Seria possível ações sustentáveis de um especialista em tecnologias?
Sim, claro! Explico por quê.
Primeiro entendo que é minha obrigação explanar o significado desta palavra: sustentabilidade, que virou um requisito essencial para vários negócios.
Poderia dizer que sustentabilidade trata-se de um conceito, até mesmo uma ideia, onde as ações operacionais, sendo elas diversas: correlacionam-se, interagem-se e iteram (isso mesmo iteram) de forma organizada os muitos aspectos dos diversificados setores do nosso sistema social. Acredito que uma frase chave para entender isso seria: evolução contínua com qualidade, porém, mantendo o equilíbrio dos custos empregados.
Agora como TI está envolvido? Bom disse que sustentabilidade envolve a relação dos setores, e TI nada mais é que uma área desse sistema social. Como negócio ou como meios de um negócio.
Diante dessa realidade, que não é mais nova, o “setor” de T.I está ofegante por profissionais que agregam um real valor aos produtos de uma Instituição. Desde que essas ações atendam os mais diversos segmentos do negócio com razoabilidade e eficácia.
Por sua vez, esses profissionais precisam buscar freneticamente a capacitação em pontos como: Maior Resiliência, Menor desperdício e Melhoria contínua.
- Por adquirir resiliência aceitaremos as mudanças sem focar os impactos. Teremos como alvo os benefícios daquela mudança. Tendo essa capacidade de suporta impacto poderemos contribuir além das nossas expectativas.
- Por evitar o desperdício, principalmente de tempo e dos custos de um desenvolvimento, evita-se o retrabalho e aumenta a dedicação em Inovação. Abrindo a porta para Melhoria contínua.
- E com melhoria contínua, sem sombra de dúvida, estaremos fazendo o nosso melhor. Não simplesmente fazendo por que me pagam. Mas estaremos fazendo por um legado pessoal. Por um portfólio que mostre a senioridade da nossa marca.
Desse modo, não basta dizer que o uso da última solução tecnológica é por si só inovação. O profissional de TI sustentável tem em mente que uma melhor solução não é a mais cara, mas sim, a mais simples e que atenda as perspectivas do negócio.
Esse Sênior mostrará que está inovando com as melhores praticas aplicadas para aquele negócio. Fomentando o compromisso com o cliente por oferecer agilidade e segurança como partes de uma solução.
Tendo essa proposta, o profissional cria soluções personalizadas que atenderá uma grande variedade de necessidades. Especializando-se não em um segmento técnico, mas em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.
Portanto, sustentabilidade em TI é manter-se atento as oportunidades de melhoria com uma boa dose de maestria.
Forte abraço e sucesso para todos nós.
[Crédito da Imagem: Sustentabilidade – ShutterStock]
A capacidade de maximizar o trabalho que não precisou ser feito de forma simples utilizando processos ágeis, promove significativamente um ambiente sustentável no setor de TI.
Parabéns pelo artigo Marcelo! Ótima definição do conceito Sustentabilidade!!!