Carreira

Ξ 2 comentários

Orgulho de Ser Vendedor

publicado por Gustavo Netto

Cidade pequena da Zona da Mata Mineira, saudosa São João Nepomuceno, berço da família do meu pai, há mais ou menos 10 anos. Na varanda da casa da minha tia-avó estou eu, dois primos, minha mãe, minhas tias. A família quer saber o que cada um dos primos faz. “Eu sou advogado” disse meu primo mais velho. “Eu sou médico” replicou meu primo mais novo. “E você, Gustavo, o que você faz ?”, perguntou uma das tias. “Eu sou vendedor”.

Mais tarde, minha mãe veio reclamar comigo: “Vendedor ! Você não é um vendedor, você é Engenheiro”.

Recordo esta deliciosa estória da minha vida para ilustrar como as coisas mudam ao longo do tempo.

O conceito que a minha mãe tinha de vendedor era alguém que provavelmente não tinha estudado muito e sobrou apenas a área de vendas para trabalhar, porque todo mundo sabe que não é preciso estudar para ser vendedor. E assim os vendedores viviam de porta em porta empurrando produtos que ninguém queria.

Existem vários nomes pomposos hoje em dia para a profissão de Vendedor, principalmente na área de tecnologia: Especialista em Vendas, Consultor de Vendas, Gerente de Vendas, Executivo de Vendas, entre outros, mas a palavra que eu realmente mais gosto é Vendedor. Acho que ela traduz o que a profissão se propõe, apesar de não mais conter tudo o que este profissional faz.

Principalmente na área de tecnologia hoje em dia, o Vendedor é um dos profissionais mais completos que existe, praticamente um Super-Homem, e está envolvido em todas as etapas de um projeto:
– ele precisa ouvir o cliente e entender a necessidade que o cliente expõe;
– precisa conhecer amplamente o portfólio de produtos para analisar se tem condições de oferecer uma solução para o cliente;
– analisa soluções de parceiros ou outros componentes que podem ser integrados na solução;
– envolve Parceiros de Negócios, Especialistas Técnicos, Arquitetos de Solução, Engenheiros, Vendedores Especialistas, Gerentes, Diretores e outros profissionais de sua empresa que vão montar a infraestrutura técnica e comercial do projeto;
– apresenta a solução para o cliente;
– navega em diferentes áreas do cliente buscando suporte para a solução: área técnica, área usuária, área de projetos, compras, financeiro, diretoria, presidência;
– cultiva relacionamentos no cliente em todas estas áreas;
– lida com ameaças de concorrentes ao projeto;
– monta business cases, pricing cases, ROI, estudos de TCO;
– organiza visitas a outros clientes que já têm a mesma solução;
– promove eventos sobre a solução, agenda visitas a show rooms e laboratórios;
– oferece opções financeiras ao cliente: financiamento, leasing, diferimento;
– navega por vários níveis dentro de sua própria empresa, obtendo aprovações, solicitando crédito, brigando por melhores condições para o cliente, montando o contrato;
– acessa a área de compras do cliente, colhe as assinaturas;
– comemora a assinatura do contrato, porque ninguém é de ferro;
– ou então amaldiçoa a concorrência por ter perdido a venda, mas não perde muito tempo com isto porque precisa atender outros clientes e começar tudo de novo;

Logicamente todas estas etapas contam com profissionais especialistas que suportam o trabalho do Vendedor, mas este profissional é o principal coordenador de tudo o que é feito para o cliente em um determinado projeto.

Este profissional especialista, organizado, disciplinado, paciente, estrategista, agressivo e com tantas outras qualidades é que me faz orgulhar em dizer: “Eu sou Vendedor” !

Neste espaço eu espero humildemente poder divulgar um pouco mais deste mundo para todos os interessados, discutir assuntos relevantes sobre esta área, concordar, discordar, aprender.

Gustavo Netto
Gerente de Pessoas
Inside Sales Software – IBM Brasil

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Gustavo Thadeu dos Santos Netto, Carioca, 40 anos, casado, um filho Formado em Engenharia Elétrica com Ênfase em Sistemas e Computação Técnico em Processamento de Dados formado pelo Colégio Pedro II Trabalho há quinze anos na IBM, sempre na área de Vendas. Desde maio de 2011 estou como Gerente de Pessoas de um time de Inside Sales de Vendas de Software. Antes da IBM trabalhei como Programador e Analista de Sistemas,com experiência em linguagens como Assembly, C, Clipper, Visual Basic, Delphi.

Gustavo Netto

Comentários

2 Comments

  • Ótimo! Achei espetacular o ponto de vista. Vender e uma arte e realmente um bom vendedor e um Super homem.

    Abraços.

  • Excelente post!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.