Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Minhas informações estão seguras no ambiente da empresa?

publicado por Silvio Rocha

Numa época não tão distante

Quando estava desempenhando o papel de gerente de suporte de uma pequena empresa de prestação de serviços de TI, lá pelos idos de 1997, recebi a incumbência de levantar as necessidades de um cliente que precisava de nossa ajuda com relação à segurança dos seus dados. Na época ao entrevista-lo, ele me solicitou um plano de contingência visando contornar problemas como indisponibilidade de acesso ao CPD da empresa em casos como:  Incêndio, Desastres Naturais, Greves e outras de menor impacto.

Na época, as organizações se preparavam para este tipo de ocorrência, lançando mão de  CPD’s redundantes, assim no caso da indisponibilidade de uma instalação outra permitiria a continuidade dos trabalhos.

Outra solução era a compra de cofres a prova de fogo/inundação/terremoto/etc. onde equipamentos e fitas com dados poderiam ser preservados nas situações mais adversas.

O topo de linha da tecnologia de prevenção de acidentes, porém era a Sala Cofre, na realidade um CPD todo acondicionado numa grande caixa blindada. Caso ocorresse um incêndio, desabamento ou outra catástrofe natural, o prédio da empresa poderia se desintegrar, porém os equipamentos e dados ficariam intactos no seu interior.

CPD’s redundantes, Cofres blindados e Salas Cofre, eram e ainda são tecnologias muito caras. Na ocasião, após apresentar o estudo e custos para o cliente ele refutou e preferiu assumir o risco.

Se hoje eu recebesse a mesma incumbência com certeza teria recomendado uma tecnologia muito mais acessível, segura, utilizada com sucesso em todo o mundo e de custo muito baixo, rodando com total mobilidade em Cloud Computing como o Google Apps.

Exemplo atual

Veja o caso do recente desabamento do edifício Liberdade no Rio de Janeiro. Quantas empresas viveram  o pesadelo de constatar que anos de trabalho viraram pó?

Também ouvimos o depoimento de um empresário que teve sua perda focada apenas nos ativos do seu escritório.  Ele declarou que enquanto não arrumava outro imóvel para se instalar seus colaboradores continuariam trabalhando de casa, atendendo seus clientes, pois seus trabalhos estavam armazenados na nuvem.

Você já parou para imaginar o quanto isto vale para o seu negócio?

Tempo gasto pelos colaboradores

Outro aspecto a frisar é o tempo que se por um colaborador na WEB.  Segundo pesquisa do IBOPE, realizada em 2009, em média o Brasileiro gasta 6-7 horas diárias no uso da Internet.

Partindo desta premissa, por que não utilizar o seu navegador como sua principal ferramenta para os demais aplicativos de trabalho? Já que ficamos tanto tempo dentro no nosso navegador, porque não utilizá-lo para as demais tarefas?

Isto nos pouparia dos inúmeros processos de instalação e configuração de aplicativos com as mais variadas linguagens de programação além da ocupação de espaço em nossos Hd’s.

Desde 1997 quando as principais linguagens de desenvolvimento para Web se popularizaram, que esta ideia vinha sendo fomentada pelos desenvolvedores, ela só não foi posta em prática antes em virtude da velocidade das conexões que inviabilizavam o processo. De fato, tentar ler uma página ativa com acesso a um Banco de Dados desenvolvida com as linguagens de hoje, usando uma conexão discada com velocidade de 50 Kbps é inviável.

Banda Larga

Hoje com o advento das conexões de Banda Larga podemos trabalhar on-line com arquivos e aplicativos armazenados diretamente na nuvem.

Pode-se trabalhar de qualquer lugar apenas contando com uma conexão à Internet e um computador, utilizando qualquer Sistema Operacional que permita acesso à Web. Isto sem contar a capacidade de se trabalhar com total mobilidade através de Smartphones.

Automação, mobilidade e colaboração

Aplicativos de automação de escritório como Editor de Texto, Planilha, Editor de Apresentação, Agenda, Comunicação por Chat/Voz/Vídeo, Edição de formulário e Vídeos entre outros, podem ser utilizados de qualquer lugar do Planeta com uma conta do Google Apps.

Além disso, é possível contar com a colaboração dos usuários em tempo real, o que possibilita produzir mais e em menos tempo, com redução de custos e direcionando seus esforços para novos projetos.

Conclusão

Resumindo, o Google Apps oferece uma plataforma para Mensagens/Trabalho em equipe conjugando produtividade com mobilidade e em tempo real de fácil utilização por seus usuários com segurança e com baixo custo de propriedade.

Pense bem sobre este tema e reflita se já não passou da hora de você adotar uma solução em Cloud Computing na sua empresa.

 

Autor

Especialista em Treinamento e Desenvolvimento/Comunicação Interna. Atuou em grandes empresas do segmento de TI. Atualmente é responsável pela área de Gestão de Conhecimento na Setesys, uma empresa Google Partner com ênfase na aquisição/ disseminação de conhecimento e concepção e desenvolvimento de soluções corporativas em Google Apps/Cloud Computing. Escreve no blog da Setesys sobre tecnologia, soluções corporativas, novidades da Google e Google Apps. Um dos membros do Google Business Group São Paulo e criador do Portal de EAD - Instituto Google Apps.

Silvio Rocha

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes