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Esse cliente vale a pena?

publicado por GFI MAX

Esse cliente vale a pena?A difícil decisão de reavaliar negócios e optar por aqueles que valem o esforço

São Paulo, agosto de 2014 – Em algum momento, todo empreendedor ou profissional autônomo perceberá que existem aqueles clientes cujo retorno financeiro não justifica os problemas que eles causam. Com os prestadores de serviços gerenciados de TI não é diferente. Pensando nisso, os especialistas da GFI MAX, empresa de soluções integradas de gerenciamento, backup, antivírus, acesso remoto e mail security, procuram ajudar na identificação dos clientes-problema.

Embora dispensar clientes pagantes pareça uma estratégia de negócios falha e irresponsável, manter um trabalho com clientes problemáticos pode desgastar o relacionamento com outros clientes e causar danos morais na equipe, além de tomar um tempo precioso no qual você poderia estar em busca de clientes que realmente valem a pena.

Pensando desta forma, quando, então, é hora de deixar um cliente ir embora? Considere as seguintes questões:

Esse cliente segue seus conselhos e orientações?

Clientes que desafiam constantemente suas sugestões tornam o trabalho muito estressante. A maioria dos consultores de TI já passou pela situação de recomendar um produto ou serviço confiável e depois ver seu cliente optar por outros, inspirado por um discurso de vendas, restando apenas aprender a lidar e dar suporte a essa decisão de compra. Se esse tipo de coisa acontece o tempo todo, ligue o sinal vermelho.

O cliente é educado?

Clientes grosseiros ou muito exigentes são complicados de lidar e podem, facilmente, acabar com a paciência do seu time de profissionais. Se um cliente incomoda constantemente você ou alguém da sua equipe, você deve questionar se a receita vinda desse cliente vale tamanho clima ruim.

O cliente paga pontualmente?

Muitas vezes acontece do cliente mais mal-educado e questionador ser também aquele que constantemente paga os serviços e chamados em atraso, criando problemas no caixa da sua empresa. Não dê chances para esse tipo.

O tempo que você gasta com esse cliente é justo?

Clientes que pagam o mesmo valor mensal devem ter um atendimento similar. Se um cliente demanda mais recursos e tempo que os outros, você deve encontrar as causas. Afinal, esse quadro não é justo com seus outros clientes.

O cliente investe em infraestrutura de forma adequada?

Clientes que se recusam a gastar dinheiro vão te deixar cuidando de equipamentos antigos, o que irá tomar muito do seu tempo com certeza.

Se você respondeu “não” a mais de duas dessas questões ao pensar sobre um cliente específico, pode ser tempo de deixa-lo ir embora.

Despedir-se de um cliente problemático pode ser um processo libertador, e sua equipe irá agradecê-lo por isso. No entanto, deve sempre ser feito da forma correta. Se você tem um contrato formal, deve certificar-se de honrá-lo. Da mesma forma, garanta uma boa transição do trabalho para o novo prestador de serviço. Mesmo que um cliente tenha tido uma péssima atitude com você isso não deve comprometer seu profissionalismo.

Nada disto o impede, no entanto, de ser honesto sobre suas razões para encerrar o contrato. Sua honestidade pode, inclusive, ajudar o cliente a ter noção sobre suas falhas e evitar os mesmos erros com outros prestadores de serviços.

Conferência MAX 2014

A GFI MAX irá promover sua quarta série de encontros com clientes. Os eventos têm como foco ajudar os clientes MAX a expandir seus negócios e maximizar a experiência de seus clientes. Nos dias 01 e 02 de setembro o encontro será em Queensland, na Austrália. De 08 a 10 o evento ocorre em Orlando, nos EUA. Nos dias 22 e 23 do mesmo mês o encontro acontece em Londres, Inglaterra, e nos dias 29 e 30 em Dusseldorf, Alemanha. Para obter mais informações sobre os eventos ou se inscrever, visite: http://conferences.gfimax.com

Sobre a GFI MAX

Fundada em 2003, a GFI MAX é uma empresa de tecnologia que oferece soluções integradas de gerenciamento, backup, antivírus, acesso remoto e mail security para pequenas e médias empresas e prestadores de serviços de suporte em T.I., com um modelo de negócio baseado em software como serviço, no qual o cliente paga apenas pelo uso das ferramentas. Mais de oito mil prestadores de serviços ao redor do mundo já utilizam seus produtos, fornecendo suporte com alta tecnologia, de forma simples, e a baixo custo. No, Brasil, a empresa possui pontos de venda em São Paulo e Curitiba e suas principais linhas de produtos no País são Team Viewer, GFI MAX, GFI Software e Monitis. Saiba mais sobre a solução GFI MAX e avalie gratuitamente por 30 dias.

[Crédito da Imagem: Cliente – ShutterStock]

Autor

Fundada em 2003, a GFI MAX é uma empresa de tecnologia que oferece soluções integradas de gerenciamento, backup, antivírus, acesso remoto e mail security para pequenas e médias empresas e prestadores de serviços de suporte em T.I., com um modelo de negócio baseado em software como serviço, no qual o cliente paga apenas pelo uso das ferramentas. Mais de nove mil prestadores de serviços ao redor do mundo já utilizam seus produtos, fornecendo suporte com alta tecnologia, de forma simples, e a baixo custo. No Brasil, a empresa possui pontos de venda em São Paulo e suas principais linhas de produtos no País são TeamViewer, GFI MAX, GFI Software e Monitis.

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