Pronto, você começou a trabalhar em uma nova empresa, aceitou aquela promoção ou quer virar o jogo a seu favor. O que fazer para mudar a qualidade da contribuição que você tem para dar?
Muita gente não percebe e continua fazendo sempre as mesmas coisas, apesar de desejarem resultados diferentes! Nessa hora aparece o espirito heroico, deixa comigo que resolvo ou o pavor da sai justa, sendo que nenhum deles agrega qualidade em sua contribuição.
A melhor atitude é fazer um breve diagnóstico da empresa utilizado conceitos básicos do CMMi – Capability Maturity Model Integrated. Esta metodologia de referencia, criada pela Carnegie Mellon University, foi inicialmente aplicada ao desenvolvimento de software para aprimorar continuamente a sua qualidade. Segundo o CMMi, existem 5 níveis de maturidade em processos, a saber: 1- Imprevisível, 2- Gerenciado, 3- Repetido, 4- Medido e 5- Aprimorado. Ultimamente o CMMi criou derivativos e hoje pode ser aplicado ao dia a dia dos negócios de uma empresa – por exemplo o CMMi SVR – Services.
Agora você identifica que a sua empresa está no nível 2 de maturidade. Uma boa iniciativa seria contribuir com a evolução para o nível 3. Se está no nível 1, batalhar para evoluir para o 2. E assim por diante.
Ai um espertalhão pensa em fazer um breve curto circuito, saindo do nível 1 para o 4, ou seja, uma empresa de comportamento imprevisível irá “repetir” processos no nível 3. Parece bobinho, mas é exatamente isso que muitas empresas fazem quando se imaginam gerenciando projetos, processos ou implementando controles do nada.
Pior, tem aquelas no nível 1 ou 2 que compram uma solução de BI. Agora temos controle! Agora podemos ver onde estamos perdendo! E continua com os comportamentos imprevisíveis.
Sua maior contribuição está em ajudar sua empresa a se elevar de nível, passo a passo, sem mágica. Este movimento abre portas, consolida competências e permite ser mais bem reconhecido. Vai nessa que não tem erro não…