Carreira

Ξ 4 comentários

Os Dâmocles no mercado de trabalho

publicado por Rafael Sá Oliveira

Na Grécia antiga, com poder absoluto e incontestável, e tendo sua palavra como lei, o Rei Dionísio administrava o seu reino. Gabava-se de ser um “todo poderoso” e vivia esbaldando-se nas delícias e vantagens da realeza. Sempre que podia, Dâmocles, súdito da corte, expressava seu sonho de um dia poder ter à mão tudo que desejasse.

Dâmocles insistiu com afinco nesse desejo, até que Dionísio resolveu revelar-lhe as angústias do poder convidando-o para ser rei por um dia, com direito à coroa, cetro, banquete e tudo mais… porém, mandou colocar uma espada em cima do trono, presa por um fio de crina de cavalo.

Dâmocles empolgou-se com a possibilidade da realização do seu sonho. Vestiu-se pomposamente e assumiu a condição de rei, debruçando-se sobre o banquete em sua homenagem. Porém, no meio da festa, levantou os olhos e viu sobre sua cabeça a espada ameaçadora, que a qualquer momento poderia decapitá-lo. Engoliu seco, com medo e receio, mas entendeu nessa hora, as angústias inerentes do poder.

Em tempos modernos, os Dâmocles estão sempre preocupados, quase sempre sem motivo aparente, sentem-se ameaçados com ou sem estabilidade. No trabalho, temem ser demitidos. Se empresários, têm receio de serem abandonados pelos clientes. O temor nos olhos do Dâmocles é visível quando os chamam para uma reunião em que eles desconhecem o assunto. Querem controlar tudo, tentam demonstrar não estar assustados, sofrem de ausência de fé crônica e tendem a viver exaustos, pois, além do esforço para realizar suas atividades, gastam grande energia com pensamentos pessimistas e carregados de negatividade. Você com certeza deve conhecer um Dâmocles, correto?

Os Dâmocles, na medida em que evitam riscos, passam a ficar em cima do muro. Evitam tomar decisões importantes e não ousam, na ilusão de estar protegendo seus cargos.

Na vida, apreciar com intensidade cada momento e aprender a conviver com os riscos é de suma importância para nos deixar em alerta e para agregar valores a tudo que nos cerca. Devemos acreditar sempre, cultivar a fé, por pior que seja a situação, e não deixar a dúvida tomar conta de nós.

Observar a real existência do perigo, se entregar ao desconhecido, semear o autoastral e o bom humor, levar a vida com fluidez e flexibilidade, e deixar o sofrimento desmedidamente antecipado de lado, é fator primordial para domar o Dâmocles que existe em nós, deixando-nos livres para alçar novos e prósperos vôos.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

RAFAEL SÁ OLIVEIRA Gestor de TI, com 12 anos em TI, adequado e certificado nas boas práticas da ITIL® , CobiT®, ISO 20000 e Balanced Scorecard , com conhecimento em Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de TI, Administração Estratégica, Gestão de Pessoas e de equipes de alto desempenho, treinamento e capacitação de equipes. ✔ rsobsb.comAbout.meLinkedInTwitter

Rafael Sá Oliveira

Comentários

4 Comments

  • Incrível o artigo…identifiquei que eu já agi como um dâmocle antes, mas que com o tempo fui aprendendo a lidar e hoje sou uma pessoa melhor e um profissional melhor. As pessoas tendem a buscar a liderança mas nem sempre sabem como é estar no papel de um líder, a pressão assumida por ele e a enorme responsabilidade de tomar decisões importantes..
    É nesse momento que o perfil Dâmocle é revelado..Mesmo eu achando improvável, espero que com o passar do tempo, os profissionais comecem a entender melhor o papel dos líderes e saibam a necessidade de ter alguém que saiba assumir riscos e não fique receoso ao tomá-los.

  • Bom dia Kalil, que bom que gostou do artigo, saiba que também já tive meu momento Dâmocles que o tempo de trabalho e a experiência me ajudou a domá-lo… também espero que todos os profissionais consigam superar esse perfil com o tempo!!!

    Abraço!

  • Nossa, Adorei seu artigo Rafael; me identifiquei muito com o texto, sofro muito por antecedência e perco grandes oportunidades por isso! Estou trabalhando nesse probleminha pra deixar de ser uma Dâmocle ^^

    Continue assim, adoro seus artigos colega!!!

    Abração!

    • Cara colega, fico feliz que esteja gostando dos meus artigos e torço de verdade pra que consiga deixar de ser uma Dâmocles!!!

      Continue prestigiando o portal viu, encontrará sempre grandes aprendizados, posso garantir!!!

      Grande abraço e bom trabalho!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes