Carreira

Ξ 9 comentários

Graduação ou Certificação?

publicado por Gilberto Sudré

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido. Para encarar esta realidade, os profissionais procuram se diferenciar mostrando suas competências e qualidades.

É claro que a experiência, traduzida na participação ou coordenação de projetos de sucesso, é um excelente item do currículo. Mas para os profissionais que ainda não tiveram a oportunidade de adquirir a prática, o que fazer?

Uma pergunta que me fazem frequentemente é: o que é mais importante, uma graduação ou uma certificação?

As certificações são importantes e sem dúvida nenhuma muito valorizadas pelas empresas mas elas são limitadas. Estes cursos e títulos, como não poderiam deixar de ser, dão uma visão profunda sobre um aplicativo, equipamento ou sistema operacional específico. Comprovam que o profissional conhece bem aquele assunto mas isto não é tudo.

Para atuar com competência em qualquer área você também deve ter uma visão ampla do assunto, afinal não somos meros apertadores de botão ou digitadores de comandos. A tecnologia muda constantemente e precisamos de outros conhecimentos para compreender as tendências e mudanças no mercado. Pois este conhecimento geral e amplo a certificação não vai proporcionar ao profissional.

Se for escolher entre os dois considero a graduação é mais importante por permitir uma base para a construção de uma carreira sólida e duradoura. Pessoas com poucos meses de estudo podem conseguir uma certificação sobre um assunto específico mas uma graduação vai exigir muitas horas de estudo e prática em diversas disciplinas diferentes.

A graduação também pode abrir caminho para um estágio e com isto agregar experiência profissional para quem não tem. A partir disto fica mais fácil encontrar novas oportunidades de trabalho.

Outro conhecimento esquecido por muitos profissionais de TI é o idioma Inglês. Praticamente o idioma oficial da área. Se você precisa esperar que o conteúdo seja traduzido para o português para lê-lo vai ter acesso a informações com pelo menos 2 anos de atraso.

As certificações são como Pós-Graduações. Depois que você aprendeu a base de sua profissão agora pode se aprofundar em assuntos onde você deseja atuar.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Professor, Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança da Informação e Computação Forense . Palestrante de Tecnologia. Coordenador do Laboratório de Segurança da Informação – LABSEG do Ifes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro fundador da CSA - Cloud security Alliance. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta, Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil, Revista Espírito Livre e Portal TIEspecialistas. Autor dos livros Antenado na Tecnologia, Redes de Computadores e Internet:O encontro de 2 Mundos. Fã de Tecnologia e apaixonado pela Fotografia. Mantem o blog http://gilberto.sudre.com.br com as suas publicações, seus programas de TV e de Rádio.

Gilberto Sudré

Comentários

9 Comments

  • Concordo plenamente.

    PS: Depois que conheci esse site, sou leitor assíduo. Onde eu estava com a cabeça que não tinha encontrado esse site antes ?!

  • Oi Gilberto, concerteza essa dúvida é uma das mais frequentes, gostei também do fato de você ter lembrado do inglês – realmente muitos esquecem que é o idioma oficial da TI 🙂

  • Gilberto, parabéns pelo artigo.

    Acredito que uma base sólida só se constroi com muito estudo, foco e paciência, habilidades fundamentais para concluir uma graduação. Outro item positivo da graduação são as disciplinas que ajudam na formação ética e humanistica do profissional, habilidades que infelizmente estão caindo no desuso mas são importantíssimas.

    As certificações são interessantes, mas acho que algumas delas estão um pouco banalizadas, me pergunto se cursos preparatórios para algumas certificações realmente ensinam o conteúdo ou ensinam a fazer a prova da certificação.

    Atualmenta a fluência na língua inglesa é uma habilidade obrigatória, e isso é muito comentado, mas acredito que alguns ainda esquecem da nossa língua materna. Saber estabelecer boa comunicação oral e escrita na língua portuguêsa é ainda mais importante.

    Abraço!

  • Olá Gilberto,

    Execelente artigo, essas dicas podem fazer a diferença na construção de uma carreira.

    Abraços,

  • Parabéns Gilberto!

    Com certeza um ótimo post para as pessoas que estão iniciando nessa área.
    Concordo com você, acho uma graduação muito mais importante que uma certificação. Acredito que a certificação seja um complemento da sua graduação, junto com outros cursos de pós (mestrado, MBA).

    O ingles hoje é fundamental!!!
    Nenhum profissional consegue sobreviver sem o ingles.
    E hoje ter um espanhol avançado também ajuda.
    🙂

  • Parabéns Gilberto pela artigo!
    Concordo plenamente , é uma pena se deparar com empresas em que entrevistadores visam de forma tão incoerente.
    Participei de um processo, onde recebi a critica por ter MBA em gestão de projetos e ainda não ter tirado o PMP. a pessoa se baseou no custo e não no valor agregado. Hoje já possuo os dois, porem como certificar de algo que o conteúdo ainda não estava agregado ao meu cotidiano seria apenas para efeito de CV, o que vemos constantemente o estimulo entre os jovens, devido a agressividade do mercado de ter que inserir critérios para seleção.

    • Olá Anna,

      Muito obrigado pelo comentário e você tem razão. Muitas vezes o título vale mais do que a formação.

      Grande abraço

  • Este tema é realmente muito “polemico” o que não quer dizer que diante do ponto de vista de cada um esteja certo ou errado, o fato que hoje em dia para se fazer uma graduação em boa universidade precisar ter deposição financeira, diante disso posso afirmar que certificação lhe dará a principio uma maior empregabilidade, pois ela comprova que você é um especialista naquela determinada tecnologia, a partir dai você precisa realmente buscar graduações, Mba’s para uma ascensão profissional, este é o meu ponto de vista, ou seja:
    Empregabilidade = Certificação | Crescimento profissional = Gradução, Mba’s
    Abraço á todos1

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes