Carreira

Ξ 3 comentários

MEV para Todos Profissionais de TI

publicado por Rafael Sá Oliveira

Trabalho frequente fora do horário normal, projetos com prazos apertados, atualizações de sistemas realizadas à noite para minimizar os impactos, problemas em equipamentos sem hora para ocorrer, concorrência alta, plantões durante o final de semana, necessidade diária de se manter atualizado sobre novas tecnologias, entre outras características, criam um ambiente perfeito para a expansão do estilo de vida imperfeito e desqualificado dos profissionais de Tecnologia da Informação.

O advento da comercialização desenfreada dos serviços de TI, aumentaram enormemente os lucros e a presença, hoje necessária, da Tecnologia em todo e qualquer negócio existente; porém, o principal prejudicado com esta situação, como sempre, é o profissional da área de TI.

Alimentação desregrada, abastecida pela infinidade de deliveries e fast foods que entregam no escritório, ausência de tempo para a prática esportiva, dificuldade para tirar férias, atestados médicos frequentes, distanciamento da família e amigos, são algumas consequências encaradas face a face pelos  “caras” da informática, em nome de lucros, prazos e sucesso nos negócios.

Não é à toa, que o grande desafio das Áreas de RH das empresas de TI é criar e implementar formas de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, mas cá entre nós, quem é da área sabe que é muito discurso pra pouco resultado.

Esta situação cria algumas situações preocupantes como esta que vou contar:

Vítima desta nova ordem da baixa qualidade de vida, com sintomas como cansaço, excesso de peso, picos de pressão alta, dores de cabeça, problemas de visão e algumas coisinhas mais, resolvi me preocupar mais comigo. Parti para a realização de um check-up… baterias de exames e consultas em mãos encaminhei-me para o cardiologista, após interpretação dos dados o vi prescrever, em letras quase ilegíveis (marca registradas dos nobres portadores de estetoscópios) e papel timbrado da clínica, a seguinte recomendação médica: “MEV – Todos os dias da semana” – ao ler a receita, no alto de minha inocência, perguntei que remédio era esse que nunca ouvira falar e por quanto tempo eu teria que tomá-lo. Entre sorrisos comedidos ele me respondeu: “MEV é Mudança de Estilo de Vida e o faça rápido e todos os dias para todo o sempre, se não quiser encurtar sua participação na história.”

Saí do consultório até feliz por não ter que comprar inúmeros remédios, mas logo comecei a analisar tudo que teria que fazer para cumprir aquela bendita prescrição médica trabalhando nesta área… entre risos, cheguei a conclusão que tomar vários comprimidos ao dia seria mais fácil de cumprir.

Após noite de sono revigorante, repensando minha vida, vi que o primeiro passo para executar essa MEV era arregaçar as mangas, esquecer os obstáculos e criar metas para minha vida pessoal, assim como coloco para a profissional.

Coloquei aqui algumas dicas e pensamentos que julgo necessário para uma mudança desse tipo:

  • Esqueça o Mac Donalds, leve sua comida de casa, capriche nas frutas, saladas e diminua o consumo das frituras e doces.
  • Mantenha sempre um colaborador a par do que está fazendo e o mostre como fazer, isto facilitará, além de uma promoção profissional, suas férias e os plantões do final de semana podem ser repartidos.
  • Saia com seus amigos e família; vá a cinemas, bares, teatros e museus, em companhia daqueles que nos querem bem.
  • Viaje sempre que possível, mesmo que por pouco tempo, ela serve para esquecer os problemas e renovar seu espírito para a luta diária de cada dia.
  • Durma pelo menos 8h por dia, sei que é difícil, mas você vai notar a diferença no dia seguinte.
  • Leia livros técnicos, mas nunca se esqueça dos romances e épicos, eles levam sua imaginação a lugares e épocas que fisicamente, você provavelmente, nunca poderá ir.
  • Pratique exercícios físicos, qualquer que seja, eles melhoram sua respiração, seu coração, sua concentração, seu sono, aumentam sua imunidade e ajudam organizar seus pensamentos.
  • Faça amor; nem preciso comentar os benefícios desta prática não é?
  • Lembre-se que os negócios da empresa continuarão sem você, por mais doído que seja esse fato.
  • E finalmente: entenda que o sucesso profissional de nada vale se você não estiver apto para colher os frutos.

Mude sua vida, enquanto é tempo!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

RAFAEL SÁ OLIVEIRA Gestor de TI, com 12 anos em TI, adequado e certificado nas boas práticas da ITIL® , CobiT®, ISO 20000 e Balanced Scorecard , com conhecimento em Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de TI, Administração Estratégica, Gestão de Pessoas e de equipes de alto desempenho, treinamento e capacitação de equipes. ✔ rsobsb.comAbout.meLinkedInTwitter

Rafael Sá Oliveira

Comentários

3 Comments

  • Perfeito Rafael !
    Precisamos mesmo aprender a diminuir o ritmo, diversificar as escolhas e reaprender a contemplar a vida.
    Na cultura Zen isso significa fazer as coisas com a consciência toda voltada para o momento exato da experiência.
    Abraço

    • Pois é Roberto, sempre nos cobramos e nos cobram tanto que é frequente esquecermos que somos simples humanos!!! 😉

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes