TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

Em que o advogado pode te ajudar no início de uma startup?

publicado por Luiza Rezende

Em que o advogado pode te ajudar no início de uma startup?Olá a todos, Como estão?

O tema de hoje do blog é “em que o(a) advogado(a) pode te ajudar no início de uma startup”. Espero que seja útil a vocês 😉

No trabalho de advocacia junto aos empreendedores muitas vezes ouço a pergunta? “Mas eu preciso consultar um advogado? Por quê?”

A consulta ao advogado com experiência prática em lidar com empreendedores/startups é importante principalmente pelo aspecto daorientação e do auxílio no planejamento jurídico da startup. É importante que o advogado esteja atento ao contexto atual do empreendedorismo brasileiro e consiga visualizar os principais desafios que essas startups estão enfrentando; assim será possível auxiliar os empreendedores de forma plena e personalizada e lhes dar as orientações que irão ajudá-los a alavancar seu business de forma sustentável.

Os empreendedores muitas vezes são pessoas que estão acabando de entrar no mercado empresarial e têm pouca ou nenhuma experiência com os temas que envolvem a abertura de uma empresa e a condução de um negócio de acordo com a lei. Muitas vezes chegam à consulta (digo por experiência própria) com informações coletadas da internet, assim como modelos de documentos retirados de sites “jurídicos”, e acreditam que estão plenamente protegidos. O que não é verdade.

O trabalho do advogado está justamente em usar sua capacidade intelectual para entender a situação particular do empreendedor e de sua startup, lhe explicar quais são os pontos de atenção, quais os documentos, providências necessárias neste momento e quais os próximos passos para que a startup possa avançar e se tornar uma empresa forte e capaz de expandir e lucrar.

O empreendedor não deve hesitar em tirar suas dúvidas com o advogado, lembrando que ele é um profissional com um conhecimento imprescindível para que as atividades da startup discorram com o menor risco jurídico possível e com altas chances de obter sucesso.

A título de exemplo, seguem algumas perguntas de embasamento jurídico que o seu advogado poderá lhe responder e assim lhe ajudar a assegurar sua startup:

  1. Existem leis especiais aplicáveis ao business que você quer exercer?
  2. Sua startup está adequada ao Direito do Consumidor (atenção redobrada para atividades online)?
  3. Qual é o melhor enquadramento societário para o tipo de negócio que será desenvolvido?
  4. Serão necessários acordos de quotistas para regular a sociedade?
  5. Haverá investidores? Como vai funcionar a relação com o investidor?
  6. Quais contratos serão necessários no dia-a-dia da empresa (funcionários, parceiros, colaboradores, clientes, fornecedores etc)?
  7. Que cláusulas são imprescindíveis para a regulação das responsabilidades nos contratos com parceiros e fornecedores?
  8. São necessários documentos adicionais para a comunicação ao cliente das responsabilidades deles?
  9. Sua marca está protegida?
  10. Seu site possui Termos de Uso e Política de Privacidade para orientar os usuários sobre as regras internas do site e como as informações pessoais serão utilizadas?

A título de complementação desse post, não deixem de ler outros dois posts do blog que dizem respeito ao tema:

– Cuidados jurídicos iniciais que todo empreendedor e empresário devem ter ao abrir sua empresa
– Por que consultar um advogado logo no início das atividades da sua startup ou empresa?

Espero que o post tenha sido útil. Quaisquer dúvidas sintam-se à vontade para entrar em contato.

Artigo publicado originalmente em www.startupblogbrazil.com

[Crédito da Imagem: Advogado – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Formada pela Universidade de São Paulo, é sócia da SRC Advogados, escritório de advocacia brasileiro especializado em Startups, Empresas de Tecnologia e Direito Empresarial. Fluente em seis línguas, adora viajar e escreve periodicamente em seu blog Startup Blog Brazil. Como Business Advisor ela auxilia empresários a serem mais eficientes e como Startup Expert ajuda empreendedores a elaborarem e implementarem sua estratégia. Contato: luiza@startupblogbrazil.com.

Luiza Rezende

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes