TecnologiaMobileMobile Device Management - O que mudou depois do...

Mobile Device Management – O que mudou depois do surgimento?

-

Atualmente um dos bens mais valiosos das empresas é a informação. Com a chegada dos smartphones, os usuários de dispositivos móveis, descobriram a possibilidade de ter todas as informações sobre noticias, amigos (redes sociais) e trabalho atualizadas e ao mesmo tempo. Com isso apareceu a necessidade de ter um aparelho corporativo, simples, com o número de funções reduzidas, como e-mail, calendário e contatos, porém que pudesse manter ter as informações da empresa com toda a segurança necessária e outro que tivesse aplicativos para uso não corporativo como redes sociais, jogos e outras funções que somente os smartphones mais sofisticados possuem.

O surgimento do MDM (Mobile Device Management) permitiu que os dois mundos, tanto o corporativo, quanto o de uso pessoal, pudessem conviver com segurança em um só aparelho.

Com as soluções de MDM que existem hoje, é possível controlar, no nível do detalhe, todas as aplicações que podem ser executadas no aparelho, além de proteger as informações corporativas, através de senhas e permissões vinculadas ao acesso disponibilizado na rede da empresa.

Através do acesso remoto ao aparelho, é possível instalar aplicações, aplicar políticas de segurança, como uso de senhas, restrições de conteúdo e até mesmo apagar todas as suas informações corporativas sem nenhuma intervenção do usuário.

Com o surgimento do BYOD (Bring Your Own Device), soluções como o Air Watch, o Mobile Iron, permitem um controle bastante restrito em relação à segurança dos dados corporativos, quando acessados através de aparelhos de uso pessoal. Estas soluções, podem ser implementadas e gerenciadas no ambiente “in cloud”, ou dependendo do tamanho da necessidade, é possível criar um ambiente dentro da rede da empresa.

A Blackberry, sempre foi uma das empresas mais bem conceituadas em relação à soluções de segurança móvel porém, a solução de MDM que ela disponibilizava só poderia ser usada em aparelhos Blackberry. Com o lançamento da nova plataforma Blackberry Enterprise Server 10.1, hoje é possível criar dois ambientes distintos, dentro do mesmo aparelho, mesmo que o aparelho seja baseado em Android ou IOS, usando o EMM (Enterprise Mobility Manager), além de eliminar a necessidade carregar mais de uma aparelho.

Fabio Bianco
Profissional da área de TI há 12 anos, atualmente atuando como especialista em infraestrutura na Crivo Transunion Formado em Tecnologia em Processamento de Dados, e Gestão de TI. Responsável pela área de mobilidade, em relação às plataformas de gerenciamento e homologação de aplicações para uso em dispositivos móveis, monitoramento de infraestrutura e gestão de servidores Windows/Linux

1 COMMENT

Latest news

Plano de conteúdo para redes sociais: o que divulgar sendo uma empresa de TI?

Não encontrar o conteúdo certo para a rede social da sua empresa é um problema que está perto de acabar. Acesse e conheça o Plano de Conteúdo!

Estratégia de comunicação para TI: 5 erros para NÃO cometer

Existem 5 erros comuns que você não pode cometer mais na comunicação da sua empresa. Se você é um MSP que busca o sucesso, acesse e confira!

Inovação e Liderança: Uma Jornada de Transformação Digital

Inovação e Liderança: Uma Jornada de Transformação DigitalNo ritmo acelerado do mundo de hoje, a combinação de inovação e empreendedorismo é fundamental para profissionais que desejam gerar impacto nas organizações. Ao longo da minha carreira, passei de funções técnicas para posições de liderança, e, nesse caminho, aprendi como a tecnologia pode ser uma força transformadora nos negócios.

IDCA – A Força Motriz por Trás da Excelência em Infraestrutura Digital

Em um mundo cada vez mais digital, a Infraestrutura Digital robusta e confiável se tornou a espinha dorsal da sociedade moderna. É nesse cenário crucial que o IDCA (International Data Center Authority) se destaca como líder mundial, moldando o presente e o futuro da indústria. Mas o que torna o IDCA tão especial?
Publicidade

Gerenciador de senhas: saiba como fortalecer a segurança de TI da sua empresa em 2024

Um gerenciador de senhas é uma ferramenta projetada para armazenar, organizar e gerenciar senhas de forma segura. Mas podemos mostrar que ele vai muito além disso!

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Must read

Plano de conteúdo para redes sociais: o que divulgar sendo uma empresa de TI?

Não encontrar o conteúdo certo para a rede social da sua empresa é um problema que está perto de acabar. Acesse e conheça o Plano de Conteúdo!

Estratégia de comunicação para TI: 5 erros para NÃO cometer

Existem 5 erros comuns que você não pode cometer mais na comunicação da sua empresa. Se você é um MSP que busca o sucesso, acesse e confira!
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you