Antes de falar propriamente sobre gamification, ou gamificação, é preciso que se entenda um pouco do conceito por trás da palavra. Não há uma unanimidade sobre a definição mais aceita, no entanto posso de forma bem objetiva, apresentar uma definição que possui a maioria dos componentes que geralmente são vistos quando as pessoas falam sobre isso. Gamification nada mais é do que o uso de elementos e técnicas de design de jogos em contextos fora dos jogos. Existem três partes nessa definição: a primeira são os elementos do jogo, a segunda são as técnicas de design dos jogos e a terceira são contextos alheios aos jogos. Seria algo como utilizar as técnicas que motivam os jogadores, como engajamento, produtividade, determinação e foco de modo a motivar pessoas comuns na execução de suas atividades, sejam elas num contexto empresarial ou educacional.
Gamification dos processos de negócios é uma das últimas tendências destinadas a tornar o local de trabalho mais envolvente e mais produtivo. Reconhecendo os potenciais benefícios da gamification, as empresas estão buscando aplicar medidas e incentivos – as mesmas técnicas que os designers de jogos usam para manter os jogadores interessados - para melhorar continuamente os processos de negócios. Quando o trabalho é “chato”, resulta em erros, reclamações dos clientes, funcionários cansados e rotatividade de pessoal. Aumento do envolvimento dos funcionários, impulsionado por processos comerciais bem projetados usando gamification, permite feedback imediato, clareza do objetivo e regras claras para o engajamento.
Porque ela altera as regras de engajamento e inspira os participantes do processo a mudar seus comportamentos como resultado. Uma pesquisa realizada pela empresa britânica, Saatchi & Saatchi, confirma que gamification pode realmente alterar a química do cérebro estimulando a dopamina, o neurotransmissor “sentir-se bem” do cérebro. Mas não pense que aplicar gamification para melhoria de processos de negócios é uma tarefa simples. Primeiro, exige uma análise dos processos que precisam ser melhorados e, em seguida, encontrar a melhor maneira de efetuar essas melhorias. A tentação é tornar-se tão fascinado pelas táticas de gamification que o propósito estratégico geral se perde. No Brasil ainda é um tema que está se fundamentando, estamos apenas começando a entender como usar essas técnicas e aplicá-las ao ambiente de negócios.
Não é preciso se tornar um especialista em design gráfico ou design de jogo. O importante é encontrar oportunidades para incluir o design do jogo – para entender quais os resultados que a sua organização precisa alcançar e, em seguida, determinar quais ações ou mudanças comportamentais são necessárias para alcançar esses resultados. Por exemplo:
Bem, espero que esse curto artigo possa ter esclarecido um pouco mais sobre o que é gamification e como ela pode se tornar uma ferramenta útil da gestão de pessoas e resultados. Gamification é um meio de fornecer resultados visíveis para as atividades de trabalho, permitindo feedback em tempo real para aqueles que fazem o trabalho.
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