Carreira

Ξ 2 comentários

Resiliência já, a incrível habilidade do profissional virtuoso

publicado por Carlos Henrique Tres

Figura - Resiliência já, a incrível habilidade do profissional virtuosoEm um mercado de trabalho competitivo e cada vez mais dinâmico, se faz necessário desenvolver novas habilidades e ter destreza para agir em situações desfavoráveis, estar preparado não é mais uma opção, e sim, uma necessidade para se estabelecer profissionalmente.

Para que isso ocorra, o profissional precisa ter de fato, competências que possam garantir não só sua permanência e estabilidade no emprego, como aptidões que possam auxiliar no seu desenvolvimento intelectual e racional. Dentre todas as habilidades importantes que um bom profissional deve ter, acredito que entre elas, existe uma que é essencial para quem deseja ter um perfil diferenciado e muito bem visto pelas empresas, está habilidade chama-se: “resiliência”.

Oriundo da física, esse termo trata de materiais capazes de acumular energia quando submetidos à pressão, e, após absorverem o impacto, acabam retornando ao seu estado inicial, sem sofrer alterações. Aplicado ao contexto pessoal, essa habilidade pode ser exemplificada como: “A capacidade de agir positivamente, superando adversidades, traumas e desafios, mantendo o equilíbrio emocional”.

Resiliência é uma característica da personalidade que pode ser desenvolvida, no dia a dia, ter capacidade para passar por situações críticas, recuperando-se sem reduzir a produtividade ou se deprimindo. Pois desânimo, tristeza e raiva são experimentados pelos profissionais resilientes, mas não por muito tempo, pois profissionais com essa característica, tem seus momentos de fraqueza abreviados, se recuperam rapidamente e se tornam mais fortes.

As empresas precisam, mais do que nunca de profissionais versáteis, capazes de interagir com fortes pressões de forma positiva, sem se abater com as dificuldades. Ter bagagem emocional para lidar com situações desfavoráveis e sabedoria para aprender com os erros,é essencial para ajudar a organização no atingimento de suas metas.

Abaixo, 04 características de profissionais altamente resilientes, confiram!

  1. Controle Emocional: Ataques de raiva não são adequados para pessoas resilientes, pois uma reação desproporcional demostra falta de compostura. O controle emocional auxilia o profissional a agir com calma e não perder o foco, expressando adequadamente suas emoções e colaborando no enfrentamento de situações adversas.
  2. Capacidade de adaptação: Se adaptar a mudanças é essencial, reagir a uma mudança como uma oportunidade de crescimento, e não um fato a ser encarado de forma negativa, não ter receio de sair da zona de conforto, ter criatividade e bom senso para situações novas que exigem uma nova dinâmica.
  3. Autoestima sólida: A autoestima faz com que você conheça a si mesmo e aos outros, saiba aceitar críticas sem ressentimentos, bem como elogios sem se ensoberbecer. Tendo capacidade de assimilar rapidamente novas e inesperadas circunstâncias de cunho interpessoal, agindo de maneira moderada, se tornando cada vez mais perspicaz.
  4. Agir com Assertividade: É Imprescindível que o profissional tenha sapiência para compreender o que é necessário para executar seu trabalho com maestria. A busca pelo aprendizado é importante, cursos, especializações e leitura técnica, podem colaborar e muito nesse ponto, ter convicção sobre o que transmite é essencial.

Infelizmente, tem pessoas que acabam se deixando levar de forma displicente, de uma maneira nada saudável, pelos dissabores da vida. A resignação dificulta a luta contra os problemas, vira acomodação, e provoca a inércia.

Em nossa existência, é necessário desenvolver a resiliência para conseguir ultrapassar as fases da vida, período da adolescência para fase adulta, mudança de estado civil, desenvolvimento profissional e etc.

Acredite, o caminho é espinhoso, mas com dedicação, foco e uma boa dose de paciência é possível chegar lá.

[Crédito da Imagem: Resiliência – ShutterStock]

  •  
    1
    Share
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Especialista em Gerenciamento de Serviços. Certificado ITIL® Expert, ISO/IEC 20.000, COBIT, além de outras certificações relevantes. Construiu sua carreira em grandes organizações e consultorias especializadas. Além de professor e palestrante é articulista em diversos sites de tecnologia.

Carlos Henrique Tres

Comentários

2 Comments

  • Resumindo, o que as empresas querem é um profissional que trabalhe sem reclamar, sobre pressão, e ainda fique motivado com falhas administrativas e gerenciais.

    • Jânio,
      Obrigado por comentar o artigo, acredito que resiliência de fato é importante para vida profissional, mas não é uma habilidade exclusiva para esse fim, resiliência possibilita as pessoas a enfrentarem momentos de crise(perda de entes queridos, problemas financeiros e etc.), agindo com sabedoria, independente do cenário. Portanto, dificuldades sempre vão surgir, como você irá reagir diante delas, depende de suas habilidades.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.