Estratégias bem consolidadas não podem ter fatores de risco que atrapalhem o resultado das suas campanhas. Saiba agora o que se deve evitar em uma estratégia de marketing efetiva para a sua marca!
Se você também está no universo de TI e busca estratégias cada vez mais otimizadas, seguras e que potencializem seu reconhecimento no mercado, esse texto é para você!
Portanto, se você chegou até aqui, já deve imaginar que o marketing é fundamental no reconhecimento, crescimento e destaque de uma marca/empresa.
Sendo assim, para ajudar você do mercado MSP, que busca autenticidade, crescimento contínuo e destaque no mercado, eu separei 5 coisas para não fazer nas suas estratégias de comunicação.
Isso porque, como alguns itens podem ser novos para você, é comum cometer aqueles “tropeços”.
Então, acompanhe o artigo até o fim, fique bem atento aos tópicos que traremos, faça as suas anotações e tenha uma ótima leitura!
– Identidade visual do MSP com base no senso comum
Quando falamos de identidade visual, provavelmente você deve ter pensado em algo:
- Baseado no azul, para passar sensação de inteligência e lógica;
- Ícones que remetam à rede de internet e algo que conecta usuários;
- Cadeados para sinalizar segurança de arquivos privados.
Usar elementos que caem no senso comum não é algo ruim. Afinal, fica até fácil para os clientes entrarem no seu site ou redes sociais e entenderem o que eles encontrarão entre seus serviços. Porém, o lado ruim em apostar nos elementos básicos demais é a falta de autenticidade que isso trará.
Por isso, não se prender ao básico e saber escolher cores e elementos mais únicos é o primeiro passo para alcançar uma identidade forte, conhecida e de fácil reconhecimento.
Apesar disso tudo, precisamos te fazer um alerta: cuidado para não ser diferente demais!
Uma ideia muito “fora da curva” pode causar estranhamento quando as pessoas comparam seus serviços e atuação com a identidade escolhida. Afinal, aposto que você nunca viu um consultório de dentista rosa ou um escritório de advocacia amarelo.
O ideal, nesse caso, é saber equilibrar a autenticidade com o que cai no senso comum.
2 – Redes sociais não são garantias de venda
Quando alguém está no mercado oferecendo serviços para as pessoas, uma das primeiras etapas que fazemos é criar uma conta em uma rede social, não é mesmo? Essa atitude realmente é benéfica para os negócios, afinal, uma boa comunicação ajuda a:
- Atrair com conteúdo relevante;
- Engajar pessoas e mostrar como seus serviços são necessários;
- Exibir o lado humano do seu negócio.
Atualmente, essas redes até auxiliam nas suas vendas, exibindo anúncios que encaminhem para lojas on-line e chats de conversa com sua equipe. Porém, não podemos esquecer que as pessoas estão nas redes sociais para socializar.
Em se tratando de vendas, o melhor é investir em um veículo que facilite o entendimento do seu negócio e leve ao momento decisor da compra. E, como o site é feito exatamente para gerar esse contato, ter um endereço próprio da sua empresa MSP é mais apropriado para vender.
Inclusive, com a queda e retorno do X (antigo Twitter), também ficou claro como depender de uma rede social coloca muitos em uma situação delicada. Afinal, se a rede cai ou fica indisponível, você perde totalmente sua comunicação com o público.
Eu sempre digo que: “você não vai entender pelas redes sociais, mas a falta delas pode impedir as suas vendas”.
3 –O bom serviço de TI começa com atendimento ágil de um MSP
Uma questão muito importante que consegue ter um peso enorme nas suas vendas hoje em dia, é o tempo de atendimento. Isso porque, o tempo é um recurso que está cada vez mais escasso, e seus leads querem otimizar as tarefas e estão preocupados apenas com os próprios objetivos.
E, com essa prioridade e necessidade de atendimentos ágeis e práticos, implementar uma solução que disponibilize um chat de atendimento pode parecer tentador, não?
O problema é que, caso você demore a responder, isso pode ser o suficiente para um cliente ir embora e não fechar negócio.
Sendo assim, se for para trabalhar com esse tipo de estratégia, não basta só colocar o link do seu WhatsApp ou outra plataforma de comunicação direta em todos os lugares.
É preciso realizar um atendimento o mais rápido possível, onde você se mostra sempre à disposição de quem quer suas soluções.
Ter o apoio de um chatbot com atendimento automatizado pode ser vantajoso. Afinal, em casos mais simples, você faz o atendimento inicial, coleta as dúvidas e dados de contato e informa ao lead que retornará (não é o ideal, mas garante o início do atendimento).
E, com a ajuda de soluções mais completas, em casos onde a pessoa só quer tirar alguma dúvida, ela consegue a resposta sem precisar esperar pelo atendimento humano.
Mas, ainda assim, procure ter um atendimento humanizado, ágil e o mais completo possível.
4 – Cuidado com o tipo de conteúdo
Ultimamente, um artifício que muita empresa tem usado para chamar mais a atenção, é a viralização de conteúdo. Isso funciona através de trends e assuntos que estão em alta entre as pessoas.
Na teoria, focar naquilo que é mais falado é bom, assim, você se posiciona no que as pessoas mais querem ver atualmente. Porém, nem sempre isso entra em contexto com a identidade e a postura da sua empresa ou dos seus clientes.
Fazer uma piada ou outra que atraia visualizações para a empresa pode ser bom, mas, manter uma comunicação que expresse segurança, profissionalismo e comprometimento é um benefício sem igual.
Por isso, é preciso olhar pela perspectiva de quem é um possível cliente, listar os assuntos que realmente interessam a estes e produzir informações valiosas e que tragam real utilidade para a rotina deles.
Cuidado com as modinhas!
5 – Não cometa o mesmo erro duas vezes!
Por mais simples que pareça, nem sempre é tão prático encontrar um erro de comunicação e corrigi-lo. Ainda mais para uma empresa de tecnologia, que não tem obrigação nenhuma de ser especialista em marketing.
Por exemplo: digamos que você fez uma série de anúncios que serão exibidos nas redes sociais, contudo, eles não trouxeram muitos resultados.
O ideal a se fazer aqui, é estudar os dados sobre esses anúncios e tentar identificar o que há neles que impeça ou atrapalhe seus leads.
Essa análise é essencial para criar novos planos de comunicação cada vez mais assertivos! Procure fazer testes, aprender com eles e melhorar as suas estratégias continuamente.
Por fim, agora que você tem essas 5 dicas para não cometer erros na comunicação entre MSP e cliente, que tal conhecer mais dos nossos serviços? Desde a prospecção de novos clientes, até o branding e suporte com site, temos a solução certa para a sua empresa!
Muito obrigado por acompanhar até aqui. Nos vemos em breve!