Carreira

Ξ Deixe um comentário

Quantos anos você tem? Conheça os desafios da idade

publicado por Mateus Rosa

Quantos anos você tem? Conheça os desafios da idadeObter uma carreira de sucesso é o sonho de qualquer pessoa que está no mercado de trabalho, mas não é uma tarefa nada fácil e não há uma formula mágica.  Porém a cada dia queremos alcançar esse acontecimento profissional o mais rápido possível, somos seres impacientes. Para que seja possível alcançar sucesso, muitos os profissionais passam por enormes obstáculos e desafios diários. Um deles pode ser a tão sonhada Graduação ainda no Brasil há muitas pessoas que não conseguem cursar uma Federal pelo simples fato de não pode parar de trabalhar para estudar; E ao entrar em uma privada acaba não conseguindo manter as mensalidades e suas obrigações pessoais. Depois de formado as responsabilidades e expectativas em relação ao seu desempenho aumentam consideravelmente, e com razão você abre a sua mente e começa a desejar novos rumos e aplicar seus novos conhecimentos.

Essa semana em um grupo no LinkedIn li um ótimo debate apresentado pelo Marcelo Glad  Sócio Diretor da Misthureba onde ele apresentava sua visão sobre as fases profissionais e idade que geralmente todos nós passamos. Por ser algo presente na vida de todos resolvi compartilhar.

Porém antes de apresentar as fases reflita as seguintes perguntas:

  1. Em que idade devemos começar?
  2. Qual a idade de sair?

Nem sempre as repostas são simples. O importante é estar preparado para cada uma das fases.
Profissional na faixa dos 20 anos
Geralmente enfrenta dificuldades para encontrar o primeiro emprego, pois as empresas exigem experiência e qualificação. Não espere acabar a faculdade para começar. Procure um estágio, um trabalho voluntário, busque portas de entrada como amigos e conhecidos para construir seu networking. O importante é começar.

Profissional na faixa dos 30 anos
Muitos já alcançaram cargos de liderança e estão no auge de sua produtividade. É preciso investir na qualificação e expandir competências. Não espere que a empresa lhe proporcione um MBA, mas se isso ocorrer, aproveite. Programe sua carreira hoje, pensando no que vai querer ou poder fazer após os 40 ou 50 anos.

Profissional na faixa dos 40 anos
Muitos são especialistas numa determinada área ou segmento. Alguns já estão repensando suas escolhas profissionais e o que conquistaram ou não. Pode ser um momento de investir num processo de coaching executive. A troca de experiências com os colaboradores é mais do que necessária, é um fator que garante atualização.

Profissional na faixa dos 50 anos
Prepare-se para sua saída da empresa e considere isso como uma fase natural do ciclo profissional. Tente aprender algo com as pessoas mais jovens ao seu redor, mantenha o entusiasmo e a energia. Use a experiência e equilíbrio emocional a seu favor. Procure ter flexibilidade para se relacionar com as pessoas e o dia-a-dia.

Profissional acima dos 60 anos
No Brasil, acima de 60 anos já é considerado idoso. Se por um lado você é um profissional sênior, por outro pode ter uma série de vícios e dificuldades de entrosamento. As empresas normalmente dão preferência a quem tem menos idade. Consultorias podem ser saídas inteligentes e viáveis, mesmo associando salários a desempenho e produtividade.

Lembre-se de que não importa a sua idade. Suas escolhas podem mudar você e tudo ao seu redor. Escreva a sua própria história!

Texto original por Marcelo Glad

[Crédito da imagem: Idade – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

PR Digital, Professor e Co-Founder Encontro de Influenciadores Digitais RS. Especialista em Comunicação Estratégica e Marketing.

Mateus Rosa

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes