Direito & Tecnologia

Ξ 3 comentários

Pirataria: um só crime em vários formatos

publicado por Gilberto Sudré

Figura - Pirataria: um só crime em vários formatosQuem está envolvido na área de tecnologia ou usa um computador provavelmente já deve ter ouvido o termo “pirataria”. Seu significado mais comum é a ação de copiar e/ou distribuir ilegalmente software ou conteúdo (como música, texto ou fotos) protegido por direitos autorais.

Falando especificamente em relação ao software, o que pouca gente sabe é que há diferentes modalidades de pirataria. Conhecer as várias formas deste furto de propriedade intelectual pode proteger você e sua empresa de estarem envolvidos com tal prática, mesmo que de forma não intencional.

Só para lembrar, este crime é passível de punição com multa de até 2000 vezes o valor da cópia pirata
encontrada na empresa e seus representantes legais são responsabilizados criminalmente pelo ato.

A forma mais comum de pirataria acontece quando o usuário copia o software sem ter a licença para seu uso. Isto pode acontecer no ambiente pessoal ou em empresas que não controlam corretamente o número de licenças adquiridas e instaladas em seus computadores.

Outra situação que devemos ficar atentos é quando adquirimos um computador que já vem com o sistema operacional e aplicativos instalados. Neste caso o usuário deve conferir a nota fiscal para verificar se ela relaciona todos os aplicativos fornecidos. Esta é a garantia de que os programas são legais.

Se você faz download de programas através da Internet também deve verificar se o proprietário do aplicativo autorizou sua distribuição. Nesta situação a recomendação é evitar sites de downloads “genéricos” e sempre baixar os programas a partir da página oficial do fornecedor.

Quem acha não corre riscos quando adquire os aplicativos em lojas pode ter surpresas. Existem muitos vendedores que oferecem programas falsos mas em embalagens muito parecidas com as originais. Estes pacotes de software normalmente incluem cartões de registro falsificados ou com números de série não autorizados. Para ficar livre deste problema só adquira programas em estabelecimentos conhecidos e exija a nota fiscal.

Fique atento ao preço do software. Se estiver barato demais há grande chance deste produto ser pirata.

Se você não quer pagar o preço do aplicativo proprietário lembre-se de que sempre existe a opção do software livre, uma alternativa gratuita e equivalente. Muitas pessoas já migraram para este tipo de programa e estão muito satisfeitas.

Um forte abraço.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Professor, Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança da Informação e Computação Forense . Palestrante de Tecnologia. Coordenador do Laboratório de Segurança da Informação – LABSEG do Ifes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro fundador da CSA - Cloud security Alliance. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta, Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil, Revista Espírito Livre e Portal TIEspecialistas. Autor dos livros Antenado na Tecnologia, Redes de Computadores e Internet:O encontro de 2 Mundos. Fã de Tecnologia e apaixonado pela Fotografia. Mantem o blog http://gilberto.sudre.com.br com as suas publicações, seus programas de TV e de Rádio.

Gilberto Sudré

Comentários

3 Comments

  • Pirataria é crime. Original é um Roubo então Compartilhar é legal!

  • A Maioria dos BRASILEIROS praticam “CRIMES” ! ! ! ! ! !

    Prezado Cidadão Brasileiro,

    EU, VOCÊ, como a Maioria dos Cidadãos Brasileiros, no passado, fomos contra os “CRIMES”, como a “PIRATARIA”, mas na atualidade a referida situação passada modificou porque muitas “Mentiras se tornam Verdades” sustentado por INDIVÍDUOS NÃO–ÉTICOS que atuam por “LUCROS à Qualquer CUSTO” e esse MAL vai crescendo geometricamente.

    Os IMPOSTOS foram CRIADOS / ESTABELECIDOS para que tudo fosse mantido em BOM FUNCIONAMENTO, mas isso não vem ocorrendo há Muitas DÉCADAS, basta que se veja a SITUAÇÃO LASTIMÁVEL que persiste na Política Brasileira & Setores Públicos/ Privados (Educação / Ensino / PESQUISAS, SAÚDE, TRANSPORTES e Demais Setores Públicos / Privados).

    A SITUAÇÃO LASTIMÁVEL é decorrente da CRESCENTE Atuação NÃO–ÉTICA por “LUCROS à Qualquer CUSTO” e nisso todos da Sociedade Brasileira tem sua Enorme Parcela de CULPA porque não atuam Somando Esforços no seu COMBATE – a MAIORIA sempre foi e será OMISSA e APENAS permanecerão tentando PRESERVAR (Garantir Um Mínimo de DIGNIDADE no Final da VIDA) o que conseguiu HONESTAMENTE ou NÃO ao Longo da VIDA, deixando em ÚLTIMO LUGAR as Suas Mais IMPORTANTES, de FATO, OBRIGAÇÕES / DEVERES e com isso INDUZEM a CRESCENTE EXPANÇÃO de TODOS os Grandes MALES da HUMANIDADE.

    Raríssimos conseguem perceber quais são os seus Mais Importantes DEVERES / OBRIGAÇÕES.

    REFLEXÃO IMPORTANTE: A Maioria pode até comparecer às Reuniões de Pais & Mestres, mas quase nada contribuem para induzir Melhorias da Qualidade do Ensino / Educação do BRASIL e pouco ou nada aprendem com o EVENTO, perdendo tempo precioso que poderia ser Melhor Aplicado em Outras Atividades RELEVANTES capazes de contribuir para o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do BRASIL, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    Na Minha Qualidade de VIDA sempre acreditei que era FUNDAMENTAL ser PREVENTIVO, mas até isso parece que está com Seus DIAS CONTADOS porque a MENTE HUMANA já sofreu DISTORÇÕES devido a POLUIÇÃO MENTAL/PSCOLÓGICA de DIFICÍLIMA REVERSABILIDADE – SÓ é POSSÍVEL REVERTER a LASTIMÁVEL SITUAÇÃO com uma LAVAGEM CEREBRAL COLETIVA–ÉTICA, mas re–lembro a todos que o REGATE da ÉTICA, também, não consegue os AVANÇOS NECESSÁRIOS devido PRINCIPALMENTE a OMISSÃO da MAIORIA, onde incluí–se os Políticos, Pesquisadores, Todos os Meios de Comunicação, entre Outros.

    OBSERVAÇÃO: aguardamos as suas MANIFESTAÇÕES e para isso utilize o nosso e–mail missao.tanizaki@gmail.com.

    NOTA: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradecerão nesse Momento ESPECIAL.

    LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE (*) – Equipe BR do A G U A P É
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    (*) REF.: Definições do SEBRAE

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes