TI CorporativaBIO consumidor no controle – Só o BI não...

O consumidor no controle – Só o BI não basta

-

Publicidade

Figura - O consumidor no controle – Só o BI não bastaO varejo mudou. A tecnologia deixou de ser diferencial para tornar-se obrigatória. A empresa que ainda não entendeu esse novo momento corre sérios riscos de perder-se pelo caminho. O Business Intelligence que tanto ouvimos falar nos últimos anos é a nova realidade no setor. E, acredite, uma realidade que veio para ficar.

O BI não é só mais uma tecnologia, um suporte ou ferramenta. É, de fato, um diferencial competitivo. Mas ele, por si só, não basta. É preciso que as empresas saibam aplicar esse conceito com estratégias bem desenhadas e assertivas – totalmente focadas no desenvolvimento dos negócios.

Sem inteligência por trás da análise dos dados não existe BI que apresente bons resultados. Essa tecnologia não fará mágicas sozinha. Hoje tudo gera algum tipo de informação. Redes sociais, email marketing, acessos ao site ou visitas em um estande durante qualquer evento. Os dados são muitos. As possibilidades? Ainda maiores. Mas o desafio é transformá-los em algo relevante para o varejo.

Investir em estratégias que envolvam BI neste segmento torna-se ainda mais importante em tempos de recessão econômica. E, não podemos negar, estamos em um momento de instabilidade. Tanto as companhias como as pessoas passaram a reconsiderar investimentos e gastos. A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) indica que as vendas no período do Natal devem cair 4,1% esse ano. O varejo precisa, mais do que nunca, cativar o seu cliente, reinventar-se.

E agradar o consumidor, sabemos, nunca foi fácil. Mais do que vender seu produto ou serviço, você precisa oferecer uma boa experiência. Encantar o consumidor desde quando ele encontrar com sua loja, tanto no mundo físico como no virtual, até ele ir embora, esteja ele comprando ou não. E não adianta mais só servir o cafezinho, o copo de água… Ou colocar banners e cores bonitas no seu e-commerce. Somos, talvez, a geração mais exigente de todos os tempos!

Os consumidores são mais conectados, não existe mais diferença entre o on e o off. E se você ainda não acredita nisso, melhor mudar de ramo. O cliente conhece seu produto na loja, faz um monte de pesquisas online e depois o compra pelo e-commerce. Isso, se ele realmente comprar com você. E vice-versa. Não existem mais regras. É o omni-channel.

O varejo precisa integrar todas as suas lojas físicas com as virtuais e, ainda por cima, com seus compradores. Só assim será possível explorar, não somente todas as possibilidades de interação, como também os dados gerados por estes contatos. Mas o momento zero dessa estratégia, ao contrário do que muitos pensam, não é levantar a maior quantidade de dados possíveis. O segredo está em identificar o que vale a pena ser analisado.

Não tente explorar tudo, isso não é necessário. E você ainda gastará tempo e dinheiro. A inteligência começa na descoberta do que olhar. Quais cruzamentos de informações realizar para ter informações verdadeiramente estratégicas? Só assim será possível descobrir o que seu consumidor gosta. Como ele interage com a sua marca? Como ele se comporta? Como agradá-lo? Qual será a sua próxima compra? Esta pode ser a base para transformar uma transação em uma relação. E isso é só o começo. Pense em boas perguntas, somente elas te trarão boas respostas… E vendas!

[Crédito da Imagem: BI – ShutterStock]

Eduardo Kfouri
Eduardo Kfouri, VP da Qlik para América Latina

Latest news

Gerenciador de senhas: saiba como fortalecer a segurança de TI da sua empresa em 2024

Um gerenciador de senhas é uma ferramenta projetada para armazenar, organizar e gerenciar senhas de forma segura. Mas podemos mostrar que ele vai muito além disso!

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.
Publicidade

Evoluindo de modelos LLM para modelos LAM

Os modelos LAMs marcam um avanço fundamental na inteligência artificial, transcendendo as capacidades convencionais de geração de texto dos LLMs. Ao contrário dos LLMs que respondem com texto, os LAMs captam a intenção por trás da linguagem humana, decifrando objetivos complexos. Eles então traduzem esses objetivos em ações do mundo real, como por exemplo, filtrar e-mails com base em suas tarefas agendadas.

O impacto da IA generativa nas memórias RAM e SSDs: Um olhar sobre o futuro do hardware

Algoritmos de IA otimizados podem reduzir o uso de RAM ao aplicar técnicas como computação distribuída e processamento eficiente de dados, garantindo uma melhor utilização da memória disponível. Da mesma forma, um uso eficiente dos SSDs pode minimizar o impacto das operações de entrada/saída (I/O) no desempenho.

Must read

Gerenciador de senhas: saiba como fortalecer a segurança de TI da sua empresa em 2024

Um gerenciador de senhas é uma ferramenta projetada para armazenar, organizar e gerenciar senhas de forma segura. Mas podemos mostrar que ele vai muito além disso!

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you