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Plano de conteúdo para redes sociais: o que divulgar sendo uma empresa de TI?

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As suas redes sociais precisam de um bom conteúdo para serem relevantes em meio a tantos perfis. E para ter assuntos que engajem, o plano de conteúdo é um apoio essencial para você. Confira agora, como usar esta estratégia a seu favor!

Quando falamos em produzir conteúdo para as redes sociais, qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça? É claro que, com tantos temas e possibilidades, podemos falar de tudo um pouco. Porém, com um plano de conteúdo bem estruturado, criar e compartilhar assuntos será uma tarefa mais fácil e eficiente do que pensa.

Visando o mercado das empresas de TI, mostraremos abaixo, o que é um plano de conteúdo, como construí-lo e quais as principais vantagens em investir nessa estratégia. Confira agora e tenha uma ótima leitura!

Afinal, o que é um plano de conteúdo?

Provavelmente você já ouviu falar antes, mas o plano de conteúdo é uma estratégia de comunicação que determina tudo o que será compartilhado pela sua empresa. Esse plano é bem amplo, afinal, comunicação vai desde o seu cartão de visitas, até campanhas que interagem com as pessoas e divulguem coisas sobre você.

Porém, como viemos aqui para focar nas redes sociais, falaremos principalmente sobre postagens nas redes e as interações com os seus seguidores.

Quais são as principais vantagens do plano de conteúdo nas redes sociais?

Se você acompanha os nossos conteúdos, com certeza já ouviu que devemos “educar” o mercado e o público que deve consumir os serviços das empresas de TI e dos MSPs.

Afinal, por mais que termos técnicos mostrem a importância e a seriedade de um bom serviço de TI, não adiantará muito se o público não entender o que são essas palavras.

O “tecniquês” é um problema bem comum que atrapalha o entendimento sobre alguns serviços, seus objetivos e principais vantagens. Nesse sentido, um plano de conteúdo ajuda você a se localizar nas redes sociais, organizar suas ideias e passar isso para as pessoas de uma forma mais fluida.

Mas, qual é o objetivo disso tudo?

O foco em realizar todo esse estudo é ter a atenção das pessoas e fazer com que elas queiram, por vontade própria, seguir sua empresa e ficar sempre de olho no que você compartilha. Inclusive, nutrindo essa confiança entre marca e cliente, a probabilidade de vendas também aumenta.

E como fazer um plano eficiente?

O primeiro passo para ter uma comunicação mais assertiva é visualizar bem o perfil de seguidor que você mais quer acompanhando suas redes sociais. Para que essa identidade ideal não se perca no meio de tantas produções de conteúdo, estabeleça uma persona. Criando uma figura com nome, idade, sexo, local onde vive, profissão, hobbies e preferências, você não corre o risco de “se perder” ao produzir materiais que não interessam ao seu público ideal.

Logo após saber para quem você quer compartilhar, o tipo de linguagem é essencial para que as pessoas entendam e fiquem mais curiosas pelos seus temas. Mais uma vez, o “tecniquês” é algo que precisa ser usado com muita cautela. Assim, você fala de um jeito que todos te entendem, apresenta os serviços disponíveis e ainda pode falar sobre as curiosidades do seu segmento, aumentando o interesse dos seguidores.

Por fim, mas não menos importante, temos a variação de temas nos posts. Porém, como esse fator é um pouco mais extenso, traremos uma explicação maior para ele logo abaixo.

Variedade de conteúdo: como não esgotar seus assuntos?

Focando agora nos tipos de temas que podemos compartilhar na internet, temos como os mais comuns os posts:

  • Institucionais;
  • Comerciais;
  • Interativos: convidando a compartilhar ou comentar no post;
  • Storytelling: dando um contexto completo e profundo para o entendimento de um assunto;
  • Depoimento/prova: auxiliando na mesma ideia do institucional, mas pelas perspectivas de outras pessoas que consumiram seus serviços;
  • Informativos.

Inclusive, é totalmente válido experimentar produzir os mais diversos tipos de temas para postagens e analisar qual delas mais engajamento, isto é: acumularam curtidas, comentários e compartilhamentos. Assim, você vai afunilando assuntos de maior interesse e deixando as opções que engajaram menos em segundo plano.

Frequência de postagens: um fator fundamental no plano de conteúdo

Não fazendo parte da construção de conteúdo, mas tendo impacto direto na visualização dos posts, a frequência com que você compartilha faz muita diferença para quem quer crescer nas redes sociais.

Um erro comum que muitas pessoas cometem quando criam perfis profissionais é achar que devemos produzir e compartilhar informações todos os dias. Porém, conteúdo demais não traz tantas vantagens assim. Isso porque, além de esgotar seus temas mais rápido, a própria plataforma precisa de um tempo para entregar melhor aquele conteúdo postado. Quando um novo post é compartilhado, você interrompe a entrega do post anterior e começa uma nova entrega de conteúdo. Nesse sentido, se você não dá tempo o suficiente para os posts terem uma boa performance, o algoritmo entende essa falta de interação como irrelevância, deixando seu perfil sempre para depois.

Em contraponto, postar pouquíssimas vezes também não é bom. Afinal, as redes sociais entendem que você não é um perfil tão informativo e relevante pela escassez de conteúdos publicados.

O ideal mesmo é manter uma frequência semanal. Sendo assim, você tem mais tempo de criar posts atrativos, enquanto a distribuição no algoritmo entrega seus conteúdos anteriores. Unindo isto a assuntos interessantes, você acumula mais seguidores, seu engajamento sobe e as redes sociais aumentarão a entrega dos posts do seu feed.

Agora que explicamos mais sobre o plano de conteúdo, como fazer um e as principais vantagens de adotá-lo, entre em contato com a nossa equipe e consulte mais estratégias de marketing para empresas de TI e MSPs.

Ah! E para mais conteúdos com este, não deixe de conferir os blogs da MSP Marketing!

Até mais!

Luís Montanarihttps://mspmarketing.com.br/
Eu sou pai da Helenna e da Cecilia, profissional de Marketing e Empreendedor. Tenho um nome reconhecido no marketing para empresas de TI e MSPs, trazendo comigo mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo mais de 10 anos dedicados exclusivamente ao mercado MSP.

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