‘’O mercado de trabalho mudou. ’’ Você já deve estar cansado de ouvir essa frase!
Porém, o que muda não é o mercado e sim o cenário com a inserção de novas gerações no mundo corporativo, novas formas de consumo, novas formatos empresariais e a ‘’tecnologia como o centro’’.
Se adaptar nessa realidade é preciso, mas, venho acompanhado diversos comentários de colegas da área, alunos e amigos sobre a insatisfação com as exigências profissionais que as empresas vêm impondo para se inserir ou se recolocar na área de marketing.
Recentemente eu criei um debate no Grupo Implantando Marketing no LinkedIn, onde perguntei para os membros o que estavam achando das exigências do mercado. Vejam alguns comentários:
“Tá complicado acompanhar. A impressão que tenho às vezes é que tudo que aprendo se torna obsoleto dia após dia rs — Giovana Pinto.”
‘’Tem exigido tudo e mais um pouco! fato é que, profissionais multitarefas estão tendo cada vez mais preferência por muitas empresas. — Fábio Henriques’’
‘’ Sem ferramentas, sem verba, sem estratégia, sem pessoas. A única ordem é “Vai e dá um jeito” – Acho que isso aqui é tarefa do marketing… — Jaqueline Lorenzetti ‘’
‘’ O perfil da gestão de cada empresa é o que vai definir a valorização desse profissional, geralmente empresas ainda pouco estruturada imaginam que contratando um profissional de marketing irão assim, magicamente aumentar suas vendas de um dia para o outro, mas negligenciam o fato de que existem outros processos envolvidos que precisam caminhar juntos. — Raquel Córdoba’’
Você pode participar e ver o debate no Link – https://lnkd.in/emKJnBv
Baseado nos comentários, observei um engajamento considerável e opiniões muito semelhantes. Onde quase todos profissionais se queixam nesta realidade e que aparentemente está longe de ser revertido, o digital vem propiciando inúmeros benefícios para a sociedade e para as empresas um espaço macro a ser explorado como a geração de novos negócios, comunicação com clientes e vendas.
Dentro desse contexto, o perfil tradicional do profissional de marketing vai dando lugar a um novo, ainda pouco conhecido por recrutadores e empresários, mas que abrange habilidades variadas, indo muito além da criatividade, expertise em vendas, noções de psicologia e comportamento online.
Há também outras áreas que precisam estar unidas ao marketing digital como os profissionais de TI, jornalistas, relações públicas e até mesmo os advogados se pensarmos em e-commerce.
O meu intuito com esse post é trazer uma reflexão e também ouvir a opinião de vocês sobre as regiões onde residem se encontram essa realidade.
- Como analisam o mercado para o profissional de marketing?
- Quais são as qualificações exigidas pelas empresas?
- E por quanto tempo esses profissionais permanecem nas empresas?
Para finalizar gostaria também de compartilhar um vídeo de uma matéria do Jornal Nacional que comenta sobre a dificuldade das universidades prepararem profissionais para o mercado digital.
[Crédito da Imagem: Marketing Digital – ShutterStock]