Desenvolvimento

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Inovação usando a Cadeia de Valor, Macro-Processos e Processos de Negócio

publicado por Marcelo Celebroni
Análise de Valor é uma metodologia de gestão criada nos anos 50 pelo americano Lawrence Miles. Consiste em decompor um produto ou serviço nas suas funções principais e, em seguida, delinear as soluções organizacionais mais apropriadas para reduzir os custos de produção. Implica numa análise detalhada do valor criado pela empresa através da distribuição dos custos totais de um produto ou serviço pelas suas diferentes etapas: concepção, fabricação, venda, distribuição e serviço aos clientes. Este conceito deu origem às noções de cadeia de valor, acrescentado do produto ou serviço e de “shareholder value” (valor para o acionista) cuja autoria pertence a Alfred Rappaport.
Cadeia de Valor
A Cadeia de Valor designa a série de atividades relacionadas e desenvolvidas pela empresa para satisfazer as necessidades dos clientes, desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e venda até a fase da distribuição para o cliente final. Cada elo dessa cadeia de atividades está ligado ao seguinte. Esta é uma metodologia sistematizada e popularizada por Michael Porter.
A partir do desenho e da análise da Cadeia de Valor, é possível:
• Identificar a importância relativa entre os processos da empresa;
• Identificar interfaces para a integração entre os processos;
• Fornecer suporte para a definição organizacional;
• Estruturar os indicadores de desempenho;
• Priorizar projetos de melhoria e desta forma direcionar investimentos(principalmete o que diz respeito a tecnologia).
A cadeia de valor é, portanto, composta de macro processos. Ela é decomposta em diagramas de processos que se relacionam de forma hierárquica, baseados no conceito de “análise Top-Down”, que permite descrever os processos empresariais em distintos níveis de abstração. Desta forma, é possível associar e combinar a visão abstrata da empresa, desde o nível da sua macro visão, até a descrição detalhada das atividades.
Macro Processo
Conjunto de processos executados de forma ordenada, em uma ou mais Unidades, para realização de objetivos e metas da empresa.
A integração entre os macro processos de uma organização é fundamental para sua competitividade. A definição correta dos macro-processos que formam a cadeia de valor e sua integração constituem a base inicial do desenho da operação empresarial.
Todo macro processo definido deve ter uma razão para existir, um responsável, produtos/serviços gerados, clientes e fornecedores.
Classificação de macro processos
• Macro processos Gerenciais: Estão envolvidos com o gerenciamento da empresa e de seus processos. Ex. Gerir Planejamento Estratégico, Gerir Projetos etc.
• Macro processos Chave: Respondem à missão da empresa e/ou ao atendimento dos seus clientes, os investimentos aqui realizados devem ter como objetivo principal o crescimento do negócio. Ex. Gerir Marketing e Expansão, Gerir Portfólio de Produtos e Serviços, Gerir Oportunidade etc.
• Macro processos de Apoio: São definidos para suportar os macro-processos chave e estão associados de forma indireta ao atendimento de requerimentos de clientes. Ex. Gerir Sistemas, Gerir Serviços Administrativos, Gerir Finanças etc.

Processos de Negócio

é a seqüência de ações integradas, estruturadas e mensuráveis que produzem, através da utilização de recursos, um resultado que agrega valor na percepção do cliente. O processo é vinculado a um macro-processo e pode ser desdobrado em outros níveis de processos (sub-processo).
Características essenciais dos processos:
  • Regularidade;
  • Previsibilidade do resultado;
  • Conhecimento das condições para sua realização.  A gestão do processo foca em assegurar o resultado planejado, com a menor variação possível, o que deve ocorrer indefinidamente, e pressupõe ciclos de aprendizado.

Diferença entre gestão de processos e gestão de projetos

Processos diferem de projetos, uma vez que estes últimos são empreendimentos com começo e fim pré-estabelecidos, que visa desenvolver solução para um problema ou atender a demanda específica de uma pessoa ou unidade cliente. As características essenciais dos projetos são:

    • Singularidade;
    • Incerteza quanto aos resultados;
    • Incerteza quanto às condições para sua realização;
    • Normalmente envolve criação ou mudança.
A gestão de processos de negócio (Business Process Management) é focada na busca de resultados esperados com máxima aderência de prazo e recursos e pressupõe inovação.
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Autor

Administrador de empresas e especialista BPM(Business Process Management) com mais de 12.000 horas de experiência em definição estratégica para implementação de transformação organizacional, através da gestão por processos de negócio, preparação do ambiente organizacional para gestão orientada por processos de negócio, comunicação organizacional, identificação e análise dos fatores críticos de sucesso para o negócio, definição e modelagem de cadeia de valor, priorização de processos críticos ao negócio, modelagem e análise de processos detalhados, identificação de pontos fracos e oportunidades de melhoria, proposição de quick wins, identificação e controle de riscos associados ao negócio, definição de indicadores para monitoramento de processos, planejamento para gestão de indicadores de processos, implementação da gestão de indicadores, definição de acordos de nível de serviço, dimensionamento de recursos necessários para execução de processos, composição de cenários propostos, simulação de cenários, treinamento de equipes para execução e gestão de processos, implementação de novo cenário, operação assistida para o processo implementado, auditoria de processos, consultoria e orientação de processos para as áreas internas, definição e treinamento de donos de processo, preparação de ambiente para gestão de pessoas orientada por competências, adaptação de tecnologia como suporte a execução de processos, planejamento para governança de processos, implementação de escritório de processos, implementação de Enterprise Architecture, treinamento conceitual de BPM (mais de 100 gestores formados), treinamento prático de modelagem de processos (mais de 100 gestores formados) e planejamento, execução e gestão de projetos. Atuou em projetos ligados a objetivos estratégicos críticos para o negócio de empresas tais como, banco Mercantil de São Paulo-FINASA, Telefônica, BCP, Bradesco, NET, Actua (Grupo CCR), IDS Scheer, Sem Parar/Via Fácil, MERCER, Banco ABN, Porto Seguro, Oxiteno, BUNGE, Urbeluz, Siemens, Ministério do Planejamento, Banco de Quayaquil (Equador), Rede Energia, AstraZeneca, Schahin e Claro. Atualmente administra a Celebroni BPM (www.celebroni.com.br), consultoria que além de desenvolver projetos de melhoria contínua através das práticas de BPM, também forma gestores de processos, através de seus treinamentos. Também é consultor especialista em gestão por processos de negócio, convidado pela FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista – www.fiap.com.br) , Guia Training/Guia Business Media (www.guiatraining.com.br) e Trainning (www.trainning.com.br) para ministrar treinamentos de BPM (Business Process Management).

Marcelo Celebroni

Comentários

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  • Por favor, preciso de uma solução em consultoria urgente para mapeamento da cadeia de valor da empresa e dessa forma chegar a matriz de responsabilidades de forma clara e simplificada. Vocês conseguem me ajudar? tenho urgência. Obirgada
    Beatriz – Coordenadora de TI e Projetos 11966144434

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