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Seja o melhor vendedor que você pode ser…

publicado por Gustavo Henrique Silva Pimentel

Vendedor

Como combater a ansiedade, se as vendas estão baixas? Como posso argumentar melhor, se faço de tudo e mesmo assim, as portas se fecham? Como manter a tranquilidade, se vejo que está chegando o final do mês e não vendi quase nada… A pressão da empresa aumenta, da esposa, do filho, das contas à pagar, enfim… Pressão, pressão e mais pressão!

Ser um vendedor eficaz exige muitas habilidades e competências! Uma das principais características valorizadas no momento e a bola da vez é a “Inteligência Emocional”. De nada adianta ter excelentes técnicas, se não se possui preparo emocional para utilizá-las.

Em tempos de crise, como esse que estamos novamente passando, muitas vezes recebendo mais “nãos” do que “sims”, é o momento de parar e fazer um balanço da própria atuação, reciclar comportamentos e conhecimentos, de ampliar autoconhecimento, de se preparar mais para o segundo semestre que está chegando. Pesquisas apontam que quanto mais preparação, mais autoconfiança a pessoa tem. Quanto mais autoconfiança, melhores são os resultados.

Confiança vem de você saber que está preparado para o desafio. Preparado para o que der e vier! E quando você está preparado, pode relaxar e ser você mesmo, agindo com naturalidade e autoconfiança. Esses são pontos importantíssimos para melhorar os resultados em vendas.

O primeiro passo para aumentar o seu nível de autoconhecimento é aceitar a si próprio, seus pontos fortes e pontos de melhoria, aproveitar o momento para trabalhar os pontos de melhoria, se desenvolver, se reciclar, se preparar.

O que você tem feito hoje, para se preparar melhor para os desafios?

E então, há quanto tempo você vem trabalhando da mesma forma, fazendo as mesmas coisas, do mesmo jeito? Você faz planejamento diário, semanal ou anual? Como anda sua gestão do tempo? E sua organização do dia a dia? O que você poderia fazer melhor e diferente, para melhorar seus resultados? O que você ainda não faz, mas que poderia começar a fazer para aperfeiçoar seu desempenho profissional? Caso você faça algum tipo de planejamento, você executa o que planejou? Ou na hora de realizar executa somente algumas partes do planejado, deixando de lado outras partes – mesmo sem ter boas justificativas?

É sabido que hoje, os vendedores se tornaram um verdadeiro diferencial competitivo para as empresas. Não é à toa que alguns são disputados no mercado. Quanto mais vendedor a pessoa é, mais valorizado ela se torna. Leia-se por vendedor, qualquer profissional. Afinal, acredito verdadeiramente que qualquer profissional, deveria saber se vender muito bem. E também a empresa. Abordarei esse assunto em um outro artigo.

Profissionais de vendas quando bem preparados e qualificados, realmente podem fazer a diferença na hora de fechar uma venda. Não podemos deixar com que a crise, os problemas de governo, nos tire a motivação de viver, de crescer, de se sentir realizado. Aprimore ainda mais seus conhecimentos de como ser um bom vendedor, fique atento ao mercado, participe de cursos, treinamentos, cursos, leituras, seminários, networking, etc. Um outro recurso muito procurado nos dias de hoje, é a busca por um processo de Coaching. É um trabalho onde um profissional Coach, conduz o Coachee (Cliente) a repensar seu trabalho, posturas, hábitos e comportamentos. Criar e planejar metas mais objetivas e assertivas, levando o profissional a um novo patamar…

Vendedores com melhor nível de autoconhecimento, oriundos da inteligência emocional, gostam de si mesmos (autoestima elevada), com defeitos e tudo, e confiam em si e em suas habilidades. Eles não têm problemas em reconhecer quando cometem um erro ou em admitir que não possuem respostas para tudo. Este equilíbrio entre confiança e modéstia os torna autênticos, reais e simplesmente passíveis de fazer com que os outros gostem deles.

Essas competências ajudam os profissionais de vendas a aumentar sua simpatia, melhorar os relacionamentos, e em situações de vendas nas quais a competição é acirrada, isso pode ser um fator decisivo de quem vai levar o negócio.

Até a próxima…

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Autor

Graduado na área de Tecnologia da Informação com MBA em Gestão de Marcas (Branding) pela Universidade Anhembi Morumbi/Laureate International Universities, Especializando-se em Psicologia Positiva e Coaching pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, Professional & Self Coaching, Leader Coach e Analista Comportamental com metodologia DISC e Coaching Assessment com reconhecimento internacional pelas instituições IBC, BCI (Behavioral Coaching Institute), GCC (Global Coaching Community) e ECA (European Coaching Association), especialista em Coaching com Hipnose Ericksoniana e Master Coach, formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Empresário, atuando na liderança de vendas de soluções de tecnologia da informação de fabricantes de países como EUA, Índia, Inglaterra e Portugal. Consultor Empresarial nas áreas de Marketing, Vendas e Tecnologia da Informação. Coach nas areas de Life Coaching, Business e Executive Coaching e Leader Coaching.

Gustavo Henrique Silva Pimentel

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