Carreira

Ξ 4 comentários

ITIL é Estilo!

publicado por Frederico Aranha

ITIL é Estilo! Não vou mentir, sinto-me um general com meus 7 broches que me tornam ITIL Expert. O mais bonito, claro, é o broche de Expert. Comecei com o broche verde da Foundations V2. Como aquilo me deixava orgulhoso! Eu tinha 22 anos e me sentia O cara. Com o tempo percebi que já não era o suficiente ser Foundations. Precisei correr atrás e me tornar um Expert. Foi assim que, depois de tomar a decisão de comprometer R$ 10 mil reais do meu orçamento, finalmente entrei de cabeça no caminho que me conduziria até estas páginas e a este blog. Ser Expert é motivo de orgulho, mas também é uma questão de estilo. O que fazer com 7 broches? Aqui vão algumas dicas:

Não seja exibido

Por mais que você queira, não adianta sair por aí desfilando com 6 broches (se você não tiver feito a V2 como eu) só para tirar onda. Com o tempo seus colegas vão acabar ficando até um pouco enciúmados, porque não é todo mundo que tem força de vontade e garra para ir até o fim. São 6 provas, sendo a única fácil a prova Foundations. Você já sabe que tem coragem e cacife, mas pode acabar criando um clima de competição ao seu redor se ficar se exibindo muito. Competir é bom, mas tudo tem limite.

Use em entrevistas

Estes broches são nota 10 em entrevistas. Você vai ver que eles vão te dar moral. É para isto que servem! São como as plumas do pavão, você tem que exibir, mas tem que saber exibir na hora certa. Quando estiver em uma entrevista é legal levar seus broches e deixá-los no terno, até porque assim as(os) recrutadoras(es) vão poder ver que você é mesmo certificado. Tanto as certificações ITIL quanto a PMP oferecem broches. Use sem medo e aproveite para falar como é difícil tornar-se Expert e ajude-nos a elevar o conhecimento geral a respeito do título.

Use em eventos

Recordo-me dos eventos que ajudei a organizar quando eu era voluntário no PMI. É padrão: quem é certificado está com seu broche na lapela. Faz um bom tempo que não vou a eventos específicos de TI, os últimos foram de educação e TI, então não utilizei meus broches. Todavia, em eventos específicos, você precisa exibir o que tem. Nunca se sabe quem estará te observando ou com quem você vai acabar tomando um cafézinho. Numa conversa casual pode surgir aquele novo emprego que você queria tanto.

Não faça um mural com seus certificados!

Eu sei que dá orgulho, mas não pindure na parede do seu cubículo uma penca de titulos. Não precisa esfregar na cara de ninguém que você fez este curso ou aquele. Saiba que algumas pessoas precisam saber dos seus títulos, não todas. É pior do que andar com os broches na lapela, porque as certificações vão sempre estar lá para lembrar seus colegas que você é um chato exibido! Não se esqueça: quem precisa saber é quem vai te ajudar a crescer e quem precisa do seu trabalho. Além do mais, todo mundo vai saber de um jeito ou de outro, então nada de ficar sendo o mala do escritório.

Concordam? Discordam? Vamos conversar!

[Crédito da Imagem: Status Profissional – ShutterStock]

Autor

Pós-graduado em Gestão de Projetos de TI pela PUCRS, PMP®, ITIL® Expert e experiente Gestor de Projetos. Sou co-fundador da empresa de cursos de gestão Site Campus. Email do autor: frederico.aranha@sitecampus.com.br. Conheça o Site Campus: www.sitecampus.com.br.

Frederico Aranha

Comentários

4 Comments

  • Fernando, quando fazemos as provas e passamos , recebemos esses broches ? Já fiz o foundation, o OSA , PPO, SOA e nunca recebi os broches. Como faço para obte-los ?

    • Oi Allan,

      Você deveria ter recebido junto com seu certificado. O PMI, por exemplo, não manda mais o broche – agora é preciso comprar o broche quando viramos PMP. Talvez tenha acontecido a mesma coisa na virada do ano, quando a Axelos passou a ser a “proprietária” das certificações. Como fiz ainda em outro período, recebi os broches junto com as certs. Tenho certeza que se você acessar o site oficial vai encontrar mais informações sobre o assunto e até mesmo os broches para compra. Caso não seja esse o caso, você deve contatar a empresa de certificação. Você fez pelo Exin?

      Um abraço e parabéns,

      Frederico

  • Acabei de receber o meu broche verde da ITIL Foundations. Fui procurar saber mais a respeito e encontro essa postagem do Frederico sanando todas as minhas dúvidas.
    Em exatamente 53 dias ele chegou aqui na minha casa. Creio que veio das Ilhas Gregas, pois a sede da PEOPLECERT está lá.

    Um abraço Frederico.

    att,
    Rodrigo Isalino Schüffner

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes