TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

Pressão por redução de custos impulsiona terceirização de serviços de TI

publicado por Adriano Filadoro
Pressão por redução de custos impulsiona terceirização de serviços de TI

Pressão por redução de custos impulsiona terceirização de serviços de TI

A maioria das empresas que opta pela terceirização dos serviços de TI o faz pelo custo. Mas, obviamente, além de ceder à pressão pela redução de custos, elas também percebem o valor agregado do ganho de flexibilidade – que tem sido igualmente importante para os negócios. Na medida em que são transferidas muitas das responsabilidades para um fornecedor de TI, deixam de existir preocupações relacionadas a investimento e dimensionamento da infraestrutura tecnológica para ampliar os negócios – podendo concentrar mais esforços no core business.

A gestão do banco de dados desponta como um dos serviços mais terceirizados. De acordo com Adriano Filadoro, diretor de tecnologia do Online Data Center, em São Paulo, ao optar pelo outsourcing do data center e pela gestão do banco de dados, a empresa passa a contar com eficientes ferramentas de armazenamento e recuperação de informações, podendo alterar configurações, fazer atualizações necessárias ou recomendadas, agendar backups, promover a recuperação de desastres de modo que nenhum dado crítico seja perdido, monitorar o uso do sistema e o tempo de resposta, além de garantir desempenho máximo.

Na opinião do executivo, é muito comum que as empresas iniciem projetos sem contar com um uma boa ferramenta de gestão do banco de dados (DBA), mas é pouco provável que elas se sustentem por muito tempo nesse mercado competitivo sem contar com um serviço de gerenciamento sob medida para suas reais necessidades. “Essa é a realidade da maioria das instituições que geram muita informação, como hospitais, escolas, bancos, empresas de telecomunicações e empresas públicas, por exemplo. Uma das grandes vantagens de se investir em DBA é contar com ferramentas eficientes para detectar e solucionar rapidamente problemas de natureza tecnológica. Afinal, o banco de dados costuma ser apontado como o suspeito número um quando surgem problemas na área de TI”.

Ao optar pela terceirização da gestão do banco de dados, a empresa passa a contar com ferramentas essenciais para agir rapidamente numa situação crítica. Isto se dá, primeiramente, através de um monitoramento full time, capaz de detectar qualquer anormalidade e rapidamente avisar a equipe responsável pelo gerenciamento. Com acesso remoto às máquinas dos clientes (VPN), especialistas promovem ações corretivas sempre que necessário, a fim de manter disponíveis e eficientes os serviços de gerenciamento de informações.

Para o especialista, além do monitoramento integral – que antecipa, detecta e corrige problemas – é fundamental que as empresas contem com serviços de suporte às atividades do banco de dados, como backup, simulação de desastre e recuperação, transporte de dados para outros sites, aplicação de softwares que mantêm o banco de dados sempre atualizado, implementação de políticas de segurança etc. “Com todas as vantagens administrativas provenientes da terceirização do serviço, ainda vale ressaltar outras características importantes, como redução do orçamento de TI, aumento de produtividade da equipe interna, maior segurança ao contar com monitoramento em tempo real e integral, além de se livrar do desgaste gerado por substituições, férias e falta de funcionários”.

O outsourcing de TI, principalmente no que se refere ao data center e ao gerenciamento do banco de dados, é semelhante a um par de olhos sempre atentos para acompanhar, analisar e documentar o ambiente tecnológico da empresa. “Outra grande tendência do momento é o ‘cloudsourcing’, que é a terceirização de serviços na nuvem. Ainda hoje, quando um banco de dados interno começa a ficar pequeno, a primeira grande dúvida é se vale a pena investir num data center maior ou terceirizar o data center numa empresa especializada. Mas, com o aumento das restrições financeiras, a TI está explorando o armazenamento em nuvem para reduzir custos de melhorar a eficiência. Vale a pena alinhar cuidadosamente as necessidades da empresa com o que a nuvem tem a oferecer antes de tomar uma decisão. Em determinados casos, pode ser vantajoso”, avalia Filadoro.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Diretor de Tecnologia Graduado em Programação e Webdesign pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Certificações Linux Red Hat (RHCE). Diretor de tecnologia da Online Brasil desde 2005. Acumula vasta experiência em desenvolvimento de projetos de infraestrutura de TI.

Adriano Filadoro

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.