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Lutando na guerra de preços online

publicado por Marcelo Goberto Azevedo

Para um lojista virtual, de uma hora para outra foram criados centenas e no futuro serão milhares de concorrentes diretos e indiretos. Devido há inúmeros fatores como impostos, subsídios, mão de obra, política cambial, entre outros tanto fatores. A simples concorrência de preço do produto pode acabar com um lojista, porque mina diretamente a margem de lucro final, fator este que determina a saúde da maioria das empresas.

Já existem lojas virtuais que estão oferecendo comparação de preços de seus concorrentes diretamente dentro da sua própria página de produtos para mostrar a melhor condição de preço, essa é uma estratégia para grande massa de consumidores que só estão preocupados com o valor gasto e não com conjunto da compra.

É muito difícil para lojistas virtuais novos e médios, vencer nessa batalha através do preço baixo, porque os recursos financeiros na maioria das vezes são extremamente limitados e simplesmente absorver custos adicionais como: frete, brindes, melhores negociações com fornecedores, melhores taxas financeiras nem sempre é possível.

Entretanto esses mesmos grande guerreiros dos preços baixos, para garantir esse forte fator competitivo, efetuam cortes de custos em todas as áreas, seja contratando mão de obra não qualificada, terceirizando atendimento, eliminando processos. É exatamente neste ponto que um novo lojista pode ser apoiar, procurar oferecer um preço um pouco mais alto e atrativo, aliado a uma gama de prestações de serviços especiais. Os clientes esperam pagar preços justos pelo serviço de venda de produtos.

Outra tática é mostrar aos clientes seus diferencias únicos durante o tratamento da negociação com o cliente incentivando que falem da suas experiências com a empresa. Na internet são oferecidas centenas de opções, o que irá diferenciar essas opções cada vez mais, são as recomendações de pessoas de conhecidas, que auxiliam na tomada de decisão para efetuar uma transação neste mar de lojas.

O preço baixo ainda é o maior fator durante uma decisão de uma compra online, contudo esse cenário está se alterando principalmente voltado para agregação de serviços durante uma venda, desde entrega rápida, oferecimento de consultoria, atendimento personalizado, soluções de problemas. O investimento em lojas virtuais não focadas em preço baixo é um retorno que se dará da maturação do comércio eletrônico brasileiro.

Autor

Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo Ecommerce. Atualmente como Diretor na empresa DragonSoft Tecnologia, focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Marcelo Goberto Azevedo

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