Um modo eficiente de aumentar a produtividade da equipe é investindo em treinamento e Capacitação.
Quando estimulamos o colaborador a manter-se atualizado e progredir profissionalmente estamos ao mesmo tempo motivando e agregando valor ao negócio.
Temos a disposição inúmeras ferramentas e recursos para tal fim.
Vamos criar uma sequencia sugestiva:
Estabeleça o foco do treinamento.
Crie e documente um programa de capacitação que poderá ser utilizado como requisitos para o plano de carreira (em cooperação com o RH).
Divulgue e mantenha um quadro bem visível onde todos poderão acompanhar o ranking e progressão dos participantes. Isso dará motivação.
Crie índices de medição da produtividade para futuras comparações do “antes” e “depois” desta implementação.
Nomeie líderes para os núcleos de capacitação.
Defina horários para estudo e grupos de debate.
Patrocine provas para certificação.
Renove o ciclo de aprendizado e mantenha o programa continuamente.
Exemplo: Equipes de suporte técnico para TI
Objetivo
Treinar a equipe para Certificação MCSA (Microsoft Certified Solutions Associate) Windows 8.
Esta certificação habilita e comprova a capacidade do colaborador para configurar, gerenciar e manter um sistema corporativo do Windows 8, aumentando o poder de resposta a chamados e elevando a qualidade de atendimento.
Defina um cronograma de estudos baseado nos tópicos de treinamento do site MVA. Uma média de 40 minutos diário seria suficiente. O aluno estuda em casa o tópico previsto no cronograma e no dia seguinte se reúne ao grupo de estudo para discutir, esclarecer dúvidas, trocar conhecimentos e praticar em máquinas virtuais o tópico estudado. Seria interessante separar um espaço dentro da empresa para este fim.
Especialista em Gestão de TI - COBIT / PMBOK / BPM / ITIL. Administrador de Redes e Segurança da Informação.
Suporte a serviços, gestão e coordenação de equipes, administração de infraestrutura e redes. Microsoft Technical Specialist Business Intelligence and Datacenter.
Consultor de convergência e proficiência em Help-Desk.
Escritor do blog Gerenciamento Integrado, HotPlug Segurança da Informação. Colaborador dos sites TI Especialistas, Profissionais TI e Administradores. Estratégia em redes sociais e marketing de conteúdo.