonitas” e passarão a ser atitudes objetivas que alicerçarão ações concretas, gerando confiança e fidelidade dos clientes e o sucesso da empresa. As empresas de sucesso sustentável têm Valores Corporativos que permanecem imutáveis ou, raramente, se alteram (atualizam-se) durante todo o seu ciclo de vida.

Com isso, chegamos à definição principal que é a da Estratégia, do grego Strategía e do latim Strategia, que é a arte de planejar e executar movimentos e operações visando alcançar ou manter posições relativas e potenciais favoráveis a futuras ações táticas sobre determinados Objetivos.

“Estratégia é o que a empresa decide fazer, considerando todas as variáveis dos ambientes externos e internos, para atingir seus Objetivos Estratégicos, respeitando os seus Valores e Comportamentos Corporativos, visando cumprir sua Missão e conquistar sua Visão.” – Minha definição de Estratégia

Com todas as definições acima devidamente explicitadas, agora vamos começar a responder a nossa pergunta.

Para apoiar a resposta sugiro a utilização de 4 recursos:

1º Quanto às Principais Características das Estratégias
2º Quanto aos Temas relevantes para formulação de Estratégias
3º Quanto aos Instrumentos
4º Quanto à Checagem de Consistência

1º Recurso – Quanto às Principais Características das Estratégias

As principais características das estratégias devem:

  • se basear no resultado da Análise do Ambiente
  • criar vantagem competitiva
  • ser viáveis e compatíveis com os recursos
  • ser coerentes entre si
  • buscar o compromisso das pessoas envolvidas
  • ter o grau de risco definido pela empresa
  • ser fundamentadas nos nos Valores e Comportamentos Corporativos da empresa
  • ser criativas e inovadoras.

2º Recurso – Quanto aos Temas relevantes para formulação de Estratégias

Tendo sempre em mente as características principais das Estratégias, procure agora identificar os temas relevantes no Objetivo para o qual você está formulando Estratégias.

Sem pretender fornecer uma lista completa, sugiro os temas mais utilizados pelas empresas, para se formular Estratégias. Para facilitar o trabalho, os temas podem ser distribuídos por conjuntos: Mercado, Finanças, Recursos Humanos, Produção, Operação e outros.

3º Recurso – Quanto aos Instrumentos

Considerando as características das Estratégias, tendo identificado os temas relevantes para determinado Objetivo, sugiro que, agora, seja utilizado o resultado da Análise dos Ambientes, onde estão identificadas as Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas relevantes.

1ª Etapa: Combinar Oportunidades e Forças

Nesta etapa, deve-se cruzar as Oportunidades relevantes com as Forças da empresa que produzam forte impacto no Objetivo. Considerando as características e os temas relevantes, formule agora as Estratégias, concentrando-se naquelas de elevado impacto no Objetivo.

Enfatizo a importância da concentração em poucas Estratégias de forte impacto, para cada Objetivo, evitando dispersão de esforços e recursos.

2ª Etapa: Combinar Ameaças e Forças

Nesta etapa, deve-se cruzar as Ameaças relevantes com as Forças da empresa que produzam forte impacto no Objetivo.

Considerando as características e os temas relevantes, formule agora as Estratégias, concentrando-se naquelas de forte impacto no Objetivo.

3ª Etapa: Combinar Forças e Fraquezas

Nesta etapa, deve-se cruzar as Forças com as Fraquezas da empresa, e que produzam forte impacto no Objetivo.

Considerando as características e os temas relevantes, formule as Estratégias, concentrando-se naquelas de forte impacto no Objetivo.

4º Recurso – Quanto à Checagem de Consistência

Agora que foram formuladas as Estratégias torna-se prudente checar sua consistência. Assim sendo, para cada Estratégia devem ser respondidas às seguintes perguntas: (O quê? mais perguntas?)

  • A Estratégia está clara para todos que a lerem?
  • É viável?
  • É compatível com os recursos atuais e potenciais?
  • Cria vantagem competitiva?
  • Aproveita Oportunidades e minimiza Ameaças?
  • Ela potencializa as Forças e neutraliza as Fraquezas?
  • Ela está circunscrita ao risco definido pela Diretoria?
  • Respeita e reforça os Valores e Comportamentos Corporativos da empresa?
  • Respeita a responsabilidade social da empresa, ou seja, a Responsabilidade Econômico-financeira, com o Capital Humano, Social e com o Meio Ambiente?
  • Pode promover o compromisso das pessoas?
  • É criativa e inovadora?
  • É coerente com as demais Estratégias?

Se a Estratégia passou pelo crivo destas perguntas então ela tem grande chance de levar a empresa a atingir seus Objetivos, cumprir sua Missão e conquistar sua Visão.

Conclusão: Com a aplicação de todas as instruções e orientações acima, você minimiza e muito os Riscos Corporativos e aumenta substancialmente as chances de sucesso. Assim sendo, pode responder “sim” a questão acima formulada. Entretanto, outros fatores tangíveis e intangíveis também devem ser considerados e analisados na equação corporativa e nada assegura (100%) o sucesso dos empreendimentos e, consequentemente, da sua empresa.

[Crédito da Imagem: Estratégia – ShutterStock]

Autor

Minha experiência profissional foi adquirida em mais de 20 anos trabalhando em empresas do segmento de Tecnologia da Informação e Serviços, com liderança sobre as áreas de Negócios, Marketing, Recursos Humanos, Finanças e Controladoria. Sou formado em Administração de Empresas com especialização em Finanças, Marketing e Tecnologia da Informação e ocupei posições de CEO, Diretor de Executivo e Diretor de Operações.

Eduardo Macito

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