TI CorporativaGestão de ProcessosLicenciamento Estratégico de Softwares

Licenciamento Estratégico de Softwares

-

Publicidade

Apesar de toda movimentação existente em torno das boas práticas de governança e gestão de TI, pouco se tem falado sobre Licenciamento de Softwares como disciplina capaz de agregar valor à organização, além das fronteiras do departamento de TI.

Via de regra, as empresas continuam investindo em software por demandas ocasionais ou por projetos, de maneira comoditizada, sem maiores preocupações com o gerenciamento do seu investimento no médio e longo prazos. Além disso, deixam de conhecer e usufruir dos benefícios e possibilidades oferecidas pelos fabricantes aos ambientes corporativos.

Por outro lado, poucos fornecedores se especializam no conhecimento e capacidade necessária para oferecer uma abordagem global e estratégica ao licenciamento e gestão do ativo de software dos seus clientes.

Afinal, como a empresa pode ganhar, na medida em que passa a enxergar e tratar as suas necessidades de software de uma maneira integral, planejada, padronizada e bem gerenciada?

Ao invés de responder diretamente, vamos analisar algumas situações corriqueiras que parecem justificar a necessidade dessa abordagem proposta:

  • Departamentos que decidem de forma independente sobre a aquisição de softwares, impedindo ou dificultando o gerenciamento desses custos, assim como passando a utilizar novos produtos ou versões sem que a área de TI esteja preparada para suportá-los;
  • Ausência de um inventário atualizado dos softwares utilizados, gerando riscos de conformidade e dificultando estratégias de atualização e migração. Nesses caso, não é incomum a empresa investir novamente em softwares já adquiridos e fora de uso;
  • Picos de investimentos que ajudam a reforçar a cultura corporativa de que gastos com softwares são indesejáveis, ao mesmo tempo em que sua obsolescência mantém ocultos ineficiências operacionais e riscos;
  • Desconhecimento total ou parcial dos benefícios proporcionados pelos contratos corporativos globais ou locais, assim como sobre os programas de manutenção e relacionamento com os fabricantes;
  • Ausência de um programa estruturado de evolução tecnológica que eleve o nível de gerenciamento e segurança do ambiente informatizado, ao mesmo tempo em que estimule o desenvolvimento profissional das equipes;
  • Visão ultrapassada dos recursos de software como ferramentas para tarefas específicas ao invés de plataformas para viabilização de melhorias de desempenho e negócios.

Observem que as premissas acima afetam a empresa como um todo e não apenas o departamento de TI. Neste contexto, o CIO teria um desafio educativo importante junto ao CFO e CEO, no sentido de incluir o licenciamento e gestão do ativo de software na agenda de assuntos relevantes para a organização.

Roberto Andrade
Iniciei minha carreira em 1984, ocupando diversas posições na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Desde 1996, tenho atuado na implantação e expansão de unidades de negócio de empresas de TI na região norte/nordeste. Considero-me um gestor preocupado em traduzir complexidade, ambiguidades e incertezas de uma forma que viabilize a realização de potencial das pessoas, alinhada com os objetivos estratégicos da organização, mas sem perda da tensão criativa necessária às grandes conquistas.

Latest news

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
Publicidade

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Must read

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes,...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you