Carreira

Ξ Deixe um comentário

Qual é a empresa dos seus sonhos?

publicado por Alberto Parada

Qual é a empresa dos seus sonhos?Quando sonhamos, nos imaginamos vivendo tudo de bom. Em uma viagem, por exemplo, nos vemos em parques, museus, praias paradisíacas, passeando com carrões ou vivendo em casas maravilhosas. Poucas vezes pensamos nos problemas ou situações que, eventualmente, não gostaríamos de viver, muito menos nos problemas que teremos que enfrentar.

Em nossas primeiras viagens passamos meses folheando guias, acessando sites para definir detalhadamente cada local, melhores restaurantes, pontos turísticos, baladas e todas as informações possíveis para que nossa estadia seja a mais prazerosa e proveitosa possível. Colocamos tantas atividades que, não raramente, sobra pouco tempo para dormir – afinal, estamos de férias realizando a viagem dos nossos sonhos.

Depois de algumas viagens e diversas frustrações, deixamos de acreditar que tudo é possível e começamos a ponderar o que realmente gostamos e o que não gostamos. Aprendemos, às vezes as duras penas, que é melhor conhecer bem um ponto turístico do que passar correndo em vários, ficando no final com a sensação de não ter conhecido nada.

A empresa dos seus sonhos não é diferente das viagens dos seus sonhos, com a diferença que o tempo e os problemas têm outra intensidade e, principalmente, outras sequelas.

Certamente se os jovens gastassem metade do tempo escolhendo e conhecendo uma empresa antes de querer trabalhar nela, assim como fazem quando escolhem um local para passear, certamente teriam um nível de frustração muito menor.

Segundo a última pesquisa do Linkedin, publicada no último dia 21, as empresas mais cobiçadas pelos jovens no mundo são: Google, Apple, Unilever, Microsoft, Facebook, Amazon, Procter & Gamble, GE, Nestlé, PepsiCo. Elas têm em comum uma forte penetração publica, uma divulgação quase diária sobre suas vitórias métodos de trabalho e conquistas e um exército de funcionários aparentemente felizes com o fato de possuírem um crachá com seu nome associado a elas – quem não gostaria de trabalhar lá?

Sugerimos que, antes de sair correndo e tentando de toda maneira uma vaga de trainee ou de estagiário, ou mesmo para quem já está na carreira há um certo tempo, alguns cuidados e pesquisas prévias – semelhantes a um planejamento de viagem.

O primeiro passo é identificar pelo menos dez coisas que gostaria que a empresa tivesse –exemplos: plano de carreira, ambiente de trabalho realmente relevante, etc. Em seguida, dez coisas que você não suportaria de maneira nenhuma em uma empresa: hierarquia rígida, horário de trabalho, etc.

Uma dica importante: tome cuidado com a empolgação, não faça como muitas mulheres que antes de casar sonham em ter uma família, filhos e uma casa e acabam pegando o primeiro que aparece pela frente e, passado poucos anos de casado e todos os sonhos realizados, percebe que é totalmente insuportável viver ao lado da mala que colocou como marido.

Com a lista pronta faça como quem pretende viajar, pergunte para quem já foi ou quem está lá, acesse as redes sociais, encontre amigos, conhecidos ou até gente que não conhece, mas que ocupa uma posição que você sonha um dia ocupar nas empresas em que você acha que pode realizar seus sonhos. Descubra se as coisas que você deseja são verdadeiras e se o que é insuportável não existe ou tem pouca incidência lá.

Planejar sua carreira ou o próximo passo pode ser tornar algo tão prazeroso como planejar a viagem dos seus sonhos, e com os mesmos benefícios em viver momentos inesquecíveis somando experiências e muitas e diversas competências.

[Crédito da Imagem: Empresa dos seus sonhos – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Fundador do : descomplicandocarreiras.com.br

Alberto Parada

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.