Carreira

Ξ Deixe um comentário

Reputação Online

publicado por Lígia Marques

Acabamos de lançar no mercado, através da Editora Generale (selo da Editora Évora) o primeiro livro do Brasil (e pelo que temos conhecimento, no mundo) que procura dar parâmetros comportamentais para as mídias sociais.

O Etiqueta 3.0 chega com a preocupação de alertar os usuários de mídias sociais para questões de suma importância em suas carreiras: a construção de uma boa reputação.

Todos nós, todos os dias, mantemos relacionamentos profissionais com muitas pessoas e devemos ter a preocupação de fazermos isso de forma a construir uma imagem positiva, à prova de qualquer tentativa de difamação.

Sabemos que o mercado corporativo é cruel com quem vacila. Escorregarmos e com isso colocarmos nossa reputação em risco é algo muito fácil de se conseguir quando participamos de relacionamentos pessoais e o que dizer online. No mundo mediado pela tecnologia tudo acontece de forma muito mais rápida e abrangente.

Temos visto casos de pessoas sendo injustamente caluniadas on line e muitas delas realmente perdendo terreno no que se refere aos objetivos profissionais que um dia almejaram alcançar.

De forma inversa, temos profissionais vítimas de calúnias e tentativas de difamação que não tem sua imagem atingida de forma mais comprometedora. Passam por momentos de stress, mas seguem seu caminho tranquilamente, pois todos sabem onde está a verdade.

Onde estaria, então, a diferença entre eles? Resposta: na forma como construíram sua reputação ao longo dos anos. Nesse momento de crise, podem perceber a importância de sempre terem tido atitudes coerentes, honestas, justas com aqueles que tiveram algum tipo de relacionamento.

Dizemos que a moeda do novo século é a reputação e por isso devemos ter uma grande preocupação em saber construí-la de forma sólida. As mídias sociais podem ser uma ferramenta de grande auxílio nessa tarefa, mas também podem precipitar situações que antes levariam muito mais tempo para serem percebidas.

Assim, nossa intenção ao publicarmos um livro que fala de comportamento online foi exatamente traçar um paralelo entre o mundo real e virtual, mostrando aos leitores que as atitudes que são valorizadas no mundo off-line geralmente podem ser transportadas para o mundo on-line e lá também terão sua valia.

Esperamos com isso despertar a consciência de muitos para a importância de uma participação ética nesses novos veículos de comunicação.

Convidamos todos a conhecerem e a participarem destas discussões pelo blog acessado através do site www.etiqueta3ponto0.com.br

Até lá!
Ligia Marques
@ligiamarqs

Autor

Ligia Marques tem uma formação eclética dentro da Universidade de São Paulo (USP) onde se diplomou em Ciências Sociais/Antropologia e Medicina Veterinária. Aliando a prática acadêmica à sua vivência pessoal e familiar bastante exigente percebeu a demanda e criou o primeiro curso de Etiqueta para Crianças e Adolescentes com metodologia própria à idade alcançando grande sucesso. A partir daí desenvolveu treinamentos para adultos e empresas sendo hoje uma referência na área de Etiqueta Corporativa e Marketing Pessoal em todo Brasil. Ampliou sua área de atuação e conhecimentos freqüentando cursos de extensão universitária na ESPM-SP e PUC-SP ministrados por grandes referências na área de Midias Sociais. Hoje aborda com distinção os temas que envolvem a Etiqueta e Comportamento Online. Autora dos livros: Sem Noção (Ed.Matrix -2008). Os Sete Pecados do Mundo Corporativo (Ed. Vozes - 2011) e Etiqueta 3.0 – Atitudes e Comportamento Online e Offline (Ed.Generale 2011). Palestrante em inúmeras empresas por todo o Brasil, na área de Etiqueta Corporativa ,Marketing Pessoal e Gestão em Mídias Sociais. Contatos: Twitter: @ligiamarqs Facebook: www.facebook.com/ligiamarquesetiqueta www.etiqueta3ponto0 Linkedin: http://br.linkedin.com/in/ligiamarquesetiqueta

Lígia Marques

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes