Carreira

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Saiba tudo sobre produtividade em 6 dicas fáceis

publicado por Rodrigo Pace de Barros

Saiba tudo sobre produtividade em 6 dicas fáceisA produtividade é o Eldorado do mercado de trabalho. Procuram-se profissionais experientes e, principalmente, produtivos. Além disso: a produtividade (ou a falta dela) é, em um grande número, o motivo pelos afastamentos e demissões no mercado de trabalho. Sempre busquei produzir ao máximo. Entregar qualidade e velocidade em conjunto. Claro que isso nem sempre é possível, porém, na maior parte das vezes é.

Segundo o site do Dicionário Informal, o termo produtividade é entendido pela “melhor relação entre volume produzido e recursos consumidos.”. Já Amit Chowdhry, articulista da Forbes.com compreende que a produtividade é a combinação do planejamento inteligente com esforço focado. Eu fico com o dois.As vezes, em nosso dia a dia, trabalhamos muito o dia todo. Chegamos ao final da tarde cansados física e mentalmente. Porém, ao olharmos para trás, vemos que nosso dia não rendeu nada. Por outro lado, em outros dias, vemos que caminhamos muito. Como se dá essa diferença?

Porque em alguns dias rendemos (ou produzimos) muito, e em outros, quase nada? Simples: Basta notar que nos dias que não produzimos, nos faltou foco, conforme disse Amit.Faltaram também mais coisas que veremos abaixo.

  1. Faltou não abraçar o mundo: Vejo muitos profissionais no dia a dia abrirem muitas frentes de trabalho. Eu também faço isso as vezes (e nesses dias fatalmente não produzo muito). Trabalhar em muitas coisas é quase a mesma coisa que não trabalhar em nenhuma. Ao atacar diversas atividades, você não consegue se aprofundar em um nível necessário para completar uma atividade sequer. Delegue, se possível. Caso não seja, escale todas as atividades para seu gestor e peça que ele priorize sua agenda. Asim você conseguirá focar em apenas uma e formar uma fila de prioridades. Não assuma mais responsabilidades do que pode.
  2. Faltou deixar de ir à reunião desnecessária: É impressionante quantas reuniões são marcadas e terminam como começaram: no zero. Você passa por isso? Aposto que sim. Reuniões devem ser rápidas, focadas e com temas bem definidos. Se há alguma chance de uma reunião ser desnecessária na sua agenda, tente não ir. Argumente sinceramente que sua agenda está cheia e questione ao organizador se você é realmente necessário. Caso ele venha a gaguejar na resposta, novamente, escale a necessidade ao seu gestor. A chance de você conseguir a autorização para não comparecer à esta reunião é ótima.
  3. Faltou uma lista de tarefas: Sempre que eu me enrolo com algo eu vejo que este algo não está na minha lista de tarefas. Inicialmente eu utilizava um caderno (que me apoia nos momentos offline). Depois, passei a utilizar a funcionalidade de tarefas do Outlook (veja mais em “Create tasks and to-do items“). Foi bom, porém, fora do trabalho, eu tinha problemas pois a lista permanecia no computador do escritório. Hoje sou feliz usuário da funcionalidade de tarefas do Gmail. A lista é essencial para manter a organização. Faça uso dela. Limpar a fila de e-mails pode ser uma boa tarefa pra começar. Que tal?
  4. Faltou se livrar das distrações: É muito comum utilizarmos a Internet durante nosso expediente de trabalho. É tentador abrir o Facebook, LinkedIn, Instagram, etc. Evite as distrações. Elas tiram sua atenção durante suas atividades. Estabeleça metas nas tarefas. Até o término da parte X, você não cairá em tentação. Te convidaram para um cafezinho? Peça que esperem, por favor. Todos entenderão e você poderá tomar o café mais tarde sem problemas e livre da atividade que estava no seu colo. Se você faz homeoffice, evite trabalhar com a TV ligada.Lembra-se da lista de e-mails na dica 3? Responda-os no momento correto.
  5. Faltou estabelecer tarefas realistas: Se você já faz tudo isso acima e ainda assim não consegue produzir, provavelmente suas tarefas são grandes demais. Pensemos como Jack, o estripador: “Uma parte por vez”. Tente quebrar seus entregáveis em sub-entregáveis. Isso fará você ter uma ideia melhor tanto do que é necessário fazer quanto do tempo necessário para isso. Desta forma você será mais fiel aos prazos estabelecidos e ficará bem na foto junto ao seu chefe.
  6. Faltou preparar o amanhãA lista de tarefas de amanhã deve começar a nascer ao fim do dia de hoje:  Veja o que você conseguiu entregar, o que não conseguiu, estabeleça as prioridades e mãos à obra. Seu dia já está pronto para ser resolvido.

Viram? No final não é tão complicado assim manter-se produzindo satisfatoriamente. Utilizar as dicas acima não vai garantir 100% de rendimento, pois somos todos humanos e o ambiente de trabalho é uma caixinha de surpresas. Mas seu uso vai te dar um norte.

Ao tornar as dicas acima um hábito, você passará a fazer parte do seleto grupo dos funcionários de alto rendimento. Seu dia renderá mais e perguntas como “você não dorme?” começarão a chegar. Nesse momento você verá que, sim, é possível. Yes we can!

Portanto, ferramentas à mão e vamos ao trabalho. Mais do que nunca, foco é a palavra chave neste momento!

Fonte: http://www.forbes.com/sites/amitchowdhry/2013/04/24/12-tips-for-increasing-productivity/

[Crédito da Imagem: Produtividade – ShutterStock]

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Autor

Rodrigo Pace de Barros, PMP Coach de Carreira Especialista em Profissionais de TI Possui 17 anos de experiência em projetos de Segurança de TI e ambientes de missão crítica em empresas de grande porte. Atua há 10 anos na Telefonica Vivo como especialista em Projetos de Segurança da Informação, compliances e certificações e, atualmente ocupa o cargo de consultor especialista de Pré-Vendas. É formado pela Unesp de São José do Rio Preto e possui MBA em Gestão de TI pela FIAP. Colunista em diversos portais de TI e Gestão de carreiras, palestrante, instrutor e assessor de carreiras especializado em TI. Site: http://www.rodrigopace.com.br Criador do Desafio LinkedIn: www.desafiolinkedin.com.br Contato: rodrigo@rodrigopace.com.br LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/rodrigopace/ Facebook: https://www.facebook.com/rodrigopace.com.br Twitter: @RodrigoPaceDH

Rodrigo Pace de Barros

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