CarreiraO estilo Richard Branson de gerir - Faça do...

O estilo Richard Branson de gerir – Faça do Trabalho uma Diversão

-

Publicidade

Sir Richard Branson é o fundador do Grupo Virgin. Seus investimentos vão da música à aviação, vestuário, bio-combustíveis e até viagens aeroespaciais. Richard Branson é o 245º homem mais rico do mundo, segundo a revista Forbes; a sua fortuna, em 2008, foi avaliada em 3 bilhões USD.

Em 2009, Richard Branson firmou contrato com Ross Brawn, dono da equipe de Fórmula 1 Brawn GP, tornando-se seu principal patrocinador com a marca Virgin … só para lembrar, a Brawn GP tem entre seus pilotos o brasileiro Rubens Barrichello e sagrou-se campeã mundial de F1 com o piloto ingles Jenson Button.

Fiz esta rapida introdução, pois a pouco terminei a leitura do livro “O estilo Richard Branson de gerir” … o livro faz um resumo da trajetória e da biografia do excêntrico bilionario … faço a seguir um pequeno resumo de 2 trechos do livro para aguçar a curiosidade e desperatar o interesse … vale a pena a leitura é no mínimo curiosa :

Richard Branson
Clique aqui e compre este livro no Submarino

FAÇA DO TRABALHO UMA DIVERSÃO:

Na opinião de Richard Branson, negócios devem ser divertidos. Criar uma cultura de trabalho excitante é a melhor maneira de motivar e reter bons colaboradores e de lhes pagar menos. A técnica Branson de gerir pessoas oferece as lições a seguir:

* Divertir-se dá lucro. Ir para o trabalho na Virgin não é o tedio que é nas outras companhias, ou pelo menos é nisso que Branson quer que seus funcionarios acreditem, e é claramente sua propria crença.
* Deixe seus empregados à vontade. Branson sempre se cercou de gente talentosa, a quem deu a liberdade de ser criativa. Inumeras vezes esses colaboradores recompensaram a confiança com resultados magnificos.
* Incentive a informalidade – use o primeiro nome. Para o colaborador médio da Virgin, Branson, presidente e principal acionista da companhia, é apenas “Richard”.
* Entusiasmo é contagioso. Ao inspirar sua equipe, Branson obtem dela desempenho excepcional, com niveis de vendas e lucros acima da media dos setores nos quais opera.
* Faça dos negocios uma aventura. Parte da atração da Virgin como empregadora e como marca de consumo é a promessa de aventura.

CAÇADOR DE TALENTOS:

No fundo, Richard Branson não tem nenhuma habilidade nem treinamento empresarial claramente definidos. Ele não é um homem de numeros – foi reprovado tres vezes no exame de Matemática da escola primaria. Tambêm não é um menino prodigio de TI – nunca entendeu de computadores nem de programas de edição de texto, preferindo o caderno de notas ou as costas da mão. Tem jeito pra a publicidade e marketing, mas entende pouco da teoria; prefere sempre fazer as coisas à sua maneira. Então, o que Branson tem a oferecer para a festa ? ( Além da propria festa.)

“ O que faço melhor é encontrar pessoas e faze-las trabalhar. Os empregados da Virgin não são apenas empregados. Não são peões gerenciais de um gigantesco jpgp de xadrez. São eles proprios empresarios. ”

Parece que Branson é bom em se cercar de pessoas muito talentosas e em criar o ambente certo para que floresçam – o que não é pouca coisa.

Ao longo dos anos, a reputação de Branson provou ser um dos meios eficazes de recrutamento de pessoal. Na verdade, os gerentes mais capazes da Virgin, na maioria, procuravam Branson atraidos pelo que tinham visto sobre a forma como ele dirige suas empresas. Uma das suas grandes contribuições para os negocios é agir como um imã para essas pessoas, reconhecê-las e recompensa-las quando aparecem. Branson é um caçador de talentos.

O mesmo princípio se aplica às oportunidades de negócio. Hoje, Branson passa grande parte de tempo revendo as muitas propostas de negócio apresentadas à Virgin por outras companhias. Boas perspectivas são as que envolvem mercados institucionalizados, ajustam-se à marca Virgin ( genuinas e divertidas; conteporaneas e diferentes; defensoras dos consumidores; e primeira classe a preço de classe executiva), reagem bem à receita da empresa, oferecem uma relação risco-lucro atraente e são apresentadas por uma equipe administrativa capaz.

Pense grande, comece pequeno e cresça rápido ! Contate a L&Barreiros Controladoria para auxiliá-lo nesta Estratégia Vencedora.

Bons Negócios

Laecio Barreiroshttp://www.lbarreiros.com.br
Laecio Barreiros, 44 anos, 30 anos de carreira, Contador com MBA em Controladoria Financeira, atuou como Executivo de Finanças e Controladoria em empresas de renome como: GE Capital IT Solutions / IBM Brasil (Divisão Ivix Sistemas ) Zurich Seguros, Rhodes ( Grupo IVARS Italy ), Estanplaza Hotels, McDonalds, Manah (Bunge), Moore Brasil. Desde 2001 dirige a L&Barreiros Controladoria que desenvolve projetos de Gestão do Desempenho, Processos de Controladoria e Finanças com foco em Empresas de Pequeno e Médio Portes. Membro AMCHAM, Associado IBGC, escreve e colabora para as revistas: PEGN, Voce S/A, Exame PME, Meu Próprio Negocio, Estado SP, Folha SP, Portal IG, entre outras...

Latest news

Google I/O 2025: Como a Nova Era da IA Impacta Desenvolvedores e Profissionais de Tecnologia

Descubra como o Google I/O 2025 redefine o futuro da Inteligência Artificial. Veja como o Gemini 2.5, Deep Think e Project Mariner impactam desenvolvedores e o ecossistema de tecnologia.

Pessoas – O Verdadeiro Gargalo nas Empresas – De Startups a Multinacionais

O maior gargalo nas empresas? Pessoas. De startups a gigantes, o fator humano ainda é o elo mais fraco — ou o mais poderoso.

5 elementos que não podem faltar no site de um MSP

Soluções completas de TI gerenciada para empresas. Otimize sua infraestrutura, aumente a segurança e foque no seu negócio. Conte com suporte especializado e proativo.

De Mainframes a Data Centers Modernos: Como o Passado da TI Molda Nosso Futuro Digital

A história da Tecnologia da Informação (TI) é uma trajetória de inovação contínua – desde os Mainframes operados por...
Publicidade

CMO as a Service: revolucione o marketing da sua empresa de TI! 

Ainda não conhece o CMO as a Service ou não sabe como integrar essa solução na sua empresa? Veja como ter um marketing forte ficou fácil!

Prevenção de Fraudes no E-commerce Global

Este artigo explora as complexidades da prevenção de fraudes globais, o papel de ferramentas como o Sift Science e por que estratégias como o 3D Secure (3DS) precisam ser adaptadas às necessidades específicas de diferentes mercados.

Must read

Google I/O 2025: Como a Nova Era da IA Impacta Desenvolvedores e Profissionais de Tecnologia

Descubra como o Google I/O 2025 redefine o futuro da Inteligência Artificial. Veja como o Gemini 2.5, Deep Think e Project Mariner impactam desenvolvedores e o ecossistema de tecnologia.

Pessoas – O Verdadeiro Gargalo nas Empresas – De Startups a Multinacionais

O maior gargalo nas empresas? Pessoas. De startups a gigantes, o fator humano ainda é o elo mais fraco — ou o mais poderoso.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you