Marketing & Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Quais são os maiores desafios do profissional de marketing digital iniciante?

publicado por Mateus Rosa

Quais são os maiores desafios do profissional de marketing digital iniciante?Já não há mais dúvidas de que os meios de tecnologia foram os principais responsáveis por todas as mudanças no mercado de consumo e principalmente pela nova forma de consumir e comportamento da sociedade.  As formas de comercialização mudaram e, nesse contexto, o consumidor deixou de ser apenas o alvo, transformando-se também em mídia e gerador de mídia.

A comunicação de marketing deixa de ser On ou Off e passa a ser uma comunicação integrada. Aliás, passamos da era da interatividade para a era das comunidades, o internauta também deixou de acessar a internet em horários pré-definidos. E sim estar online o tempo todo.

Dado o exposto podemos perceber que o digital potencializou o surgimento de novas marcas e a expansão dos canais de comunicação possibilitando um cenário extremamente competitivo,  fomentando o mercado e ocasionando o surgimento de novas áreas para atuação profissional ligadas diretamente ao digital.

Porém ainda há muita dificuldade na inserção dos profissionais que estão iniciando e desejam atuar com o digital. Cada vez mais as empresas estão buscam por pessoas com alto nível de qualificação, domínio do mercado (experiência) e principalmente que seja multitarefas.

Diferente do que se espera ao ingressar num curso graduação, hoje terminar uma faculdade não é mais sinônimo de estar pronto e conseguir o tão desejado emprego e me refiro, principalmente, para os profissionais oriundos dos cursos de comunicação e marketing, que desejam se aventurar com o meios digitais.

Por mais que hoje a informação esteja precisa e ainda possamos explorar uma vasta biblioteca, atualizada e direcionada que é a internet, o mundo digital ainda é muito complexo e com as constantes transformações, são muitos os dados para descobrir e ferramentas para utilizar. Outro aspecto importante e que há muito pouco tempo começou a surgir os cursos direcionados e escolas/faculdades inseriram (Mercado Digital) em suas grades curriculares.

Portanto, se você deseja ingressar nessa área o primeiro passo e se inteirar, estagiar, ler muito e acompanhar os cases de sucesso. Outra opção muito importante que considero como o primeiro passo é procurar um curso que possa te ajudar a contextualizar e aprender com profissionais que já estão praticando.

Porém, se inserir nesse mundo é fundamental, outro ponto é que todos nós hoje lidamos diariamente com o mundo digital, tanto para consumirmos como para trabalharmos, mas para ser estrategista digital precisamos estar prontos para os desafios, pois, ainda há muito descrédito por parte dos empresários e pouco investimento. Então esteja realmente certo que quer trabalhar nesse meio.

Dentro desse contexto procure identificar quais as possibilidades de emprego onde você reside, as empresas que já utilizam do digital em suas estratégias e quem são os profissionais que estão à frente. O mapeamento de mercado é um bom termômetro para determinar como e onde você enquadra seu nível de conhecimento e maturidade profissional

Depois procure encontrar dentro das diversas áreas do digital em qual você vai investir como seu diferencial competitivo: e-commerce, Publicidade Online, mobile, mídias sociais dentre outras. Para ingressar nesse ramo é preciso ser um generalista de ambas as plataformas e especialista em uma, pois cada uma dessas áreas contém uma gama de ferramentas para explorar, demandas e negócios.

[Crédito da Imagem: Marketing Online – ShutterStock]

Autor

PR Digital, Professor e Co-Founder Encontro de Influenciadores Digitais RS. Especialista em Comunicação Estratégica e Marketing.

Mateus Rosa

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes