SharePoint

Ξ Deixe um comentário

SharePoint Server 2016. Agora sim!

publicado por Leonardo Amaro

Figura - SharePoint Server 2016Após quase dois anos de espera, desde o anúncio da Microsoft da nova versão do SharePoint, finalmente a versão 2016 (Preview IT) foi lançada, para deleite dos apaixonados pelo software mais utilizado hoje por grandes empresas como ferramenta colaborativa.

Segundo informações da MS, a versão final do produto será lançada até o final deste ano, porém a versão de avalição já está disponível e você pode baixá-la neste link.

Com o lançamento do SharePoint Server 2016 Preview IT pela Microsoft, na segunda quinzena do mês de Agosto, várias inovações e novas funcionalidades vem junto com esse lançamento, uma delas, não mais importante que as demais, é ainda a integração com os formulários InfoPath nas listas. Haviam rumores da própria MS de que o mesmo seria descontinuado, porém não foi isso que aconteceu.

O que mudou?

Com relação a interface não mudou muita coisa, ainda está bastante parecida com a interface do SharePoint 2013 e SharePoint OnLine, porém em termos de funcionalidades e serviços, algumas coisa estão bem diferentes.

As principais mudanças com o lançamento do SharePoint Server 2016 causaram impacto nas Experiências dos Usuários, Infraestrutura para a Nuvem e a área de Compliance e Relatórios. Abaixo segue um briefing das mesmas:

SharePoint Server 2016 Focus Areas-Linked

  1. Melhoria das Experiências do UsuárioSharePoint Server 2016 irá trazer um melhor acesso móvel a conteúdos, pessoas e aplicativos, juntamente com experiências baseados em toque através de dispositivos e tamanhos de tela. Isso fará com que o armazenamento de arquivos de documentos e colaboração mais conecte mais pessoas. Há um foco em características pessoais centradas no SharePoint Server 2016 e você pode observar que alguns dos recursos do Office 365 estarão disponíveis como parte de sua implementação local ou através de uma implementação híbrida do SharePoint Server 2016 e Office 365 . Em geral, é provável que você ver a integração entre o local e o ambiente na nuvem.
  2. Infra-estrutura Cloud-Inspirado
    Microsoft vai se concentrar em soluções e parceiros através de um conjunto padronizado de APIs e experiências que se estendem no local e na nuvem. Se você estiver familiarizado com o Office 365 e SharePoint on-line, você vai se sentir em casa com o SharePoint 2016 por causa da forte integração de funcionalidade de 365 como o Office.
  3. Compliance e RelatóriosSharePoint Server 2016 vai oferecer um monte de recursos e capacidades que se destinam a garantir a segurança de info, informações sensíveis. Você vai perceber que a Prevenção da Perda de Dados (PPD), muitas vezes, principalmente quando a Microsoft fala sobre segurança e conformidade em SharePoint Server 2016. As ferramentas de conformidade terão uma duração de servidores locais e Office 365, mas vai você se certificará de que os usuários são capazes de fazer o seu trabalho enquanto as empresas podem garantir que os usuários estão aderindo à política da empresa.

Informações e Outras Novidades

A MS revelou que, graças ao feedback do público, os inscritos no Office 365 ProPlus terão uma nova opção de atualização, chamada “Current Branch for Business” que também abordará o  Office 2016.

“Consistente com a abordagem do Windows 10, o novo modelo Current Branch for Business de atualização oferece três atualizações de recursos cumulativos por ano, enquanto continua a oferecer atualizações de segurança mensais”, informa o post no blog oficial. “Você verá a primeira compilação do Current Branch for Business em fevereiro de 2016, que é efetivamente o mesmo conjunto de recursos presentes no lançamento de 22 de setembro, mas com quatro meses adicionais de atualizações de segurança que também serão incluído neste novo pacote.

A remodelção da interface e as mudanças que esse programas trouxeram são muito importantes. A integração e o compartilhamento com o Office 365, OneDrive, OneDrive for Business e SharePoint on-line vai permitir trabalhar em vários dispositivos e plataformas apenas entrando com sua conta do Office.

SharePoint Server 2013 e SharePoint On-line

Com relação ao SharePoint Server 2013 e a versão OnLine do Office 365, além das informações já mencionadas anteriormente, também foram realizadas algumas modificações com relação ao InfoPath 2013 e o seu comportamento em ambos os ambientes como também modificações (aplicação de patches) na Farm da versão 2013. Essas informações podem ser vistas neste informativo.

Expectativas de atualização

No passado, a atualização para uma nova versão tem sido um desafio. No entanto, se você estiver usando o SharePoint Server 2013, hoje, é provável que você possa atualizar para a nova versão sem muito problemas. Basta instalar o SharePoint 2016 e anexar o banco de dados do SharePoint 2013. Quando você atualizar da versão do SharePoint Servidor 2013 para SharePoint Server 2016 deve se certificar de que se você tiver quaisquer sites que estão usando o 2010, eles são atualizados automaticamente para o SharePoint Server 2013.

Nos próximos posts traremos mais novidades com relação não só a nova versão do SharePoint Server 2016, mas também a 2013 e a versão On-line.

Um abraço e até a próxima!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Formado em Gestão de Tecnologia da Informação. Pós-graduando em Gestão em Qualidade de Sistemas Integrados - QSMS. Certificado em Gestão do Fator Humano em Projetos (HMCP®), Six Sigma Yellow Belt e Scrum Professional. Analista e Desenvolvdedor de Sistemas em SharePoint e entusiasta de novas tecnologias voltadas para esta plataforma.

Leonardo Amaro

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.