Carreira

Ξ Deixe um comentário

Raio-X Geração Y

publicado por Andrey Ballejo

CONCEITO

Geração Y são os jovens que nasceram por volta dos anos 80, 90, 2000 e que hoje estão incorporando o quadro de funcionários das empresas.

CARACTERÍSTICAS

Uma geração de jovens, impacientes, questionadores, que conseguem realizar várias tarefas ao mesmo tempo, vivem em uma outra velocidade e querem que tudo  seja rápido, priorizam o aprendizado e as relações sociais. São motivados por novos desafios, buscam evolução profissional e pessoal incorporados com uma postura ética muito forte. Não querem “PERDER TEMPO”.

COMPORTAMENTO

Estes jovens estão dispostos a testar seus limites, crescer profissionalmente dando muito valor ao aprendizado e ao seu desenvolvimento, querem isso em tempo recorde. Uma geração que por nascer diante de uma tecnologia que avança em uma velocidade absurda, querem avançar no mundo corporativo e alcançar satisfação pessoal igualmente na mesma velocidade.

É característica comum desta geração buscar sempre que não se sentirem satisfeitos com sua empresa outro local de trabalho. Sem paciência, não conseguem esperar o tempo de conquistar o amadurecimento necessário dentro do mundo corporativo até alcançar seus objetivos. “Querem tudo para ontem!” Fazem parte de uma geração que questionam, cobram e se não estão satisfeitos trocam.

Há quem diga que são distraídos. Pesquisas mostram que conseguem executar várias tarefas ao mesmo tempo e se adaptam a qualquer tecnologia com muita facilidade. Não gostam de ler manuais, vivem no meio onde a tecnologia faz parte do cotidiano. Querem ser práticos, estão sempre buscando a solução e não entender o problema. Sabem encontrar o que precisam, pois sabem onde buscar, com isso possuem uma maior análise crítica.

ERROS COMUNS DESTA GERAÇÃO

1 – Serem prepotentes acreditando na força da Geração Y

Os jovens desta geração acreditam que são os donos da verdade e a empresa deve submeter-se aos caprichos deles, afinal são eles o futuro da corporação.

Porém devem ter em mente que não é a empresa que se adapta a postura do profissional e sim o profissional é que precisa adaptar-se à cultura corporativa. Devem conquistar seu espaço, respeitar hierarquias, normas e procedimentos, contribuindo com sua visão e energia para que cresçam juntamente com a empresa.

2 – O imediatismo

Querem tudo de imediato, ao considerar que as coisas não estão acontecendo, já partem para outra sem se darem a oportunidade de crescimento.

Este imediatismo dos jovens atrapalha na hora de se aprofundar sobre os temas, não se dão tempo para ir a fundo de um problema e aumentar o seu banco de conhecimento. Este comportamento é grande inimigo das relações empresariais, que para ter o efeito esperado necessita de tempo.

Pesquisas recentes indicam que em 25 anos de carreira, uma pessoa da Geração Y vai trocar 8 vezes de emprego e 4 de área de atuação

3 – A superficialidade

Outro erro comum é na hora de organizar uma apresentação, não ter cuidado com o excesso de informações.

Hoje com a internet ao nosso favor buscar e encontrar textos, imagens, conteúdos, fóruns com soluções de problemas se tornou muito fácil. Através deste acumulo de informações superficiais podem cair na armadilha da praticidade, devem atentar-se e somente extrair o que é relevante.

PONTOS POSITIVOS

1 –Facilidade em fazer Networking

A geração Y tem uma interação com as novas tecnologias e redes sociais como algo do cotidiano, algo rotineiro, foi trabalhada socialmente para o trabalho em grupo, favorecendo o espírito de equipe o que aumenta e muito a capacidade de comunicação e fazer o networking.

2 – Acreditam no futuro

Esta é uma geração disposta a enfrentar novos desafios, cresceram com seus pais lhes dizendo que seus sonhos são possíveis de serem realizados. E estas palavras tornaram-se convicções. Perseguem um futuro no qual acreditam.

3 – Iniciativa

Tem uma capacidade de iniciativa, presente apenas nos “líderes” das gerações anteriores e grande capacidade de resolver problemas. Conseguem se desenvolver bem em espaços criativos, onde suas iniciativas possam render frutos e seus esforços individuais por conquistar objetivos sejam valorizados.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

(Atualmente) Assessor de TI na empresa DOMINIO ASSESSORES - Componente da equipe de infraestrutura apoiando o cliente interno, participante dos projetos de soluções pertinentes a área. (05/2010 - 07/2011) Técnico e consultor de TI em NIPPON TECNOLOGIA - Oferecendo soluções de infraestrutura e redes para empresas de todos os seguimentos (03/2010 - 05/2010) Projetos indepentes como Web Designer - (03/2009 - 02/2010 ) Incorporei no setor de tecnologia da 2ª CSM ( Segunda Circunscrição de Serviço Militar)

Andrey Ballejo

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes