Redes & Telecom

Ξ Deixe um comentário

Monitoramento de rede corporativa com Spiceworks

publicado por Sergio Giammusso

Figura - Monitoramento de rede corporativa com SpiceworksCom o Spiceworks Monitor podemos monitorar em tempo real de seus servidores críticos Windows e Linux. Mantendo um olho no desempenho do servidor e tempo de atividade, assim você saberá quando eles estão lentos, sobrecarregados ou fora de funcionamento.

Ideal para monitorar a rede de uma micro e/ou pequena empresa, neste caso efetuamos testes em uma empresa com 2 Servidores DELL (um com a função de telefonia voip, outro com a função de DNS, DHCP, PROXY, BACKUP, FILE SERVER, AD), 2 switchs 48 portas TP-LINK, 1 roteador CISCO, em média 60 estações de trabalho,.

Notificação de falhas críticas via e-mail – Se algo está errado com seus sistemas críticos, no caso de ocorrer problemas críticos (como médias altas ou picos de atividade típica). O Software envia e-mail avisando para assim você providenciar as devidas soluções

Dashboard – Painel de monitoramento de rede – A interface é fácil de usar que você vai querer mantê-lo funcionando em tempo integral em uma segunda tela. Visibilidade total sobre a sua rede e no painel de instrumentos para provar isso.

Monitoramento de Servidor

O software SPICEWORKS permitir monitorar um servidor e obter informações e alertas sobre seu desempenho, armazenamento e trafego das placas de rede.

  • CPU Utilization – Utilização da CPU

A utilização do processamento da CPU para as aplicações que estão sendo executadas no momento, com esse gráfico o administrador consegue monitorar a utilização da CPU.

img1

Software Spiceworks (CPU_Utilization) Fonte: Autoria do próprio autor

  • Memory Utilization – Utilização de Memória

A utilização da Memória RAM com as aplicações que estão sendo executadas no momento com esse gráfico o Administrador pode monitorar o uso da memória.

img2

Software Spiceworks (Memory Utilization) Fonte: Autoria do próprio autor

  • Disk Used Space – Espaço utilizado em disco

A utilização de espaço em disco rígido com esse gráfico o administrador monitora a utilização de espaço em disco rígido.

img3

Software Spiceworks (Disk Used Space_All Disks) Fonte: Autoria do próprio autor

  • Disk I/O – leitura e gravação de dados em disco

Com esse gráfico o administrador monitora a leitura e gravação de dados em disco rígido.

img4

Software Spiceworks (Disk I/O) Fonte: Autoria do próprio autor

  • Networks Packets – Pacotes na Rede

Trafego de pacotes na rede. Com esse gráfico o administrador monitora o trafego de pacotes na placa de rede do servidor.

img5

Software Spiceworks Fonte: Autoria do próprio autor

Network I/O

Entrada e saída de trafego na placa de rede. Com esse gráfico o Administrador consegue monitorar a entrada e saída de trafego na placa de rede.

img6

Software Spiceworks (Network I/O) Fonte: Autoria do próprio autor

  • Monitoramento de SWITCH TP-LINK via SNMP

Com essa função do software podemos monitorar o trafego geral do switch e todas suas portas.

  • Network I/O

Entrada e saída de trafego geral no switch.Com esse gráfico o administrador pode ter uma visão geral do trafego.

img7

Software Spiceworks (Network I/O_All Ports) Fonte: Autoria do próprio autor

  • Network Packets – Pacotes na rede

Trafego de pacotes geral na rede.Com esse gráfico o administrador pode ter uma visão geral do trafego de pacotes na rede.

img8

Software Spiceworks (Network Packets_Visão geral) Fonte: Autoria do próprio autor

Network I/O

Entrada e saída de trafego de todas as portas do roteador. Com esse gráfico o administrador pode controlar o trafego de cada porta do switch.

img9

Software Spiceworks (Network I/O_Controle de trafego) Fonte: Autoria do próprio autor

Monitoramento de ROTEADOR RV-042 CISCO DUAL BALANCE via SNMP

Com essa função do software podemos monitorar o trafego geral do roteador, de suas portas e links.

  • Network I/O

Entrada e saída de trafego geral no roteador. Com esse gráfico o administrador pode ter uma visão geral do trafego.

img10

Software Spiceworks (Network I/O_Controle de trafego-Visão geral) Fonte: Autoria do próprio auto

  • Network Packets – Pacotes na Rede

Trafego de pacotes geral na rede. Com esse gráfico o administrador pode ter uma visão geral da tramitação de pacotes na rede.

img11

Software Spiceworks (Network I/O_Tramitação de pacotes) Visão geral) Fonte: Autoria do próprio autor

.            Network I/O

Entrada e saída de trafego nos links.Com esse gráfico o administrador pode ter uma visão do trafego e cada link.

img12

Software Spiceworks (Network I/O_Trafego de links) Fonte: Autoria do próprio autor

A Gestão de TI da micro e pequena empresa pode utilizar ferramentas de monitoramento como forma preventiva e corretiva para minimizar o impacto de intercorrências e problemas em sua infraestrutura e aplicações.

Com esse monitoramento todo seu setor de gestão e administração de Tecnologia conseguem monitorar toda sua infraestrutura que vão desde de roteadores, switches, servidores, serviços, aplicações, ferramentas de backup e trafego na rede.

A ferramenta de monitoramento é toda integrada e tem diversos critérios configurados de alertas que com qualquer tipo de alteração em suas aplicações é disparado e-mail para seus administradores com notificações e logs de falhas.

Assim todo o Setor responsável consegue manter um ambiente de TI saudável e um ótimo desempenho para a infraestrutura da empresa.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Atuando na área de Tecnologia da Informação há 10 anos, Graduação - Redes de Computadores FMU/SP, Pós Graduação/Especialização – MBA em Gestão da Tecnologia da Informação, Curso de Extensão em Criptomoedas PUC/RJ, Certificação ITIL V3 Foundation, CYBERSECURITY (IT.CERTS), CSIRT FOUNDATION (IT.CERTS), inicialmente na Area de Suporte e Administração de Redes, Atualmente Coordenando a Area de TI de seus clientes com sua Equipe Tecnica, Gerindo a Area de TI não só como os profissionais técnicos fazem, mas sim Empreendendo e tornando o TI um diferencial das empresas não somente um centro de custo, mas sim um Setor de Tecnologia Estrategico, vasta Experiencia em Operação, gerenciamento de serviços de tecnologia da informação e Consultoria, promovo soluções tecnológicas visando o melhor custo/beneficio, elaboro e executo planejamento de TI alinhado com estratégia, liderando atendimento de TI, compreendendo sistemas para gestão e infra-estrutura tecnológica / telecom, visando suportar com o uso de tecnologia da infomação o aumento de receitas, redução de custos, atendimento a demandas fiscais e outros objetivos / projetos considerados estratégicos, preservando e incrementando a segurança da informação e aumentando a agilidade na condução dos processos internos ou de interação c/ clientes, parceiros e fornecedores. Linkedin: https://br.linkedin.com/in/sergio-henrique-giammusso-gomes-91366779

Sergio Giammusso

Comentários

You must be logged in to post a comment.

botão emergência ransomware (1)

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes