Mobile

Ξ 1 comentário

Mobile Device Management – O que mudou depois do surgimento?

publicado por Fabio Bianco

Atualmente um dos bens mais valiosos das empresas é a informação. Com a chegada dos smartphones, os usuários de dispositivos móveis, descobriram a possibilidade de ter todas as informações sobre noticias, amigos (redes sociais) e trabalho atualizadas e ao mesmo tempo. Com isso apareceu a necessidade de ter um aparelho corporativo, simples, com o número de funções reduzidas, como e-mail, calendário e contatos, porém que pudesse manter ter as informações da empresa com toda a segurança necessária e outro que tivesse aplicativos para uso não corporativo como redes sociais, jogos e outras funções que somente os smartphones mais sofisticados possuem.

O surgimento do MDM (Mobile Device Management) permitiu que os dois mundos, tanto o corporativo, quanto o de uso pessoal, pudessem conviver com segurança em um só aparelho.

Com as soluções de MDM que existem hoje, é possível controlar, no nível do detalhe, todas as aplicações que podem ser executadas no aparelho, além de proteger as informações corporativas, através de senhas e permissões vinculadas ao acesso disponibilizado na rede da empresa.

Através do acesso remoto ao aparelho, é possível instalar aplicações, aplicar políticas de segurança, como uso de senhas, restrições de conteúdo e até mesmo apagar todas as suas informações corporativas sem nenhuma intervenção do usuário.

Com o surgimento do BYOD (Bring Your Own Device), soluções como o Air Watch, o Mobile Iron, permitem um controle bastante restrito em relação à segurança dos dados corporativos, quando acessados através de aparelhos de uso pessoal. Estas soluções, podem ser implementadas e gerenciadas no ambiente “in cloud”, ou dependendo do tamanho da necessidade, é possível criar um ambiente dentro da rede da empresa.

A Blackberry, sempre foi uma das empresas mais bem conceituadas em relação à soluções de segurança móvel porém, a solução de MDM que ela disponibilizava só poderia ser usada em aparelhos Blackberry. Com o lançamento da nova plataforma Blackberry Enterprise Server 10.1, hoje é possível criar dois ambientes distintos, dentro do mesmo aparelho, mesmo que o aparelho seja baseado em Android ou IOS, usando o EMM (Enterprise Mobility Manager), além de eliminar a necessidade carregar mais de uma aparelho.

Autor

Profissional da área de TI há 12 anos, atualmente atuando como especialista em infraestrutura na Crivo Transunion Formado em Tecnologia em Processamento de Dados, e Gestão de TI. Responsável pela área de mobilidade, em relação às plataformas de gerenciamento e homologação de aplicações para uso em dispositivos móveis, monitoramento de infraestrutura e gestão de servidores Windows/Linux

Fabio Bianco

Comentários

1 Comment

  • vc poderia descrever pra min O que mudou na segurança na area de ti apos o 11 de setembro
    trabalho academico

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes