Carreira

Ξ Deixe um comentário

As lentes da criatividade

publicado por Jorge Eiti Okazaki

As lentes da criatividadeA criatividade funciona como uma lente. Tudo depende de sua qualidade para enxergar determinada situação.

“O mundo é como você enxerga”, diz a filosofia oriental. Portanto, se mudar o modo de encarar os fatos que ocorrem com você, o mundo ao seu redor também vai se transformar. Esse papo pode parecer complicado, mas é muito simples. Cada um percebe um mesmo fato de uma maneira diferente. Todos nós temos uma “lente de percepção” que nos faz enxergar um acontecimento de um jeito particular. Sendo extremo, você pode encarar os fatos com otimismo ou pessismo. Ou seja, há dois pontos de vista de encarar a vida: o lado positivo e negativo. Já parou para pensar em qual dos dois você mais se encaixa?

Vou contar a história que recebi por e-mail, que ilustra muito bem como a maneira de enxergar o mundo influencia as nossas atitudes. Certa vez, uma empresa de calçados enviou dois representantes para a Índia. A missão deles era fazer uma análise do mercado e recomendar à matriz se valeria a pena abrir uma fábrica no país ou não. Os dois chegaram à mesma constatação, mas conclusões completamente diferentes.

O pessimista escreveu:
– Não é recomendável abrirmos uma fábrica de calçados. Aqui todo mundo anda descalço.

Já o otimista, escreveu, empolgado:
– Vamos abrir uma fábrica com urgência. Aqui todo mundo ainda anda descalço.

É provável que cada um de nós tivesse ainda uma reação diferente. Pare para pensar: qual seria a sua? A criatividade também funciona como uma lente. Tudo depende de sua qualidade para enxergar determinada situação. Ao passar por um semáforo, o cidadão normal irá ver somente um conjunto de lâmpadas que avisam quando se deve frear ou quando se deve acelerar. Para o criativo, aquele semáforo representa segurança e trabalho incorporado de uma empresa que se responsabiliza pelo bom funcionamento do aparelho. O criativo enxerga o sistema automático de acionamento, a dificuldade de produção, o controle de qualidade que envolve centenas de responsáveis.

A capacidade de enxergar além da aparência é uma das características mais marcantes dos grandes gênios da humanidade. Um bom exemplo cabe ao físico Isaac Newton, que revolucionou o mundo ao observar a queda de uma maçã. A partir da queda daquela fruta, ele desenvolveu a teoria da Lei da Gravidade, na qual os objetos não caem, mas são atraídos para baixo pela força gravitacional da Terra. Não é preciso ser um Newton para conseguir ter o mesmo tipo de pensamento. É possível adotar uma nova atitude para conseguir mudar a forma de enxergar e questionar os fatos.

Tente enxergar o seu dia-a-dia diferente. Sem compromisso, tente imaginar porque determinada peça é fabricada de um jeito e não de outro, o porquê dela ser montada assim, o porquê dela ser armazenada daquele jeito. Ou seja, tente “enxergar” além da “aparência externa” da peça. Tenho certeza que algo vai lhe incomodar a ponto de você propor melhorias. Isso é apenas um começo, um simples exercício, para você alçar vôos mais longos e ousados no futuro próximo. É só usar a sua lente pessoal de criatividade.

[Crédito da Imagem: Criatividade – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Administrador por formação acadêmica, iniciou a carreira profissional em 1973 como desenhista técnico na indústria, após algumas Multinacionais, e residencias em 4 países (Alemanha, Inglaterra, Espanha e China) permaneceu na Volkswagen do Brasil até 2003, por 25 anos. A decisão por seguir uma carreira solo como Consultor em planejamento, desenvolvimento e gestor de negócios na área de produtos, trouxe lhe grandes experiências de mercado. De posse deste conhecimento consolidado milita junto às Empresas assessorando na gestão e atuando na área de produtos, bem como dissemina este Knowledge em palestras e artigos sobre o tema Criatividade no Produto. - Site: criatividadecrachacores.blogspot.com.br/

Jorge Eiti Okazaki

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes