Observando as notícias voltada às novas e para algumas ‘viciantes’ tendências techno-sociais (sendo utilizada desnecessariamente na grande parte das vezes), acredito que o tempo da maior e das várias redes social da atualidade está pouco a pouco chegando ao fim.
Obviamente prefiro não dar nome aos bois, pois ao final das contas, isso é totalmente irrelevante ao fato de que o ciclo de vida de cada rede social é limitado ao ‘script’ previamente desenvolvido com uma espécie de validade já anexada ao seu projeto. Lembrando-se que nada disso é novidade, observamos o nascimento e término de redes sociais de tempos em tempos.
Como muitos se foram e alguns virão. Focarei em uma rede social do qual não tenho participação ativa, porém, acredito que será uma das poucas que ainda durará por um tempo mais significativo: o Twitter.
Minha visão de esperança por tal rede social é apenas uma: o ‘plus’, o critério inovador de sua ideia inicial, o conceito de poucas palavras.
Quando você delimita a alternativa de um longo texto corrido com apenas algumas palavras (140 caracteres), o necessário fala mais alto. É aí que separa o necessário do descartável, surge a verdadeira razão a qual você utiliza tal rede social .
Para grande parte das empresas, o método broadcast do Twitter e a pouca ‘liberdade de expressão’ (da correlação entre praticidade e utilidade) faz com que a mensagem seja direta, tendo uma percentagem de maior utilidade e prudência ao invés de um input de informações descartáveis.
Outro motivo, já difundido por nosso cenário tecnológico é a possibilidade de uso destes recursos em qualquer momento e lugar. Talvez esse seja a maior vantagem para o cliente e desvantagem visando a saúde da rede. A possibilidade de escrever qualquer coisa a qualquer momento torna-se muitas o assunto ignorável devido a grande parte das vezes sua origem ser baseada em conteúdo desnecessário.
Obviamente que atire a primeira pedra quem nunca ‘postou’ um tópico sobre qualquer inutilidade vista em nosso cotidiano.
Enfim, a pergunta que fica ao leitor é apenas uma: Qual seria o próximo diferencial (inovador ou não) para a futura rede social? Será que atual ‘pai da Internet’ (aka Google) finalmente terá sua vez nesta jornada com o antigo e novo Google +?
Acredito que este será um novo conceito !